O Melhor da Comida Grega em 15 Pratos Típicos

Conheça 15 pratos típicos da comida grega e queira viajar agora à Grécia!

A Grécia é um destino de viagem muito procurado por suas paisagens incríveis, rica cultura e ilhas de tirar o fôlego. Sem dúvida, viajantes do mundo todo querem conhecer a Grécia e o turismo é muito importante para o país.

Entre tantas belezas e paisagens diferentes, a comida grega também é um diferencial, porque é difícil não se apaixonar pelos temperos, azeites, carnes, peixes, vinhos e aromas da culinária grega.

É sério, a Grécia tem os melhores azeites e azeitonas do mundo! Na comida grega qualquer vegetal fica incrível! A combinação de sabores mediterrâneos, com toque da Ásia Menor, é irresistível ao paladar brasileiro.

No post de hoje, você vai conhecer um pouco das delícias da comida grega por meio de 15 pratos variados, bebidas, sobremesas e entradas. Já adianto que dá para fazer muita coisa em casa, é só correr atrás do seu azeite grego!

 

Moussaka

O Melhor da Comida Grega em 15 Pratos Típicos

Fonte: Delicious Food Greek; Youtube; Akis Petretzikis

A Moussaka é um dos pratos da comida grega mais deliciosos e mais fáceis de serem encontrados. Basicamente, a Moussaka consiste em camadas de berinjela, cobertas por carne com molho vermelho, finalizadas com molho bechamel e queijo para gratinar.

A Moussaka é um prato principal forte e cheio de sabor, porque a carne é temperada com várias especiarias, como canela, pimenta e tomilho.

O interessante é que, originalmente, as berinjelas eram fritas, mas hoje é comum assá-las para deixar a refeição mais leve.

Vale tentar fazer em casa. Eu já fiz algumas vezes e é mais fácil do que fazer lasanha, pode acreditar!

 

Pastitsio

Quem nunca fez macarrão de forno? Os gregos elevaram essa técnica para outro nível com o Pastitsio.

Macarrão cozido com queijo feta, coberto por carne cheia de especiarias, e finalizado com muito molho bechamel e queijo: esse é o Pastitsio.

Talvez essa seja uma das receitas gregas assadas mais fáceis de fazer, mas tem outras opções para tentar em casa que combinam carne e massa.

 

Giouvetsi

Uma comida grega típica de almoço de domingo é o Giouvetsi ou Youvetsi. Carne bovina ou de cordeiro são muito utilizadas no Giouvetsi, que leva ainda risoni, um tipo de macarrão em forma de arroz.

A carne vermelha é sempre misturada com muitos tomates e temperos, sendo o prato finalizado com queijo para gratinar. Massa, carne e queijo: impossível ser melhor!

 

Choriatiki

O Melhor da Comida Grega em 15 Pratos Típicos

Fonte: Food.com; Kuklas Kouzina; Flickr

Apesar dos gregos comerem muita carne, de vários tipos, a salada Choriatiki é um dos destaques da comida grega.

Tomates, pepino, pimentão, cebola e queijo feta não podem faltar na Choriatiki, assim como azeite de boa qualidade e orégano. É uma boa opção para deixar a alface e a rúcula de lado!

 

Dolmadakia

A Dolmadakia é um típico charutinho grego, no qual é usado a folha de uva. O legal da Dolmadakia é que dá para fazer a opção vegetariana, recheada apenas com arroz.

Para quem não fica sem carne, pode acrescentar também na receita. O recheio vai cru e bem temperado para dentro dos charutinhos, que são cozidos em água.

 

Yemista

Também conhecida como Gemista, a Yemista literalmente significa “recheado com” e é mais fácil de fazer no Brasil do que a Dolmadakia. Talvez, você até já tenha feito algo semelhante!

Na Yemista, os vegetais são recheados com arroz e temperos e depois assados. O tomate é uma das preferências de vegetais para fazer a Yemista, porque solta bastante água para cozinhar o arroz.

Os recheios e temperos podem mudar de acordo com seu gosto, mas é importante usar um bom azeite, que faz toda a diferença na comida grega. Dá para fazer Yemista com pimentões, berinjelas e até abobrinhas. Super saudável e leve!

 

Souvlaki

O Melhor da Comida Grega em 15 Pratos Típicos

Fonte: Greek Food Odyssey; Closet Cooking; Pinterest

Os gregos costumam dizer que o McDonald’s não lucra muito na Grécia por causa do Souvlaki, a comida de rua mais popular do país.

