11 Comidas Típicas da Espanha: O Melhor da Culinária Espanhola

Confira 11 tradicionais e deliciosas comidas típicas da Espanha e aproveite a boa mesa do país!

A Espanha é um país muito rico culturalmente, com influência de diversos povos. Sua culinária reflete a cultural local, por isso há bons pratos regionais.

Além disso, com uma longa costa, os frutos do mar estão presentes em parte considerável da culinária espanhola, o que deixa tudo mais gostoso.

No post de hoje, vamos te fazer acrescentar a culinária espanhola como uma das razões para você visitar a Espanha. Confira 11 tradicionais comidas típicas da Espanha!

 

Jamón

Comidas Típicas da Espanha

Banca de jamón no Mercado La Boqueria, em Barcelona. Fonte: Wikimedia

Uma das comidas típicas da Espanha que você encontrará em todo o país é o jamón, um tipo de presunto bem curado e com gosto marcante.

Os jamóns mais conhecidos são o serrano, feito nas áreas altas do país, e o ibérico, também chamado de pata negra, por ser feito de uma espécie de suíno de cor escura.

Como dá para ver na imagem, o jamón não é nada barato. O jeito é provar o jamón no bocadillo, que é um sanduíche.

Vale ressaltar a qualidade do jamón, muito diferente do nosso presunto, que é um embutido nada apetitoso!

 

Paella

Comidas Típicas da Espanha

Fonte: Pixabay

Se o jamón é muito conhecido, a paella é ainda mais, porque se espalhou pelos quatro cantos do mundo.

A paella é originária de Valência, onde se utiliza frango ou coelho como proteína principal. Porém, a maioria das paellas vendidas na Espanha inclui frutos do mar, arroz, vegetais, pimentas e o açafrão, que dá cor ao prato.

Depois de viajar a Espanha, é bom relembrar os sabores da culinária espanhola preparando uma paella para o almoço de domingo.

 

Tapas e Batatas Bravas

Comidas Típicas da Espanha

Batatas bravas. Fonte: Pinterest

Quando se fala em comidas típicas da Espanha, muitas pessoas lembram dos tapas. Os tapas são porções bem pequenas de pratos típicos espanhóis, como croquetes, batatas bravas e outros, normalmente, servidos em um bar.

Os tapas não são entradas, mas sim um “modo” de fazer uma refeição, no caso com muitos tipos de comida para provar e bebida, é claro!

As batatas bravas podem ser encontradas como tapas ou como raciones (porções maiores). As batatas bravas são super crocantes, sempre acompanhadas da salsa brava, um molho com tomates e páprica.

Se você quer fazer um prato típico espanhol simples, vale tentar preparar as batatas bravas. O segredo é cozinhar as batatas, cortá-las, deixar esfriar e só depois fritar. Já fiz batatas bravas algumas vezes e a crocância é um absurdo de bom!

 

Tortilla Española

Comidas típicas da Espanha: as mais tradicionais!

Fonte: Wikimedia

As batatas também estão presentes em outro prato típico encontrado desde os melhores restaurantes até os supermercados: a tortilla española.

A tortilla española é semelhante a uma fritada de batata com ovos e é encontrada em toda a Espanha. O azeite espanhol é usado em quantidades assustadoras na tortilla.

 

Gazpacho

Comidas Típicas da Espanha

Fonte: Wikimedia

Caso você prefira algo mais leve, principalmente nos dias de calor, o gazpacho é uma excelente pedida.

O gazpacho é uma sopa de tomate originária da Andaluzia, temperada com pimentas e azeite. Como a região é quente, o gazpacho é servido frio, até mesmo com pedras de gelo para ajudar a passar o calor.

O gazpacho é uma ótima opção de sopa para o calor que faz no verão do Brasil!

 

Pulpo a la Gallega

Comidas típicas da Espanha: as mais tradicionais!

Pilpo a la gallega. Fonte: Wikimedia

A comida regional tem importância na culinária espanhola. Um prato típico para provar na Galícia espanhola é o pulpo a la gallega. Fazer polvo nem sempre é fácil, mas na Galícia se domina a técnica.

O pulpo a la gallega é um prato de polvo temperado com páprica e azeite e servido com batatas, que muitas vezes são cozidas na água do cozimento do polvo.

 

Fabada Asturiana

Comidas Típicas da Espanha

Fonte: Wikimedia

A fabada asturiana tem como origem a região das Astúrias. Até hoje se diz que para fazer uma boa fabada é preciso ter toucinho e outros embutidos de porco feitos nas Astúrias.

A fabada asturiana é um cozido de feijão branco, com vários tipos de carnes de porco e embutidos, além do tradicional açafrão.

 

Sobremesas e doces da Culinária Espanhola

Comidas típicas da Espanha: as mais tradicionais!

Deliciosos churros com chocolate.

Depois de tantos pratos salgados deliciosos e com sabores marcantes, as sobremesas espanholas também agradam a diversos públicos.

O chocolate quente com churros é muito consumido no país. É interessante provar tanto o chocolate quanto os churros, porque nenhum deles é doce demais e dá para comer sem enjoar.

Comidas típicas da Espanha: as mais tradicionais!

Marzipã de Toledo.

Outro doce delicioso, mas bem mais enjoativo do que o chocolate quente, é o marzipã. O marzipã é uma massa de amêndoas, algumas vezes com recheio de frutas. Esse doce é uma herança moura na Espanha, principalmente na cidade de Toledo.

Os doces feitos de leite também são muito consumidos na Espanha. A crema catalana é semelhante ao crème brûlée, então, é difícil não gostar. Já a leche frita é diferente, porque realmente é leite frio. No caso é uma massinha de leite, tipo pudim, só que frita.

 

Gostou das comidas típicas da Espanha? Você incluiria mais alguma na lista?

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.