Culinária Chinesa: 11 Melhores Comidas Típicas da China!

Descubra as delícias da culinária chinesa em 11 comidas típicas da China!

A China é um país imenso, cheio de culturas únicas e comidas saborosas. Com a imigração chinesa, tornou-se possível conhecer um pouquinho da culinária chinesa quando se viaja mundo afora, principalmente em cidades grandes.

Contudo, a culinária chinesa não é fácil de definir, porque cada região da China tem diferenças de ingredientes, sabores e modos de preparo. No norte da China, o trigo é o rei da cozinha. Já a região central do país utiliza muitas pimentas, enquanto o leste tem sabores mais leves.

Diante da riqueza da culinária chinesa, o post de hoje vai trazer um aperitivo para você, com as 11 melhores comidas típicas da China. Confira e inspire-se para o próximo jantar!

 

Porco Agridoce

Culinária Chinesa: 11 Melhores Comidas Típicas da China!

Fonte: Chinese Recipe

A carne de porco é muito utilizada na China, assim como na culinária japonesa. Até no Ocidente se sabe que a carne de porco fica deliciosa com molho agridoce.

No caso do porco agridoce chinês, são utilizados pedaços pequenos de porco temperados com molho de soja, açúcar e vinagre. Assim, o porco fica suculento, mas bem cozido. O molho de tomate adocicado complementa o prato simples e irresistível.

Há uma lenda ao redor do porco agridoce. Acredita-se que o Imperador Qin Shihuang fez um concurso para escolher a melhor receita agridoce. Advinha qual foi a receita vencedora? O porco agridoce foi escolhido a melhor receita pelo imperador.

 

Frango Gong Bao

Culinária Chinesa: 11 Melhores Comidas Típicas da China!

Fonte: University of Newcastle

O frango é outro ingrediente muito comum na culinária chinesa. No frango gong bao, o amendoim e o frango são os principais ingredientes, sendo aromatizados pelo gengibre, alho e pimentas. É claro que o molho de soja e uma pitadinha de açúcar não poderiam faltar.

O frango gong bao sofreu diversas adaptações no Ocidente, sendo comum nos restaurantes chineses em todo o mundo.

 

Mapo Tofu

Culinária Chinesa: 11 Melhores Comidas Típicas da China!

Fonte: Cook Diary

O tofu é o ingrediente principal do mapo tofu, mas ganha sabores marcantes com a adição de pasta de pimenta e pasta de feijão. Muitas vezes, podem ser utilizadas carnes no mapo tofu, como carne de porco e, principalmente, carne bovina.

Dois ingredientes muito utilizados na culinária chinesa também estão presentes no mapo tofu: o molho de soja e o amido de milho.

 

Wonton

Culinária Chinesa: 11 Melhores Comidas Típicas da China!

Fonte: Recipes Hubs

Com uma história milenar, o wonton é uma comida muito utilizada em épocas especiais. Semelhante ao tortellini, o wonton é uma fina massa recheada com carnes e/ou vegetais. Um dos melhores recheios é com carne de porco moída e acelga.

O wonton pode ser servido como sopa e até ser frito, mas ele é diferente do próximo prato da culinária chinesa mostrado abaixo, o dumpling.

 

Dumpling

Culinária Chinesa: 11 Melhores Comidas Típicas da China!

Fonte: Flickr

O dumpling é um tipo de massa redonda e com consistência diferente dos wontons, que são bem finos e retangulares. Dá para fazer dumpling em casa, assim como a maioria das receitas deste post, mas dá trabalho por causa da massa.

O recheio mais comum é de carne de porco com acelga e, realmente, fica uma delícia. Os dumplings podem ser cozidos na água, no vapor ou frito, e ficam ainda mais saborosos com uma combinação de molho de soja e pimentas.

 

Chow Mein

Culinária Chinesa: 11 Melhores Comidas Típicas da China!

Fonte: My Spice Trail

Um dos pratos mais consumidos nos restaurantes chineses é o chow mein ou simplesmente noodles (macarrão) frito. Há diversos tipos de chow mein: de carne boniva, de frango e até de camarão. Vegetais diversos também podem ser utilizados.

O modo de preparo do chow mein é fritando levemente cada ingrediente em um wok e depois misturando tudo. Os molhos asiáticos estão presentes para dar cor e sabor ao chow mein.

 

Arroz Frito

Culinária Chinesa: 11 Melhores Comidas Típicas da China!

Fonte: Serious Seats

O arroz frito nada mais é do que um prato semelhante ao chow mein, mas substituindo o macarrão pelo arroz. Há diversas receitas de arroz frito em toda a Ásia, sendo um prato que pode ser feito com frango, carne de porco, carne bovina ou apenas vegetais.

Normalmente, o arroz é cozido no dia anterior e deve estar bem soltinho. Ovos mexidos, vegetais rapidamente fritos no wok, molho de soja, um pouco de açúcar e arroz formam o arroz frito. É o tipo de prato que dá para fazer com o que tiver na geladeira. Vale a inspiração!

 

Pato de Pequim

Culinária Chinesa: 11 Melhores Comidas Típicas da China!

Fonte: Youtube

Impossível deixar o pato de Pequim de fora da lista das delícias da China, até porque esse é um dos pratos nacionais. Quem vai à China quer provar o pato de Pequim!

O pato de Pequim é um pato de qualidade, sendo assado com madeiras especiais, para garantir sabor. As fatias muito finas do pato de Pequim podem ser saboreadas com panquecas, assim como molho agridoce e vegetais.

 

Rolinho Primavera

Culinária Chinesa: 11 Melhores Comidas Típicas da China!

Fonte: Steamy Kitchen

O rolinho primavera é um petisco muito apreciado no Brasil e que faz parte da milenar culinária chinesa. Acredita-se que ele foi criado para a festa da primavera, quando cada família fazia os rolinhos para presentear os amigos.

No Brasil, existe até rolinho primavera com recheio de queijo. Na China, são os vegetais que servem de recheio, principalmente. Em outros lugares do mundo, até noodles de arroz são utilizados no rolinho primavera.

 

Bolinhos de Feijão

Culinária Chinesa: 11 Melhores Comidas Típicas da China!

Fonte: Youtube

O feijão é um dos principais ingredientes dos doces chineses. No caso dos bolinhos (pãezinhos) de feijão, o feijão vermelho serve como ingrediente para o recheio, sendo a massa cozida no vapor.

Os bolinhos no vapor são muito comuns na China, sendo encontrados em qualquer restaurante ou supermercado, mas podem conter os mais diferentes recheios.

 

Tortinhas de Ovos

Culinária Chinesa: 11 Melhores Comidas Típicas da China!

Fonte: Youtube

Acredite se quiser, mas uma das sobremesas mais populares na China é a torta de ovos, uma adaptação ao gosto chinês dos pasteis de Belém. Os portugueses introduziram em Macau (antiga colônia de Portugal) a técnica das tortas com creme de ovos. Foi assim que essa sobremesa se espelhou pela China.

 

Fonte: China Highlights.

 

Qual das comidas típicas da China mais agrada ao seu paladar? Deixe seu comentário e a sua sugestão de prato típico chinês!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.