10 Comidas Típicas da Colômbia e Bebidas Típicas

Confira as 10 mais deliciosas comidas típicas da Colômbia e ainda são quais são as melhores bebidas!

A Colômbia é um país muito rico culturalmente e isso se reflete na sua gastronomia. O fato do país ter várias regiões geográficas diferentes também traz diversidade às comidas típicas da Colômbia.

Há pratos que estão presentes em quase todas as regiões da Colômbia e são as 10 melhores comidas típicas da Colômbia mostradas neste post. Confira também a seção dedicadas às variadas bebidas típicas da Colômbia!

 

Bandeja Paisa

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!

Fonte: Flickr

A bandeja paisa é um combinado de comidas que dá bastante energia para o dia a dia, com: arroz, feijão, ovo, linguiça, carne, abacate e batata. Esse combinado é muito consumido em toda a Colômbia, sendo originário da região dos Andes.

Como você pode perceber, o abacate é consumidos na culinária da Colômbia como comida salgada e faz todo o sentido, porque o abacate é rico em gorduras boas.

 

Tamales

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!

Fonte: Wikimedia

Os tamales são semelhantes a nossa pamonha, mas comumente recheados com recheios salgados. Os tamales colombianos sempre são envolvidos por folhas de bananeira, diferentemente da pamonha.

Os recheios podem ser de carne ou legumes, sempre ricamente temperados. Sem dúvida, uma das delícias das comidas típicas colombianas que os viajantes precisam conhecer!

 

Chuleta Valluna

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!

Fonte: Wikimedia

Muitos países da América do Sul têm suas próprias milanesas. No caso da Colômbia, a milanesa é feita de carne de porco, muito parecida com a existente no Japão.

A chuleta valluna é facilmente encontrada nos restaurantes colombianos espalhados pelo país. É claro que banana frita e arroz branco acompanham muito bem o prato. Para o gosto dos brasileiros, só falta o feijão!

 

Ajiaco

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!

Fonte: Flickr

As comidas típicas da Colômbia são muito ricas em sopas e ensopados, uma das sopas mais conhecidas é o ajiaco. O ajiaco é uma sopa de vegetais que muda seus ingredientes de acordo com as épocas de produção. Super inteligente!

A base dessa sopa é o milho, aipim e batata, assim como outros vegetais, além de carnes, peixes ou frango. Energia e nutrientes não faltam nas sopas e ensopados da gastronomia da Colômbia.

 

Arepas

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!

Fonte: Wikimedia

As arepas são os tradicionais pães colombianos. Elas são achatadas e feitas de farinha de milho, que é o cereal mais tradicional de toda a América.

As arepas acompanham diversas refeições, desde o café da manhã até o jantar. Então, os pratos típicos da Colômbia mostrados neste post podem ser acompanhados pelas arepas.

 

Lechona

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!

Fonte: Flickr

A lechona nada mais é do que um leitão assado recheado com frutas, pimentas, arroz, batata e outros vegetais, ou seja, uma refeição completa.

A lechona é um dos pratos mais demorados entre as comidas típicas da Colômbia, por isso é servido em ocasiões especiais, não é algo para comer todo o dia.

A cara da lechona assusta, mas no Brasil temos pratos semelhantes, como o leitão à pururuca.

 

Empanadas

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!

Fonte: My Colombian Recipes

As empanadas colombianas são diferentes das empanadas argentinas e uruguaias. As empanadas colombianas lembram mais os nossos risoles (talvez pastel de angu), mas com massa de farinha de milho e vários recheios salgados.

É claro que um molho apimentado e aromático não poderia faltar, sendo mais saboroso e saudável do que a maionese e ketchup que costumamos usar.

 

Puchero

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!

Fonte: Recetas para Compartir

O puchero é um cozido de legumes e carnes comum em vários países de colonização espanhola e na próxima Espanha.

Na Colômbia, os molhos apimentados e o abacate não podem faltar para acompanhar o puchero, que pode ser de tipos diferentes, como o puchero bogotano mostrado acima.

 

Buñuelos

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!

Fonte: Flickr

Os buñuelos são semelhantes aos bolinhos de chuva, porém mais consumidos na época do Natal. É impossível não gostar de bolinhos quentes e fritos!

 

Patacones

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!

Fonte: Wikimedia

As patacones são bananas verdes (um tipo não muito doce) fritas até ficarem douradas. Elas ficam muito parecidas com milanesas.

Na culinária colombiana, diversos alimentos que no Brasil são consumidos doces, são consumidos como pratos salgados.

A culinária é realmente um traço fascinante de cada país e você pode conferir muitas outras culinárias internacionais aqui!

 

Bebidas Típicas da Colômbia

Bebidas Típicas da Colômbia

Refajo. Fonte: Youtube

Quando se fala em bebidas típicas da Colômbia, sem dúvida, a aguardiente é a mais conhecida, até fora do país. A aguardiente é semelhante à cachaça, mas com teor alcoólico inferior a bebida de cana-de-açúcar do Brasil.

A aguardiente colombiana é mais apreciada em áreas fora da costa caribenha, onde o rum é o preferido pelos locais.

Aliás, não posso deixar de comentar sobre o refajo, uma bebida típica da Colômbia feita com cerveja e soda, especificamente com a soda da marca “Colombiana”. O drink é muito consumido com asado, ou seja, churrasco e carnes grelhadas.

As bebidas da Colômbia mencionadas até aqui são “comuns”, mas há muito mais, afinal, existem bebidas de todo o tipo na Colômbia.

Se você for visitar áreas mais altas e frias do país, o chocolate quente vai estar presente. Há desde chocolate quente com leite de coco até chocolate quente com queijo! O queijo é imerso no chocolate para ser derretido e depois consumido com arepas.

Há também uma grande variedade de bebidas com leite que são fermentadas, como o kumis, que normalmente é feito com leite e limão.

Os brasileiros vão gostar de bebidas típicas da Colômbia mais familiares (ou não). Entre os viajantes, a limonada de coco é bastante apreciada. Outra bebida da Colômbia que leva coco e limão é o coco loco, mas nesse caso a quantidade de álcool é grande, sendo misturados rum, aguardiente e vodka.

Não posso deixar de mencionar o café da Colômbia, que não amarga de jeito nenhum, super aveludado. Os sucos de fruta também se destacam, afinal, a Colômbia tem frutas únicas e ótimas. Aproveite!

 

Gostou das comidas típicas da Colômbia e das diferentes bebidas? Então, me conte nos comentários o que você gostaria de provar ou se já comeu ou bebeu algo típico da Colômbia!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.