Comidas Típicas do Equador: as 10 Melhores!

Conheça 10 deliciosas comidas típicas do Equador!

A América do Sul é um subcontinente cheio de belezas naturais e sabores marcantes. Cada país do nosso subcontinente possui cozinhas interessantes e variadas, além de existir semelhanças gastronômicas entre os países sul-americanos.

No caso do Equador, a culinária típica possui muita variedade, devido as diferentes regiões que o país possui: o litoral, a serra, o oriente e a região insular. Os ingredientes utilizados em cada região são muito ricos em tradição, sabor e diversidade.

No post de hoje, você vai conhecer 10 deliciosas comidas típicas do Equador, que mostram um pouco da riqueza gastronômica do país.

 

Bolón de Verde

Comidas Típicas do Equador: as 10 Melhores!

Fonte: El Universo

Quando falamos de um ingrediente muito importante da culinária equatoriana, sem dúvida, estamos nos referindo a banana, chamada de plátano.

Há diversos tipos de bananas (verdes, maduras ou guineos) no Equador, inclusive, muitas não podem ser comidas cruas. Esse é o caso do plátano verde, o ingrediente principal do bolón de verde, um bolinho de massa de plátano verde, que pode também ser recheado.

O plátano verde está presente na culinária equatoriana de várias formas, como simplesmente frita para servir de acompanhamento em diversos pratos.

 

Encebollado de Pescado

Comidas Típicas do Equador: as 10 Melhores!

Fonte: Youtube

O encebollado é um ensopado à base de peixe, engrossado com mandioca e aromatizado com muitos temperos. Muito popular nas áreas costeiras do Equador, o encebollado de pescado é uma das comidas típicas do Equador mais populares.

Há também a famosa sopa de bagre, que utiliza especificamente o bagre no ensopado. Vale destacar que os peixes também são apreciados no interior do país, devido aos rios ricos em pescado.

 

Locro de Papas

Comidas Típicas do Equador: as 10 Melhores!

Fonte: Laylita

Vários países da América do Sul tem o locro como prato típico. O locro equatoriano é feito com batatas e queijo, tipo nosso escondidinho, só que mais mole. Impossível não ser saboroso! Há variações de locro com milho e outros ingredientes.

Por falar em milho, o Equador possui uma grande riqueza biológica com diversos milhos diferentes. Milho roxo, vermelho, doce e tantos outros mostram a riqueza dos ingredientes do Equador.

 

Cangrejada

Comidas Típicas do Equador: as 10 Melhores!

Fonte: La Hora

A cangrejada nada mais é do que um prato à base de caranguejo, já que há muitos no Equador. Essa comida típica pode ser servida com salada. Os caranguejos são consumidos a séculos na região de Guayaquil, antes mesmo da colonização espanhola.

 

Cuy Assado

Comidas Típicas do Equador: as 10 Melhores!

Fonte: Flickr

Quem viaja ao Peru já sabe o que é o cuy. O cuy é um roedor encontrado nas áreas dos Andes. Esse bichinho também é consumido no Equador, principalmente assado e servido com batatas, mas pode entrar em outras receitas mais elaboradas.

Conheça também a culinária do Peru aqui.

 

Caldo de Galinha Crioula

Comidas Típicas do Equador: as 10 Melhores!

Fonte: La Tortilla Restaurante

Entre as comidas típicas do Equador, as sopas e os caldos se destacam. Um exemplo é o caldo de galinha crioula, uma espécie de canja de galinha caipira, bem nutritiva, com mandioca e cominho. Esses ingredientes são muito utilizados na culinária do Equador.

Há outros pratos com frango na culinária equatoriana, como o ensopado chamado de “seco de pollo”, super aromático e suculento.

 

Llapingacho

Comidas Típicas do Equador: as 10 Melhores!

Fonte: Odyssey

O llapingacho é uma tortilha de batata acompanhada de muitas comidas fortes e nutritivas, como abacate, ovos e carnes. Há diversos pratos semelhantes ao llapingacho na América do Sul, principalmente com bolinhos de massa de milho.

 

Doce de Babaco

Comidas Típicas do Equador: as 10 Melhores!

Fonte: Indurama

O babaco é uma fruta típica do Equador, uma entre muitas frutas que o país possui. O babaco é cozido com açúcar e especiarias, formando o doce de babaco. Quem visita o Equador tem nas frutas do país mais um atrativo a mais.

 

Flan de Ananás

Comidas Típicas do Equador: as 10 Melhores!

Fonte: Pinterest

O flan de ananás é um dos doces típicos do Equador ideais para os dias quentes e que costuma agradar a todos. O flan de ananás é uma torta feita com creme de natas e açúcar, com belas fatias de ananás, sendo servida fria. O ananás também é utilizado para fazer geleias.

 

Suflê de Doce de Leite

Comidas Típicas do Equador: as 10 Melhores!

Doces gostosos são comuns na culinária do Equador. O doce de leite é um ingrediente muito utilizado, mas na versão suflê é ainda mais irresistível! O leite entre em outros doces, como a torta de 3 leites, que possui variações em muitos países.

 

Qual das comidas típicas do Equador você ficou com mais vontade de provar? Deixe seu comentário!

Boa viagem, Viajante!

Salvar

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.