Na realidade, Souvlaki é um termo geral para carnes grelhadas de vários tipos servidas com pão pita, acompanhadas de tomate, cebola e tzatziki. O tzatziki é um molho de iogurte, pepino e alho, que equilibra muito bem com carnes.

Em todos os cantos da Grécia dá para provar os diversos tipos de Souvlaki, com porco, cordeiro ou frango. E dá para fazer Souvlaki em casa, o maior segredo é marinar a carne, porque o resto é fácil.

 

Frutos do Mar

O Mar Mediterrâneo e o Mar Egeu são os quintais da Grécia. Infelizmente, a demanda por peixe é tão alta, ainda mais com a chegada dos turistas, que falta pescado no mercado, tornando-os caros.

A dica é escolher sardinha, anchova, cavala ou salmonete que são peixes mais comuns na Grécia.

A lula é uma das preferências nacionais. Fala-se que a lula grelhada é fresca, já a frita pode ser congelada e importada. O polvo também é um dos destaques, mas entra na mesa grega como aperitivo.

 

Kolokythokeftedes

Esse nome longo e difícil de falar é uma das melhores formas de usar a abobrinha! O Kolokythokeftedes é um bolinho de abóbora com queijo feta.

O segredo é ralar e espremer bem a abobrinha, tirando todo o suco. Assim o bolinho fica crocante e mais leve. A combinação de abobrinha e queijo de cabra ou de ovelha sempre vale a pena.

 

Comidas Gregas com Queijo Feta

O Melhor da Comida Grega em 15 Pratos Típicos

Fonte: One Green Planet; Greek Islands; My Greek Dish

O queijo feta verdadeiro é feito a partir do leite de ovelha e de cabra, sendo um queijo granuloso e muito utilizado na comida grega. Na salada, nos pratos principais e em outras tantas receitas, o queijo feta dá as caras.

A Spanakopita é uma das receitas tradicionais nas quais o queijo feta tem destaque. Nesse caso, a tradicional massa filo é recheada com queijo feta e espinafre, uma combinação clássica.

 

Baklava

Quem gosta de gastronomia já deve ter ouvido a crítica às sobremesas brasileiras: “é tudo muito doce”! O brasileiro que visita a Grécia se sente em casa quando o assunto é doçura das sobremesas. Da Grécia ao Oriente, as sobremesas adquirem muito mel e açúcar.

Entre as sobremesas gregas, a Baklava é a rainha. Camadas de massa filo com recheio de nozes, pistaches e até amêndoas formam a Baklava. Por fim, uma calda poderosa de mel e açúcar. Difícil não ficar uma delícia!

 

Bougatsa

A Bougatsa é outra delícia açucarada com massa filo. A combinação do crocante da massa filo com o recheio tipo custard (creme de confeiteiro) é irresistível. Para finalizar, pitadas de açúcar e canela.

 

Loukoumades

Loukoumades é tipo um bolinho de chuva da comida grega. Há várias receitas que podem ser encontradas pelo país.

A receita mais tradicional é apenas um bolinho de trigo frito em imersão e coberto com calda de açúcar e mel. Atualmente, há versões recheadas e com chocolate!

 

Yaourti me Meli

As sobremesas acima são bem fortes e, portanto, não dá para comer todo o dia. A não ser que você esteja viajando pela Grécia!

A alternativa mais doce e saudável é optar pelo Yaourti me Meli, ou seja, iogurte com mel. Iogurte grego de verdade com mel, frutas da época e nozes, essa combinação faz parte do dia a dia de muitos locais.

 

Bebidas Gregas: Ouzo e Retsina

O Melhor da Comida Grega em 15 Pratos Típicos

Fonte: The Olive; Wikimedia

Não podemos nos esquecer das bebidas gregas. A bebida que vai estar sempre na mesa com os aperitivos é o Ouzo, uma bebida feita a base de anis e é bem forte.

Há outras bebidas super tradicionais na Grécia, como o vinho Retsina, considerado como um dos primeiros vinhos do mundo. O vinho Retsina é um vinho branco ou rosé com adição de resina de pinheiro.

Atualmente, o Retsina tem denominação de origem e passou a ser mais valorizado, inclusive em outros países.

 

Gostou dos 15 pratos típicos da comida grega? Então, escolha um deles e tente trazer um pouco da Grécia para sua mesa!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.