Dicas e roteiros da Ilha do Mel – Paraná

Confira dicas para formar o seu roteiro de viagem para a Ilha do Mel!

Fonte: Site Ilha do Mel

Fonte: Site Ilha do Mel

A Ilha do Mel é um paraíso ecológico localizado no litoral sul do estado do Paraná. Pertencente ao município de Paranaguá, a Ilha do Mel é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná, que restringe a quantidade de pessoas a 5.000 por dia como forma de preservar essa incrível ilha.

Papo Viagem Podcast – Episódio Ilha do Mel

Primeiramente, deve-se entender a geografia da Ilha do Mel. Basicamente é a porção ao sul da ilha que é habitada, sendo esta a menor. Na porção sul, há duas vilas: Encantadas (ao sul) e Nova Brasília (ao norte), como mostrado na imagem acima.

O que faz a Ilha do Mel ser singular é a preservação do meio ambiente e é por isso que ela tem muitas praias desertas, uma natureza belíssima e outras delícias que merecem ser conhecidas.

Acho que o mais gostoso da Ilha do Mel é caminhar pelas ruas com areia de praia (são trilhas na realidade) e não ver nenhum carro. Isso nem parece verdade de tão bom

Como chegar

ilha.do.mel.1

Pode-se chegar a Ilha do Mel através do município de Pontal do Sul, sendo que a viagem de barco demora 30 min. Há a possibilidade de sair da cidade de Paranaguá, mas a viagem dura aproximadamente 2 horas e dependendo da ondulação do mar, você ficará enjoado. É sempre bom ter um remédio para enjoo.

Do Pontal do Sul, há barcos a cada meia hora, sendo o custo da viagem de R$ 25 (ida + volta) por pessoa. De Paranaguá, o preço gira em torno de R$ 30 (ida + volta) por pessoa.

Veja os horários dos barcos Aqui

Rede hoteleira

ilha.do.mel.2

Há uma boa disponibilidade de pousadas na Ilha do Mel. Elas não são verdadeiramente baratas, ainda mais na alta temporada (dezembro até o carnaval). O site Trip Advisor é um bom site para iniciar sua pesquisa sobre as pousadas.

Nós ficamos na Pousada Fim da Trilha que possui um dos melhores restaurantes da Ilha do Mel, mas também um dos mais caros. O quarto era bom, possui wi-fi, TV a cabo, e o café da manhã estava incluído.

Comida e bebidas

ilha.do.mel.3

Na localidade de Encantadas e Nova Brasília há diversos restaurantes com um bom preço, só não fomos felizes em um restaurante, mas acho que infelizmente isso acontece.

O prato básico dos restaurantes inclui peixe e/ou camarão, salada, feijão e arroz, o que é ideal para dar energia para conhecer a Ilha.

Na Ilha do Mel não há caixas eletrônicos de nenhum banco, mas a maioria dos estabelecimentos aceita cartões de débito e crédito.

Vale a pena levar uma quantia de dinheiro adequada para o tempo que você ficará lá, só pra não passar nem aperto.

Praias

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Na Ilha do Mel há 25 km de praias, mas principais são as que se localizam próximas às vilas de Encantadas e Nova Brasília, basicamente a leste delas, na direção do Oceano Atlântico, por que as praias voltadas para o continente são muito calmas e lodosas.

  • Praia do Mar de Fora: próxima a Gruta das Encantadas, é uma praia longa e de mar agitado.
  • Praia do Miguel: se localiza na direção norte da Praia de Fora. É uma praia deserta excelente para tomar banho e surfar.
  • Praia Grande: posteriormente a Praia do Miguel, há a Praia Grande. Para chegar a essa praia é necessário fazer uma trilha pelo costão (cuidado com a maré alta) ou pelo mato (trilha levemente fechada que leva a Praia do Belo e posteriormente a Praia Grande).
  • Praia do Farol: Entre a Praia Grande e a Praia do Farol, localiza-se o Farol da Ilha do Mel, um dos seus cartões postais e que dá nome à praia a se localiza ao norte dele.
  • Praia da Fortaleza: Para defender o continente dos ataques de navios espanhóis foi construída a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. Ela dá nome à praia posterior a Praia do Farol.

ilha do mel praias

 

Outras atrações

Além das praias intocadas, há outras atrações na Ilha do Mel, sendo todas elas relacionadas à natureza ao a história local. Clique aqui para conhecer as 10 melhores atrações da Ilha do Mel:

  • Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres: Localizada na porção norte da Ilha do Mel, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres foi utilizada para proteção da própria ilha, mas principal do continente e do canal que leva a Paranaguá. Há uma antiga prisão na região.
  • Ponta de Nhá Pina: Assim como o Farol, na Ponta de Nhá Pina se tem uma visão incrível, só que das praias do Miguel e de Fora.
  • Farol: Muitos degraus levam ao Farol, que se localiza entre as praias Grande e do Farol. A vista é incrível nesse lugar.
  • Gruta das Encantadas: Nessa gruta se consegue adentrar quando a maré está baixa.

 

Fique atento

  • As mutucas, que são moscas grandes e que te perseguem. Elas aparecem em novembro.
  • Não se esqueça de levar lanternas (quase não há iluminação pública na Ilha do Mel), remédios, capa de chuva, roupas leves e tênis.
  • Há locais de informações turísticas, é ideal pegar um mapa com as trilhas.

 

Gostou do post? Então, curta o site!

Boa Viagem, Viajante!

 

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.