Ilha de Malta: Natureza Exuberante e História Fantástica!

Descubra as belezas naturais e a história da Ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo!

Ilha de Malta: Natureza Exuberante e História Fantástica!

Malta é um dos menores países da Europa, mas possui características únicas, tanto em natureza quanto em história. Formado por diversas ilhas, o país tem três ilhas principais habitadas: a Ilha de Malta, a Ilha de Gozo e a Ilha de Comino.

Por estar localizada ao sul da Itália e muito próxima a África, Malta possui influências diversas, com vários sítios arqueológicos, cidades históricas, além dos belos cenários do sul do Mar Mediterrâneo.

 

História de Malta

Ilha de Malta: Natureza Exuberante e História Fantástica!

Valletta. Fonte: Explore Mediterranean

A história de Malta é uma mescla de influências ocidentais e orientais, local onde o Norte da África e o Sul da Europa se encontraram diversas vezes. Fenícios, Cartagineses, Romanos e Bizantinos deixaram suas marcas na história de Malta.

Até o Apóstolo São Paulo passou pelo arquipélago, trazendo o Cristianismo para os habitantes de Malta. Os Árabes contribuíram para esse caldeirão cultural com a influência linguística sobre o Maltês, a língua de Malta.

Contudo, foi a Ordem dos Cavaleiros de São João o grande responsável pelo que se vê na Ilha de Malta atualmente, como as igrejas belíssimas. A Ordem dos Cavaleiros de São João governou Malta de 1530 a 1798, no período de ouro do arquipélago, principalmente do ponto de vista cultural.

Ilha de Malta: Natureza Exuberante e História Fantástica!

Jardins Barrakka. Fonte: Pinterest

O governo da Ordem dos Cavaleiros de São João foi interrompido pela invasão francesa, comandada por Napoleão. Com o fracasso do domínio da França, o Reino Unido governou Malta de 1800 até 1964, quando o país se tornou independente.

Com quase dois séculos de dominação inglesa, Malta adquiriu várias características das ex-colônias britânicas, como o uso da língua inglesa. Apesar da população falar o Maltês no dia a dia, o inglês é usado nas escolas, na administração pública e também para atrair quem quer fazer intercâmbio em Malta para aprender inglês.

Atualmente, Malta faz parte da União Europeia, tanto do Espaço Schengen quanto da Zona do Europa. Então, a moeda de Malta é o Euro.

 

O que fazer em Malta – Ilha de Malta e Ilhas de Gozo e Comino

Ilha de Malta: Natureza Exuberante e História Fantástica!

Co-Catedral de São João. Fonte: TripAdvisor

A história de Malta é realmente muito rica, mas o que fazer em Malta? Há muitas atrações turísticas em Malta para visitar, principalmente na Ilha de Malta e na Ilha de Gozo. A Ilha de Malta é a maior ilha do país, sendo o centro cultural, econômico e administrativo.

Conhecida como um grande museu ao ar livre, a Ilha de Malta guarda tesouros arquitetônicos cor de mel, que contrastam com o mar muito azul do Mediterrâneo. O grande destaque da Ilha de Malta é a capital do país, a histórica cidade de Valletta.

Ilha de Malta: Natureza Exuberante e História Fantástica!

Mdina. Fonte: TripAdvisor

Valletta é a joia da arquitetura barroca de Malta, sendo Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Além das praças, cafés e prédios charmosos, o destaque fica por conta da Co-Catedral de São João, construída no século XVI, a mando da Ordem dos Cavaleiros de São João.

A Co-Catedral de São João é uma igreja que representa a riqueza de detalhes do Barroco, com muitas esculturas, pinturas e tapeçarias. Importantes artistas contribuíram com essa joia da Ilha de Malta, como Caravaggio e Mattia Preti.

Em Valletta, vale destacar a beleza dos Jardins Barrakka, principalmente o jardim superior, a grandiosidade da área a beira-mar, além dos fortes que protegiam a cidade. Perto de Valletta, descobrir as “Três Cidades” é um passeio e tanto, visitando Vittoriosa, Senglea e Cospicua.

Ilha de Malta: Natureza Exuberante e História Fantástica!

Hipogeu de Hal Saflieni. Fonte: Malta

A antiga capital de Malta também merece uma visita na Ilha de Malta, a cidade silenciosa de Mdina. Mdina foi capital do arquipélago até o século XVI, mas continuou a ter importância devido aos sítios históricos, as mansões dos nobres e a beleza arquitetônica, que mistura construções medievais e barrocas.

Na Ilha de Malta, há outras atrações turísticas imperdíveis, mas ligadas ao passado da ilha. O Hal Saflieni Hypogeum ou Hipogeu de Hal Saflieni é o único templo subterrâneo da pré-história que se conhece em todo o mundo. É um lugar único!

Ilha de Malta: Natureza Exuberante e História Fantástica!

Lagoa Azul. Fonte: Supreme Power Boats Malta

Escavado a partir de 2500 a.C., o Hipogeu de Hal Saflieni possui vários níveis subterrâneos, que foram utilizados inicialmente como templo e, posteriormente, como necrópole. Por ser um lugar com valor histórico incalculável, poucos visitantes podem entrar de cada vez. Então, para visitar o Hipogeu de Hal Saflieni é preciso reservar com antecedência.

Mais antigos ainda são os templos megalíticos de Mnajdra e Hagar Qim, distantes apenas 500 metros um do outro. Com 6 mil anos de idade, os templos megalíticos de Mnajdra e Hagar Qim são atrações imperdíveis da Ilha de Malta para os apaixonados por história.

Ilha de Malta: Natureza Exuberante e História Fantástica!

Azura Window. Fonte: TripAdvisor

Os pontos turísticos mencionados acima ficam na Ilha de Malta, a maior ilha do país Malta. Mas há ainda muito que fazer em Gozo e Comino. Em Comino, as atrações se resumem a caminhar pela ilha, vendo as belas falésias, e descobrir as belezas da Lagoa Azul!

A Ilha de Gozo é maior do que Comino e possui mais lugares para visitar. Apenas meia hora de barco da Ilha de Malta, a Ilha de Gozo é mais rural e tranquila, com atrações históricas, como os templos megalíticos de Ggantija e a Cidadela.

Contudo, a Ilha de Gozo é mais conhecida pelos belos cenários, como a Azura Window e a Dwejra Bay. Vale destacar que uma das melhores atrações em Gozo é o mergulho, devido ao lindo mar de Malta.

 

Vídeo sobre Malta

Este curto vídeo mostra outros pontos turísticos de Malta, além dos mencionados neste post. As imagens são lindas, assim como é Malta, seja a Ilha de Malta ou as demais ilhas do país.

 

O que você achou de Malta? O país é lindo demais e fica super próximo de vários países interessantíssimos, como a Itália! Vale muito a visita!

Se você se interessa por destinos de viagem, confira o Papo Viagem Podcast, o podcast de turismo do Guia do Nômade Digital!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.