Comidas Típicas do Uruguai [As 10 Melhores]

Confira as melhores comidas típicas do Uruguai e também viaje pela gastronomia do país!

O Uruguai é um país conhecido por suas belas paisagens, pela liberdade e também pela culinária. As comidas típicas do Uruguai refletem a herança cultural do país e possuem semelhanças com a comida da Argentina.

A carne bovina reina nas comidas típicas do Uruguai e os brasileiros não deixam essa parte da gastronomia de fora dos pedidos. Os cortes de carne bovina diferentes e os bons restaurantes costumam fazer os brasileiros ganharem uns quilinhos na viagem ao Uruguai.

No post de hoje, mostramos várias comidas típicas do Uruguai, desde as carnes até as sobremesas. Confira o post e fique com fome!

 

Parrilla Uruguaia

Comidas típicas do Uruguai: as melhores!

As carnes são assadas em uma posição inclinada, variando a temperatura em cada região da grelha. Fonte: Flickr

O churrasco é o prato principal das comidas típicas do Uruguai. A abundância de carne de boa qualidade faz com que os uruguaios sejam um dos povos que mais consomem carne em todo o mundo.

A forma de fazer churrasco que mais fascina os visitantes é por meio da parrilla, uma grelha inclinada na qual são assados diversos tipos de carne. Normalmente, na parrilla há cortes menos nobres, assim como miúdos e embutidos.

Quem quer comer um bom pedaço de carne mal passada, é melhor pedir o corte específico, como o asado de tira.

 

Asado de Tira – Churrasco no Uruguai

Comidas típicas do Uruguai: as melhores!

O ponto da carne é mais sangrento do que muitos brasileiros estão acostumados. Fonte: Wikimedia

Novamente, o churrasco aparece na lista das melhores comidas típicas do Uruguai. O asado de tira nada mais é do que a costela bovina cortada de outra forma, como você pode ver na imagem.

Pedir um corte específico vale a pena para provar o melhor da carne do país, um dos ingredientes mais conhecidos da culinária do Uruguai.

 

Milanesas

Comidas típicas do Uruguai: as melhores!

A milanesa é um prato típico do Uruguai bastante popular. Fonte: Folklore Chicago

As milanesas são bifes de carne bovina bem fininhos empanados. No Brasil, também comemos milanesas, mas são mais grossas, semelhantes ao Schnitzel da Alemanha e Áustria.

As milanesas uruguaias são enormes e vêm acompanhadas de batata frita ou salada. Há milanesas à napolitana (é a nossa à parmegiana) e também recheadas.

A combinação de milanesa e batata frita fornece muita energia para turistar.

 

Massas e Pizzas

Comidas típicas do Uruguai: as melhores!

As massas estão presentes no cardápio de qualquer restaurante. Fonte: Turismo-intoscana.it

A herança italiana é bastante forte na culinária do Uruguai, por isso as pizzas e massas são encontradas nos menus de diversos restaurantes.

As pizzas uruguaias costumam ter a massa grossa, mas com bastante cobertura, assim como na Argentina. Mas nós encontramos pizzarias uruguaias com conceitos diferentes, com massas mais finas.

 

Lanches da Culinária do Uruguai

Comidas típicas do Uruguai: as melhores!

O Chivito é o melhor lanche do mundo na minha opinião. Fonte: Wikimedia

Entre as comidas típicas do Uruguai, há vários lanches super famosos, que os uruguaios amam (e eu também).

Um dos lanches da culinária do Uruguai mais conhecido é o pancho uruguaio, que nada mais é do que o cachorro-quente. Mais simples do que o cachorro-quente do Brasil, no pancho dá para escolher salsichas melhores.

Outro lanche delicioso é o chivito, o X do Uruguai. No lugar de usar carne moída, como fazemos no Brasil, os uruguaios utilizam bife de carne bovina, o que aumenta muito a qualidade do prato.

Os chivitos costumam ser gigantes e, por isso, muitas pessoas comem a versão aberta no prato. Para quem gosta de lanches e “comida de rua”, provar o chivito é imperdível.

As empanadas também fazem muito sucesso no Uruguai e entre os visitantes. Quando se fala em empanadas há muita variação no Uruguai, assim como na Argentina. Em Montevidéu, nós provamos empanadas com massa fina e assadas, mas há versões fritas.

 

Doces Típicos do Uruguai

Comidas típicas do Uruguai: as melhores!

Chajá é belíssimo! Fonte: Flickr

Os doces uruguaios são semelhantes aos consumidos na Argentina, com predomínio do doce de leite nas receitas. O doce de leite do Uruguai é mais encorpado, escuro e menos doce do que o feito no Brasil.

Tamanha qualidade faz com que o doce de leite entre como recheio dos bizcochos, que são massinhas recheadas, e no famoso chajá.

O chajá é semelhante a um bolo com muitas delícias. As camadas de massa de bolo são intercaladas com doce de leite, chantilly, pêssego em calda e muito suspiro. Podem ser acrescentadas outras frutas.

Se você achou o chajá muito rico em recheios, pode aproveitar o mousse de doce de leite, mais leve do que o chajá. Aliás, o doce de leite entra também no alfajor uruguaio, no flan e no helado de doce de leite, um dos melhores doces típicos do Uruguai.

 

Espero que você tenha ficado com água na boca, afinal, o Uruguai merece uma visita também pela gastronomia!

Confira outros posts sobre o Uruguai aqui!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.