Como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago? Ônibus, Minivan e Táxi

Confira as dicas de transporte sobre como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago, no Chile!

O aeroporto que serve a cidade de Santiago é o Aeroporto Comodoro Arturo Merino Benítez, localizado na região de Pudahuel e, por isso, conhecido como Aeroporto Nuevo Pudahuel.

São 20 quilômetros de distância entre o Aeroporto e o Centro de Santiago, que podem ser percorridas de várias formas, desde os convencionais táxis, passando pelos táxis compartidos (minivans) até os ônibus.

Neste post vamos mostrar várias formas sobre como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago!

 

Como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago: Táxi

Como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago

Os táxis mais comuns em Santiago. Fonte: Wikimedia

Os táxis em Santiago não tem a melhor fama do mundo. Relatos de golpes aplicados por taxistas em turistas são muito comuns, mas dá para usar tranquilamente o táxi para sair do Aeroporto, porque há táxis oficiais.

Empresas como a Taxi Oficial e a TransVip têm guichês dentro do Aeroporto de Santiago e não oferecem risco algum de golpe. Se você for contratar um táxi, procure pelos guichês dessas empresas antes da Aduana ou nas proximidades da saída 3 do Aeroporto.

O valor das corridas dos táxis oficiais do Aeroporto ao Centro de Santiago custa em torno de 20 mil pesos chilenos (R$ 100). O valor da corrida é pago no guichê, em dinheiro (pesos chilenos) ou no cartão.

Há também táxis não oficiais na saída do Aeroporto, mas o risco fica por sua conta. Particularmente, acho que não vale a pena se arriscar, até porque há outras formas de sair do aeroporto, inclusive gastando menos do que o táxi oficial.

Atualmente, o Uber vem se firmando nos transportes em Santiago. Mas, infelizmente, a situação legal do aplicativo ainda não está resolvida e os taxistas estão fazendo pressão contra o Uber.

Por isso, é melhor não sair do Aeroporto de Uber, porque é um lugar muito visitado pela fiscalização e com muitos taxistas. Ir do Centro até o Aeroporto dá para fazer de Uber, mas tem que dar aquela fingida de que não é Uber!

 

Como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago: Transfers, Táxi Compartido, Minivan

Como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago

Minivan da Transvip

Uma forma barata, confortável e segura sobre como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago é utilizar os transfers. Muitas vezes, os transfers são chamados de táxis compartidos (compartilhados) e utilizam minivans.

Dentro do Aeroporto, há os guichês das empresas de transfer, que normalmente também trabalham com táxis convencionais. As empresas Delfos, Taxi Oficial e TransVip são as mais conhecidas e são as empresas que me lembro ter visto dentro do Aeroporto.

O valor do transfer do Aeroporto até o hotel fica em torno de 7 mil pesos chilenos (R$ 35) por pessoa para quem se hospeda no Centro e bairros próximos. Da mesma forma que nos táxis oficiais, o pagamento é feito no guichê e há opção de compra pela internet.

As minivans das empresas de transfer levam até 7 passageiros, sendo que todos estão hospedados em uma mesma região, para que a viagem não demore muito. O transfer vale a pena para quem chega a Santiago sozinho e/ou de madrugada.

No nosso caso, ainda valia a pena usar o transfer porque somos apenas 2. Como chegamos de madrugada, optamos pelo transfer pela melhor relação custo-benefício e zero perrengue. Achamos a empresa Transvip bastante profissional, seja no atendimento no guichê quanto com o motorista.

 

Como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago: Ônibus

Como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago

Ônibus da Turbus

O táxi e o táxi compartido não são baratíssimos, o que poderia ser um empecilho para os viajantes econômicos, caso não existissem os ônibus especiais, no melhor estilo Aerobus.

As duas empresas que ligam o Aeroporto ao Centro de Santiago são a Turbus e a Centro Puerto. Essas empresas têm algumas diferenças entre si, mas basicamente são ônibus com trajeto fixo entre o Aeroporto e o Centro, parando no caminho.

A Turbus tem mais horários do que a Centro Puerto. Há ônibus da Turbus saindo a cada 10 minutos entre às 05:00 e 00:00 e ônibus noturnos a cada 30 minutos das 00:30 até 04:30. Mas esses ônibus se dirigem ao Terminal Alameda e Terminal Pajaritos.

O ticket de ida e volta da empresa Turbus custa 2800 pesos chilenos (não disponível para a compra online) ou apenas um trajeto por 1700 pesos chilenos (disponível online).

A empresa Centro Puerto tem horários e valores que compensam menos, mas a parada final é bem no centro, na região de Los Heroes (Plazoleta Central), a 800 metros do Palácio de La Moneda.

Os ônibus funcionam a cada 10 minutos das 6:00 até as 23:30, fora desse horário tem ônibus noturno a cada uma hora. Apenas ida ou volta custa 1700 pesos, sendo o ticket ida e volta custa 3 mil pesos.

Utilizando os ônibus da Turbus ou da Centro Puerto, o viajante pode aproveitar o metrô de Santiago para chegar ao hotel. Basta comprar a “tarjeta” BIP (cartão) por 1550 pesos e carrega-la.

Saiba que o metrô não funciona durante as madrugadas, por isso recomendamos o transfer com minivan para quem chega de madrugada e não pode gastar muito.

Nós utilizamos a Turbus para ir do Centro ao Aeroporto de Santiago. Já sabíamos utilizar o metrô (que é bem fácil) e fomos até a estação Universidad de Santiago, que tem uma saída dentro do Terminal Alameda. No terminal, basta ir às plataformas 22 e 23, onde ficam os ônibus da Turbus, e comprar o ticket.

Viajando no horário comercial, é muito fácil usar os “aerobuses” em Santiago. Fica mais difícil quando não há o metrô para chegar ao hotel, como acontece na madrugada.

 

Alugar carro em Santiago

Muitos viajantes estão acostumados a alugar carro em suas viagens. Em Santiago, não vale a pena alugar carro, já que a cidade tem um transporte público variado, inclusive com metrô (só evite os horário de pico), táxis (como easytaxi) e Uber.

Além disso, as atrações turísticas dentro de Santiago não necessitam de carro para serem conhecidas. Você deve contar com os custos de estacionamento que acontecem quando se aluga um carro e não são baratos em Santiago.

 

Esperamos que as dicas sobre como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago tenham te ajudado!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.