10 Melhores Comidas Típicas da Região Norte do Brasil

Descubra as 10 mais deliciosas comidas típicas da Região Norte do Brasil!

Na Região Norte do Brasil, os sabores pronunciam a origem indígena do nosso país. Dessa origem vem os traços únicos da culinária brasileira, com ingredientes, temperos e pratos típicos singulares.

As 10 mais deliciosas comidas típicas da Região Norte mostradas neste post evidenciam a riqueza da culinária brasileira e nortista, com foco na mandioca e nos peixes dos rios da Amazônia.

Conhecer as comidas típicas das diferentes regiões do Brasil é um grande aprendizado e, sem dúvida, falar sobre a comida brasileira passa por conhecer a culinária do Norte.

Confira o post de hoje e descubra os sabores inesquecíveis do Norte do Brasil!

 

Pato no tucupi

Comidas típicas da Região Norte do Brasil: prato no tucupi

Um dos pratos típicos do Norte mais conhecidos é o pato no tucupi. Fonte: Adoradores de comida

O pato no tucupi é um dos maiores símbolos culinários do Norte do Brasil. O tucupi, jambu (erva levemente anestesiante) e a chicória são os ingredientes que trazem sabor ao pato, ave pouco explorada em outras partes do país, mas apreciada no Norte.

Servido com arroz e farinha de mandioca, o pato no tucupi é um prato imperdível entre as comidas típicas da Região Norte e requer conhecimento para fazê-lo, devido aos ingredientes regionais e ao cozimento do pato.

 

Caldeirada

Comidas típicas da Região Norte do Brasil: caldeirada

A caldeirada recebe nomes e ingredientes diferentes em outras partes do Brasil. Fonte: Letras Saborosas

Caldeirada é um termo geral para cozidos à base de peixes, porém super reforçados em energia e temperos, elementos que fazem parte da aromática culinária da Região Norte.

Há tantas opções de peixes no Norte do Brasil, que a caldeirada pode ser feita com vários deles, sendo a caldeirada de tucunaré muito apreciada na região. Apostando em um peixe da sua região, também dá para fazer a caldeirada em casa.

 

Pirarucu à casaca

Comidas típicas da Região Norte do Brasil: pirarucu à casaca

O pirarucu é um dos peixes mais incríveis do Norte do Brasil. Fonte: No Amazonas é Assim

Também conhecido como pirarucu de casaca, o pirarucu à casaca é feito com pirarucu salgado “vestido” com farofa e banana frita.

O pirarucu é um peixe gigantesco e muito utilizado nos pratos típicos do Norte do Brasil, sendo o pirarucu à casaca a receita mais famosa e um das mais saborosas com esse peixe.

Uma curiosidade é que na culinária do Norte, o pirarucu é normalmente vendido salgado, como o bacalhau. Mas o pirarucu vendido no Centro-Sul é fresco e encontrado em restaurantes bem requintados.

 

Mujica de peixe

Comidas típicas da Região Norte do Brasil: mujica

Temperos aromáticos não podem faltar na mujica de peixe. Fonte: G1

A mujica de peixe é um delicioso caldo (sopa) de peixe desfiado, acompanhado de pimentas aromáticas e outros temperos. A farinha de mandioca é acrescentada ao caldo para dar cremosidade e mais energia.

O interessante é que por ser feita como peixe desfiado, a mujica de peixe é uma receita perfeita para aproveitar o que sobrou do almoço, sendo fácil de fazer.

 

Tacacá

Comidas típicas da Região Norte do Brasil: tacacá

O tacacá é um dos pratos típicos do Norte mais imperdíveis. Fonte: Ultra Box Atacadão

O camarão traz sabores incríveis ao tacacá, um caldo temperado famoso no Norte do Brasil. O tucupi, o jambu e outras ervas criam a mistura perfeita para os camarões, sendo um prato bastante consumido no Pará.

Sem dúvida, quem visita o Pará obrigatoriamente prova o tacacá, além de outras delícias mostradas neste post.

 

Caruru paraense

Comidas típicas da Região Norte do Brasil: caruru paraense

O caruru é bonito e apetitoso. Fonte: Pitada de Sabor

O caruru paraense também traz para as comidas típicas da Região Norte os sabores do camarão, muito vendido na forma de camarão seco. O quiabo, temperos e o camarão formam o simples e saboroso caruru paraense, que tem no arroz um ótimo acompanhamento.

 

Gurijuba

Comidas típicas da Região Norte do Brasil!

Os peixes têm destaque nos pratos típicos do Norte. Fonte: Gastrolândia

A gurijuba é um dos peixes mais apreciados no estado do Amapá. Muito consumida em ensopados ou até frita, a gurijuba é também encontrada em outros estados do Norte, como no Pará. Por ser um peixe super regional, não perca a chance de provar a gurijuba.

 

Maniçoba

Comidas típicas da Região Norte do Brasil: maniçoba

A feijoada do Norte é a maniçoba. Fonte: Diário online

A maniçoba pode ser considerada a feijoada da Região Norte, sendo um dos pratos típicos do Norte mais conhecidos e peculiares.

As folhas da mandioca brava são cozidas por dias até serem misturadas com carne de porco e carne de boi, como em uma feijoada, além de temperos. Cada casa tem sua própria maniçoba, que vale muito a pena ser experimentada.

 

Costela de tambaqui

Comidas típicas da Região Norte do Brasil: tambaqui

O tambaqui é um peixe muito apreciado na Região Norte. Fonte: Esquenta Cidade

O tambaqui é um peixe muito consumido no Norte do Brasil. Mas há uma parte do tambaqui ainda mais valorizado, a costela.

Pode parecer engraçado, mas a costela de tambaqui é imperdível. A costela de tambaqui é um prato que costuma ser servido com um delicioso molho de pimenta, que eleva os sabores do peixe.

 

Açaí

Comidas típicas da Região Norte do Brasil: açaí

O açaí é um dos queridinhos dos brasileiros de qualquer região. Fonte: Blog de Rocha

Entre a grande variedade de frutas do Norte do Brasil, como cupuaçu, tucumã, taperebá e outras, o açaí reina quase absoluto, por ser absurdamente delicioso e agradar quase todos os paladares.

No Norte, o açaí é consumido com acompanhamentos como peixes e tapioca em flocos. O açúcar, xarope de guaraná e banana acompanhando o açaí são mais comuns em outras regiões do país. De qualquer forma, vale a pena comer o açaí como os nortistas.

 

Vídeo sobre as Comidas Típicas da Região Norte do Brasil

No vídeo acima, você pode conferir uma reportagem bem bacana sobre os pratos típicos e a culinária do Norte do Brasil.

Vale destacar que essa região tem um patrimônio culinário único e inigualável, que todos os brasileiros deveriam ter a oportunidade de experimentar e vivenciar. Afinal, culinária tem tudo a ver com cultura e viagens.

 

Confira também os episódios do Papo Viagem Podcast sobre diversos destinos de viagem mundo afora! Veja as dicas de pontos turísticos de Manaus!

Quais outras comidas típicas da Região Norte você recomenda? Deixe seu comentário!

Boa viagem, viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.