Ilha do Cardoso: Natureza Exuberante em São Paulo!

Conheça o paraíso da natureza preservada do Parque Estadual da Ilha do Cardoso!

Ilha do Cardoso: Natureza Exuberante em São Paulo!

A Ilha do Cardoso é um destino para quem deseja entrar em contato com a natureza preservada, aproveitando as praias e cachoeiras da ilha. O Parque Estadual da Ilha do Cardoso garante a preservação da região rica em Mata Atlântica, restinga e manguezal.

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso fica no sul do litoral paulista, acessível por barcos particulares a partir da cidade de Cananéia. Na Ilha, o povoado mais visitado é Marujá, ponto de partida para várias atrações e com mais estrutura turística.

Ilha do Cardoso: Natureza Exuberante em São Paulo!

O Parque abriga seis comunidades caiçaras: Marujá (a mais populosa), Enseada da Baleira, Cambriú, Itacuruçá, Foles e Pontal do Leste.

Mas o que fazer na Ilha do Cardoso? Por ser uma ilha quase deserta, sem carros, o foco do turismo é a aventura e o ecoturismo. A partir de Marujá há diversas trilhas e praias para conhecer, assim como passeios de barco pelo mar repleto de golfinhos! Os golfinhos, ou boto-cinza, são símbolos da ilha.

Ilha do Cardoso: Natureza Exuberante em São Paulo!

Aliás, para quem quer ver de pertinho os golfinhos, a Praia de Itacuruçá é uma ótima opção. Como a praia é bastante profunda, os golfinhos chegam bem próximo a areia. Só isso já vale a visita ao parque!

Há outras praias na ilha, todas quilométricas e com áreas desertas, onde predomina a restinga preservada. Destacam-se a Praia da Laje, que possui piscinas naturais, Praia do Pereirinha, o Pontal da Praia e a própria Praia de Marujá.

Ilha do Cardoso: Natureza Exuberante em São Paulo!

Para chegar às praias, os visitantes podem fazer trilhas, algumas bem longas, ou fazer passeios de barco. Em grupo, vale a pena negociar um dia inteiro de passeios de barco. Afinal, os preços na Ilha do Cardoso são ótimos.

Se você gosta de cachoeiras, a Cachoeira Grande é imperdível, com 11 metros de queda d’água. Há também outros tipos de atrações, como a Trilha do Morro das Almas, para ver as bromélias, trilhas para ver os sambaquis (sítios arqueológicos milenares), passeios no manguezal e muito mais.

 

Vídeo sobre a Ilha do Cardoso

O Governo de São Paulo, por meio do Sistema Ambiental Paulista, fez uma série de vídeos sobre os parques estaduais. O vídeo acima mostra um pouco da beleza da região da Ilha do Cardoso, com foco mais ambiental do que turístico. Vale a pena assistir ao vídeo!

Fonte das imagens: TripAdvisor

 

Gostou da Ilha do Cardoso? Então, conheça também o Parque Nacional do Superagui!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.