O que fazer no Mont Saint-Michel? Pontos Turísticos do Mont-Saint-Michel

Confira dicas e atrações turísticas do Mont-Saint-Michel e descubra a rica história da Normandia!

O que fazer no Mont Saint-Michel? Pontos Turísticos do Mont-Saint-Michel

O Mont Saint-Michel é uma das atrações mais visitadas da França, devido a sua beleza realmente inigualável. Essa comuna francesa mescla a arquitetura medieval com a beleza da natureza, abrigando uma abadia do século X, que lhe dá nome, e marés fortíssimas.

Toda a beleza do Mont Saint-Michel já deixa o visitante com uma super expectativa. Imagina quando um dos sonhos de viagem desse visitante é conhecer a comuna? Foi assim que ficamos, super ansiosos e felizes, e no final do dia com todas as expectativas concretizadas.

Como amamos passar um dia no Mont-Saint-Michel, fizemos este post sobre o que fazer no Mont Saint-Michel, além de dicas de viagem. Confira!

Para saber muitas dicas sobre o Mont Saint-Michel confira o episódio especial do Papo Viagem Podcast. As dicas do post sobre as hospedagens no Monte também ajudam bastante!

História do Mont-Saint-Michel

O que fazer no Mont Saint-Michel? Pontos Turísticos do Mont-Saint-Michel

Na parte inferior do Monte, há várias casinhas charmosas, com arquitetura típica do norte da França

A história do Mont Saint-Michel remonta o início do século VIII, quando, por pedido do bispo de Avranches, foi construído um santuário para São Miguel Arcanjo.

Contudo, foi a partir do século X, com o início da construção de uma abadia de monges beneditinos, que o Mont Saint-Michel começou a crescer, porém muito lentamente.

Na Guerra dos Cem Anos, as fortificações do Mont Saint-Michel foram capazes de resistir a 30 anos de cerco militar, tornando-o um símbolo da França.

Foi a expansão da Abadia do Mont Saint-Michel que fez com que esse monte se tornasse famoso, primeiro como centro de peregrinação da Idade Média e agora como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

O que fazer no Mont Saint-Michel

O que fazer no Mont Saint-Michel? Pontos Turísticos do Mont-Saint-Michel

O acesso à Abadia é feito por escadas

O principal ponto turístico do Mont Saint-Michel é a Abadia, que ocupa praticamente todo o monte, juntamente com as belíssimas casas medievais no sopé.

A Abadia do Mont Saint-Michel é chamada de merveille ou maravilha, devido ao fato de ser uma abadia com 80 metros de altura sustentada por criptas em sua base, uma engenharia revolucionária na época de sua construção.

Além disso, o fato de uma abadia tão grande ter sido construída em um rochedo íngreme também é prova da maestria dos construtores da época.

O que fazer no Mont Saint-Michel? Pontos Turísticos do Mont-Saint-Michel

O fotogênico claustro da Abadia

Não deixe de visitar a Abadia do Mont Saint-Michel, pois ela é o próprio monte, com a mesma história e beleza.

O bilhete adulto para a abadia é € 10, com descontos para menores de 25 anos e estudantes, além de condições de gratuidade.

Para mais informações, acesse o site oficial aqui.

O que fazer no Mont Saint-Michel? Pontos Turísticos do Mont-Saint-Michel

Quando a maré baixa, muitos viajantes caminham ao redor do Monte

Outra atração importantíssima do Mont Saint-Michel é a variação das marés. Nunca imaginei que fosse tão impressionante e rápido.

Nós já tínhamos notado que em Saint-Malo a maré baixa era muito baixa e a alta era muito alta, mas no Mont-Saint-Michel é ainda mais impressionante, pois o monte se torna uma ilha (inclusive com ponte) quando a maré está alta.

Para ver a variação completa da maré é preciso se planejar. Primeiramente, é necessário saber em quais dias a variação será maior. O Office de Tourisme do Mont Saint Michel (confira aqui) tem todas as informações sobre os dias com mais variação da maré e os horários de maré alta e baixa.

No nosso caso, fizemos a análise das marés muito antes da viagem e a partir dessa data planejamos nossa viagem ao norte da França.

No dia da visita, chegamos às 8h da manhã e conseguimos ver a maré alta, além da diferença das marés horas depois.

Além de ver de perto a força da natureza espetacular da Baia do Mont-Saint-Michel, você pode caminhar pela lama que fica ao redor do monte. Muito próximo ao monte, a lama endurece em dias de sol. Só não é bom se afastar muito do Monte, porque a maré pode subir rápido.

O que fazer no Mont Saint-Michel? Pontos Turísticos do Mont-Saint-Michel

A igreja localizada no topo do Mont Saint-Michel

A Abadia, o show das marés e as casas históricas são os melhores pontos turísticos do Mont-Saint-Michel, mesmo havendo museus nessa comuna.

Curtir o clima do Mont-Saint-Michel é muito bom, tirando muitas fotos, principalmente quando se chega cedo e quase não há turistas. Aliás, chegue cedo, porque a tarde o Monte fica lotado. Essa é a melhor dica que podemos dar!

 

Onde se hospedar no Mont Saint-Michel

Saint-Malo

Saint-Malo

A hospedagem no Mont Saint-Michel é muito restrita, pois o monte é pequeno. Assim, a diária é mais cara do que nas cidades próximas, sendo a diária mais barata 100 para o quarto duplo, fora da altíssima temporada e reservando com antecedência.

Outra opção é se hospedar na cidade vizinha de Pontorson, uma cidade pacata e sem muita graça, distante 10 quilômetros do Monte. De Pontorson saem ônibus para o monte e há uma estação de trem na cidade.

Nós nos hospedamos em Saint-Malo (confira aqui), uma bela cidade cercada por muros na Bretanha. Saint-Malo é uma cidade pequena, mas interessante, berço dos corsários com belas praias.

Há ainda a opção de se hospedar na Normandia, como na cidade de Caen. A partir dessa cidade é possível conhecer o Mont Saint-Michel e as praias do Dia D. Contudo, Caen é mais distante do Mont Saint-Michel do que Saint-Malo, sendo mais adequada como uma cidade base para quem vai conhecer as demais cidades da Normandia.

Confira em detalhes as melhores cidades para se hospedar nas proximidade do Mont Saint-Michel, além de hotéis no Monte, no post sobre onde ficar no Mont Saint-Michel!

Como chegar ao Mont-Saint-Michel?

Como chegar ao Mont Saint-Michel vai depender do lugar em que você se hospedará. Darei aqui as instruções para chegar ao Mont-Saint-Michel partindo de Saint-Malo, como foi o nosso caso, mas há mais detalhes aqui!

Primeiramente, o sistema de trem é uma das melhores formas de se locomover na França. Nós pegamos o trem de Saint-Malo até Pontorson, fazendo um transbordo em Dol de Bretagne (não faça transbordo em Rennes, é mais caro e mais longe). Para os horários dos trens, confira o site oficial aqui.

De Pontorson, nós pegamos um ônibus na estação de trem até o Mont Saint-Michel. O trajeto total demorou aproximadamente uma hora. Os ônibus de Pontorson até o Mont-Saint-Michel começam a circular a partir das 7h da manhã, tendo uma hora de intervalo entre eles, aproximadamente.

 

Esperamos que as dicas sobre o que fazer no Mont Saint-Michel tenham sido úteis!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.