Hospital de la Santa Creu i Sant Pau em Barcelona

Descubra as belezas do modernismo catalão no Hospital de la Santa Creu i Sant Pau em Barcelona!

Hospital de la Santa Creu i Sant Pau em Barcelona

O Hospital de la Santa Creu i Sant Pau é uma atração turística que normalmente não está na prioridade dos visitantes. Isso se deve ao desconhecimento de quem visita Barcelona e também a quantidade de lugares para conhecer nessa cidade incrível.

Descubra tudo sobre Barcelona no Papo Viagem Podcast!

O Hospital de la Santa Creu i Sant Pau é o maior recinto de Art Nouveau do mundo, sendo um lugar belíssimo para passar uma tarde inteira tirando fotos e apreciando a arte do modernista catalão Lluís Domènech i Montaner, arquiteto tão importante e genial quanto Gaudí.

Hospital de la Santa Creu i Sant Pau em Barcelona

A história do Hospital de la Santa Creu i Sant Pau começou no século XIV, quando se chamava apenas Hospital de la Santa Creu, localizado na região de El Raval. No final do século XIX, a cidade teve que passar por mudanças urbanísticas, porque o número de habitantes cresceu significativamente.

O antigo Hospital de la Santa Creu já não dava mais conta da demanda, por isso foi planejado um novo hospital. Com o auxílio financeiro do banqueiro catalão Pau Gil, em 1902 começou a ser construído o novo hospital, mas agora também homenageava São Paulo (Sant Pau).

Hospital de la Santa Creu i Sant Pau em Barcelona

As obras só terminaram efetivamente em janeiro de 1930, tendo como arquiteto Pere Domènech i Roura, filho Lluís Domènech i Montaner, arquiteto que planejou o hospital. Lluís Domènech i Montaner pensou nas melhores soluções de higiene para o hospital, como: áreas separadas, muitos jardins entre os prédios e espaço para o sol entrar nas construções.

Contudo, a beleza arquitetônica é o maior legado que Lluís Domènech i Montaner deixou no Hospital de la Santa Creu i Sant Pau. Com maestria, ele combinou tons terrosos e frios, vidro e ferro, remetendo os visitantes ao futuro, mas com um olhar no passado. Toda essa beleza foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997.

Hospital de la Santa Creu i Sant Pau em Barcelona

Além da maestria do criador, o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau passou por uma grande restauração, voltando a perfeição antiga, já que durante décadas as obras da Art Nouveau espalhadas pela cidade ficaram sem cuidados.

Na realidade, durante a ditadura de Franco, Barcelona foi deixada de lado e se tornou uma cidade feia. Quem conhece a Barcelona de hoje, nem consegue acreditar nisso, mas é verdade. Até as obras importantes de Gaudí se tornaram casas malcuidadas.

Hospital de la Santa Creu i Sant Pau em Barcelona

Voltando ao hospital, a visita começa no Pavilhão da Administração, com vídeos e outros meios eletrônicos que contam a história do monumento artístico e também da instituição, já que estamos falando de um hospital.

Entre os pavilhões do hospital, há tuneis que os conectam, mas o mais interessante é observar as construções a partir dos jardins. Note cada escultura, trabalho em vidro, fachada, telhado, janela, cerâmica, mosaicos e muito mais. Incrível!

Hospital de la Santa Creu i Sant Pau em Barcelona

Mas não deixe de visitar outros pavilhões, como: Sant Rafael, totalmente restaurado, Sant Jordi, com exibições temporárias, e as áreas Pau Gil e Lluís Domènech i Montaner. Vale destacar que hoje o local não funciona como hospital, apenas como sede de algumas instituições internacionais de cooperação.

 

Informações práticas – End: C. Sant Antoni Maria Claret, 167. Horários aqui. Ticket adulto €10 (sem guia), €16 (com guia). Confira aqui tarifas reduzidas e outros detalhes sobre a visita, assim como a compra do ticket. O ingresso é gratuito no primeiro domingo de cada mês.

Fontes das imagens: Wikimedia.

 

Gostou do hospital? Deixe seu comentário!

Boa viagem, Viajante!

 

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.