Comidas típicas do Nordeste: Top 10!

Descubra as 10 mais deliciosas comidas típicas do Nordeste!

A Região Nordeste do Brasil é muito rica em cultura, belas paisagens e em comidas deliciosas. Peixes, carnes variadas, temperos incríveis e raízes são ingredientes básicos dessa culinária riquíssima. A influência dos povos africanos, indígenas e portugueses é muito perceptível, tornando as comidas típicas do Nordeste únicas e sensacionais.

No post de hoje, eu fiquei com a ingrata tarefa de escolher apenas 10 comidas típicas do Nordeste. É muito difícil escolher apenas 10 pratos, porque a culinária da região é variada e muito rica, por isso comente no post as comidas típicas do Nordeste que você mais gosta.

 

Top 10 comidas típicas do Nordeste

 

Arroz-de-cuxá

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!

Fonte: Gshow

O arroz-de-cuxá é um prato típico do Maranhão, um dos estados que introduziram o arroz na culinária brasileira. A vinagreira é a planta rainha do arroz-de-cuxá, que leva ainda camarão seco, o aromático gengibre e, em algumas versões, o leite de coco.

 

Maçunim

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!

Fonte: Cardápio Nordestino

O maçunim é um molusco presente na costa brasileira e muito apreciado em Alagoas. No Sul do Brasil, come-se o berbigão, bem parecido com o maçunim. A forma de preparo do maçunim envolve os melhores temperos do Brasil, como o coentro, além do leite de coco.

 

Chambaril

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!

Fonte: Youtube

O chambaril, também conhecido como ossobuco, é uma parte da perna do boi com bastante sabor. A forma de preparo exige coentro e cebolinha verde para aromatizar a carne, assim como pimentas.

O saboroso caldo da carne é utilizado para cozinhar legumes e depois fazer um poderoso pirão. Pense em uma comida boa para o domingo!

 

Acarajé

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!

Fonte: Flickr

É claro que falando das comidas típicas do Nordeste, não poderíamos deixar o acarajé de lado. O acarajé é um prato de origem africana, especificamente dos Iorubás da África Ocidental. Também com valor religioso, o acarajé é um prato que mistura ingredientes maravilhosos da Bahia.

A massa de feijão-fradinho é frita no azeite de dendê e recheada com camarões secos, vatapá e caruru. Sem dúvida, a aparência e o sabor do acarajé o tornam um prato único e uma forte ligação cultural e gastronômica entre o Brasil e a África.

 

Moqueca

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!

Fonte: Flickr

A moqueca não precisa de apresentação, já que é um dos melhores pratos da culinária brasileira. Impossível não amar a combinação de peixes (incluem-se frutos do mar), coentro, pimentas, azeite de dendê e leite de coco. Moqueca é puro amor!

 

Ensopado de Ostras

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!

Fonte: Receitas Caseiras

No Rio Grande do Norte, os frutos do mar fazem parte da culinária local. O ensopado de ostras é um dos pratos mais interessantes, saborosos e afrodisíacos desse estado belíssimo. As delicadas ostras são ensopadas com azeite de dendê, cheiro verde e leite de coco.

 

Sarapatel

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!

Fonte: Receitas de Comidas

O sarapatel é uma comida típica de Portugal que se espalhou pelos quatro cantos do mundo. No Brasil, o sarapatel é feito com vísceras de animais, como porco, bode ou carneiro, e com o sangue do animal. Os temperos são fundamentais no sarapatel, como hortelã, louro e pimentas.

 

Tapioca

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!

Fonte: M de Mulher

A tapioca nada mais é do que o polvilho hidratado, que pode ser feito como “panqueca” em uma frigideira ou aglutinado em bolinhas. A tapioca tipo “panqueca” ficou super famosa por não ter glúten, mas é carboidrato puro, ou seja, muita energia.

A melhor tapioca é a de carne seca com queijo coalho, dois ingredientes maravilhosos da culinária nordestina. Qualquer prato com carne seca fica bom demais.

 

Baião-de-dois

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!

Fonte: Portal dos Sabores

De origem cearense, o baião-de-dois é um prato que resume muito bem a comida brasileira. Arroz, feijão, carne seca e temperos formam esse energético prato, que pode ser acompanhado com queijo coalho.

 

Bolo de rolo

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!

Fonte: Wikimedia

O bolo de rolo é amor à primeira vista e à primeira mordida. Várias camadas de massa fina recheadas com goiabada igualmente fina formam o bolo de rolo. De tão maravilhoso, o bolo de rolo deixou de ser um bolo para virar uma sobremesa.

 

Se você tem outras comidas típicas do Nordeste para indicar, deixe um comentário!

Boa viagem, Viajante!

 

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.