Danças Folclóricas do Brasil: Top 10!

Descubra 10 belíssimas danças folclóricas do Brasil!

A dança é uma forma muito importante de expressão cultural. O Brasil é um país muito rico em danças folclóricas, com influências de diversos povos que constituíram nossa nação: africanos, indígenas e europeus.

As nossas danças folclóricas são motivos de muito orgulho para a Nação. Nossa cultura única, rica e miscigenada pode ser notada nessas 10 maravilhosas danças folclóricas do Brasil!

 

Baião

O baião é um dos tipos de dança e de música mais gostosas de ouvir e dançar. O baião tem origem no lundu, que é um tipo de dança dos povos africanos bantos que vieram ao Brasil, com uma pitada de mistura portuguesa.

A viola caipira, a sanfona e o triângulo não podem faltar no baião, essa dança maravilhosa surgida no Nordeste, mas que se espalhou para o Brasil inteiro.

 

Bumba Meu Boi

O bumba meu boi é uma das mais teatrais danças folclóricas do Brasil, que tem como tema central a morte e a ressurreição do boi. No Nordeste, a história surgiu dos povos africanos. Pai Francisco e Mãe Catirina eram afrodescendentes e Mãe Catirina estava grávida e louca para comer língua de boi.

Pai Francisco se arriscou e matou um boi da fazenda do patrão. Por sorte, o boi foi ressuscitado por um curandeiro. A ressurreição do boi é o ápice da festa. Esse conto possui variações no Norte do país, com mais influência indígena, e no Sul com o Boi de Mamão.

Veja no vídeo acima uma apresentação linda do bumba meu boi de uma companhia de dança do Maranhão, um dos estados mais tradicionais na dança do bumba meu boi.

 

Caninha-Verde

A caninha-verde é uma dança encontrada em diversas partes do Brasil, com destaque para o Sudeste. Há muitas variações da caninha-verde, mas é comum a divisão em fileiras dos homens e das mulheres.

As fileiras de dançarinos dançam em sentido contrário uma a outra, com troca de pares e também com cantoria solo, normalmente de um fato do cotidiano. A origem da caninha-verde é da Península Ibérica, trazida ao Brasil pelos portugueses.

 

Carimbó

O carimbó é uma dança típica do Norte do Brasil, especificamente do Pará. Na dança do carimbó, homens e mulheres podem participar, mas as mulheres se destacam por suas saias.

As saias largas e longas criam um efeito visual lindo na dança e também servem para fazer uma espécie de jogo. A dançarina tenta cobrir o dançarino com a saia, se ela não conseguir, será substituída por outra dançarina.

 

Catira

A catira é uma dança folclórica importantíssima para a preservação da cultura caipira, que se estende por diversas partes do Brasil. Na catira, os violeiros, as cantigas e as duas filas de dançarinos são fundamentais.

Antigamente, apenas homens faziam o sapateado, mas agora as mulheres também participam da catira. Todo o esforço para preservar essa forma de expressão típica do nosso interior é válido, como fez o cantor Leonardo no vídeo acima.

 

Danças Gaúchas

As danças gaúchas são muito variadas e misturam a influência espanhola do Rio Grande do Sul com a influência dos tropeiros. As danças gaúchas podem ser acompanhadas ou não de sapateado, mas a gaita e o violão costumam estar sempre presentes.

As danças gaúchas estão espalhadas por quase todos os estados do Brasil e podem ser encontradas nos CTGs (Centro de Tradições Gaúchas). Além disso, essas danças são uma das ligações culturais entre o Brasil, Argentina e Uruguai.

 

Frevo

O frevo é uma dança que nos remete ao estado de Pernambuco, mas essa dança folclórica brasileira é encontrada em outros estados do Nordeste. A dificuldade dos passos parece gigantesca, mas dá ainda mais encanto a essa linda dança.

No frevo, não há distinção de sexo, idade ou classe social, sendo uma das mais democráticas danças folclóricas do Brasil. Além de ser uma dança belíssima e única!

 

Maracatu

O maracatu é também conhecido como maracatu-nação ou maracatu de baque virado. Nascido da cultura dos povos africanos, principalmente do Congo, o Maracatu ganhou força em Pernambuco e é uma das mais importantes manifestações culturais do estado e do Brasil.

Com a força do carnaval pernambucano, o maracatu passou a ser conhecido em todo o Brasil e até no exterior, principalmente após 1990. Veja essa linda apresentação do grupo Maracatu Nação Pernambuco.

 

Quadrilha de Festa Junina

Danças Folclóricas do Brasil: Top 10!

Fonte: Wikimedia

A quadrilha de festa junina talvez seja a dança folclórica mais popular do Brasil, porque desde muito pequenos, os brasileiros participam de quadrilhas. A Festa Junina é claramente de origem europeia. A quadrilha também veio da Europa, de festas na corte, mas que no Brasil se tornaram populares.

A quadrilha é tão popular, que há até competições para ver quem dança melhor. Nada melhor do que uma boa Festa Junina em qualquer canto do Brasil, com bastante dança de quadrilha!

 

Samba de Roda

Impossível deixar o samba de roda de fora das danças folclóricas do Brasil, essa manifestação cultural expressada em música, dança e poesia, é Patrimônio Cultural Imaterial do nosso país.

Nascido no Recôncavo Baiano, o samba de roda se expandiu depois que chegou ao Rio de Janeiro. Com forte influência africana, o samba de roda agrega muitos instrumentos oriundos de Portugal, como a viola machete. A roda é formada e as mulheres dançam no centro, como mostrado no vídeo.

 

Neste post eu não quis mostrar todas as danças folclóricas do Brasil, porque são muitas! Mas a Unicamp tem um arquivo muito interessante com as danças mais populares por estado e região do Brasil. Confira aqui.

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.