Curiosidades da região sul do Brasil!

Confira as 7 melhores curiosidades da região sul do Brasil!

O Brasil é um país muito rico culturalmente. Cada estado e região do país possui histórias, atrações e belezas únicas. A região sul do Brasil possui vários aspectos interessantes, que vão da culinária até as belezas naturais, mas o que nos interessa hoje são as 7 melhores curiosidades da região sul do Brasil. Confira!

Confira também o Papo Viagem Podcast!

 

Curiosidades da região sul

Curiosidades da região sul do Brasil!

Estrada com neve em Urupema. Fonte: Tempo e mar.

A região sul do Brasil possui as menores temperaturas do país, principalmente nas serras e planaltos no interior. Apesar da Serra Gaúcha ser muito conhecida pelo frio, a cidade mais fria do Brasil é Urupema na Serra Catarinense.

Descubra as belezas de Urupema, a cidade mais fria do Brasil!

Apesar de não parecer, a colonização alemã em Santa Catarina introduziu o jeito festeiro dos catarinenses. Durante todo o ano, há festas nas cidades de colonização alemã, mas é em outubro que o estado fica lotado de eventos, como: Oktoberfest, Fenarreco, Schützenfest e muitas outras.

Curiosidades da região sul do Brasil!

Parque da Redenção, Porto Alegre.

Porto Alegre é uma cidade cheia de coisas para fazer e conhecer. Mas sabe a origem do nome Porto Alegre? Conta-se que por meados do século XVIII, casais açorianos que haviam desembarcado no litoral catarinense resolveram se instalar na futura capital gaúcha, que se chamou Porto dos Casais e logo depois mudou de nome para Porto Alegre.

Apesar de atualmente haver movimentos que querem a separação da região sul, a grande luta da região sempre foi pela República e não contra o Brasil. Foi a Revolução Farroupilha que tentou enfraquecer o Império em meados do século XIX. Com bandeiras republicanas e abolicionistas, foram formadas as Repúblicas Rio-Grandense e Juliana.

Curiosidades da região sul do Brasil!

Cataratas do Iguaçu, Paraná.

Uma guerra mais recente foi a Guerra do Contestado, que eclodiu na região que Santa Catarina e Paraná brigavam pela posse. Os caboclos da região do Contestado lutaram pela posse de suas terras contra o Governo Federal. Os resultados foram muitos mortos, um dos primeiros usos do avião em operações militares e a delimitação entre os dois estados.

Uma das maiores belezas naturais do país se encontra na região sul, são as Cataratas do Iguaçu, na divisa brasileira com a Argentina. Os parques no lado brasileiro e argentino são Patrimônio Natural da Humanidade e local importante da preservação da Mata Atlântica.

Curiosidades da região sul do Brasil!

Linguiça, chucrute e batata. Joelho de porco ao fundo. Fonte: Grupo ODP.

Assim como as paisagens diversas, a região sul do Brasil tem uma culinária típica bem variada. Os derivados da mandioca são importantes alimentos no litoral dos três estados, com destaque para o pirão. Da colonização alemã veio a cuca, super apreciada e presente nas padarias de toda a região, assim como as linguiças artesanais. Com os italianos a cultura do vinho se firmou, principalmente na Serra Gaúcha.

 

Você sabe outras curiosidades da região sul? Conte-nos!

 

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.