Comida Coreana: Top 10 da Gastronomia Coreana!

Descubra as 10 opções de comida coreana mais deliciosas!

A comida coreana vem se firmando como uma das mais valorizadas culinárias da Ásia. Restaurantes coreanos se espalham mundo afora, como as famosas “churrascarias” coreanas. Muita pimenta, sabores fortes e ingredientes únicos formam a deliciosa gastronomia coreana.

Confira abaixo 10 deliciosas comidas coreanas e prove os sabores marcantes e diferentes da Coreia do Sul!

 

Kimchi

Comida Coreana: Top 10 da Gastronomia Coreana!

Fonte: Youtube

O kimchi coreano é o acompanhamento que sempre está na mesa. Uma mistura forte de acelga com pasta de pimenta e condimentos, como alho e gengibre, forma o kimchi. São acrescentados outros ingredientes, como molho de peixe, de camarão e até açúcar.

O kimchi deve fermentar, para trazer certa acidez ao prato. Há inúmeras receitas de kimchi, porque podem ser utilizados outros vegetais, como rabanete, e o próprio kimchi vira ingrediente de outras comidas coreanas.

Sem dúvida, o kimchi é a primeira comida coreana que você deve conhecer.

 

Bulgogi

Comida Coreana: Top 10 da Gastronomia Coreana!

Fonte: Maangchi

O bulgogi é a maneira mais tradicional de preparar carne bovina na culinária coreana. Uma peça de carne bem marmorizada deve ser cortada em pedaços finos e marinada em deliciosos temperos asiáticos. Molho de soja, alho, gengibre e açúcar não podem faltar!

Para preparar o bulgogi, o mais interessante é grelha-lo na hora, em um grill super quente ou até mesmo em uma churrasqueira, o que traz mais sabor defumado à carne. Experimente fazer o bulgogi no próximo churrasco de família! Para acompanhar, folhas de alface são tradicionais.

 

Tteokbokki

Comida Coreana: Top 10 da Gastronomia Coreana!

Fonte: Wikimedia

O arroz é um elemento fundamental na comida coreana. O tteokbokki mostra como o arroz é aproveitado ao máximo, nesse caso para fazer os famosos bolinhos de arroz cilíndricos.

No tteokbokki, os bolinhos se transformam em uma sopa coreana, com muita pimenta, sabores de anchova e o aroma de cebolinhas verdes. Ovos bem cozidos completam essa receita coreana forte.

 

Gimbap

Comida Coreana: Top 10 da Gastronomia Coreana!

Fonte: The Korea Herald

De forma geral, podemos dizer que o gimbap é o sushi coreano, mas muito mais simples do que o sushi. O gimbap é um bolinho de arroz envolto em alga, mas que pode receber inúmeros recheios.

Os vegetais crus, como pepino e cenoura, são os mais usados como recheio, assim como carnes e omeletes, formando uma refeição, afinal, são acompanhados de arroz. Essa é uma receita super fácil de fazer em casa, só exige paciência na montagem do gimbap.

 

Dakgangjeong

Comida Coreana: Top 10 da Gastronomia Coreana!

Fonte: Food Blogs

O dakgangjeong nada mais é do que um delicioso frango crocante. Asinhas e coxinhas da asa são temperadas apenas com sal e gengibre e empanadas com amido de batata (ou amido de milho). Basta fritar essas pequenas delícias, preferencialmente fritar duas vezes.

É claro que estaria faltando um molho apimentando e agridoce. Depois de frito, o dakgangjeong é misturado a um molho com base em molho de soja, syrup de arroz, pimenta e até amendoim. Eu já fiz o dakgangjeong em casa e, realmente, fica uma delícia.

 

Haemul-sundubu-jjigae

Comida Coreana: Top 10 da Gastronomia Coreana!

Fonte: MD cooks for two

O haemul-sundubu-jjigae é uma sopa coreana bem diferente das nossas sopas. Conhecida apenas como sundubu, a base da sopa é um caldo de anchovas, alho e cebola.

Carne bovina e cogumelos podem estar presentes, mas o que não pode faltar é o tofu, além de vários frutos do mar. Toda a mistura de ingredientes da haemul-sundubu-jjigae funciona perfeitamente bem quando o caldo é bem feito.

 

Jjajangmyeon

Comida Coreana: Top 10 da Gastronomia Coreana!

Fonte: Korean Bapsang

Com clara influência chinesa, assim como muitos pratos coreanos, o jjajangmyeon é um macarrão (noodles) acompanhado por uma suculenta barriga de porco com pasta de feijão preto. Algo bem diferente do que estamos acostumados!

A pasta de feijão preto é uma das muitas pastas que podem ser compradas em mercados de produtos asiáticos. Quando adicionada à mistura de barriga de porco, batatas e abobrinha, a pasta de feijão preto forma o jjajangmyeon.

 

Kkotgetang

Comida Coreana: Top 10 da Gastronomia Coreana!

Fonte: Youtube

O caranguejo é muito utilizado na culinária coreana. No caso da kkotgetang, o caranguejo é o ingrediente principal de uma sopa apimentada e aromática.

Muito molho de pimenta, pasta de soja fermentada, rabanete e abobrinha, além de caranguejos coreanos, são os ingredientes mais comuns na kkotgetang.

 

Soju

Comida Coreana: Top 10 da Gastronomia Coreana!

Fonte: Wikimedia

O soju é a bebida coreana mais famosa do mundo, afinal, o soju é o destilado mais vendido no mundo inteiro. Semelhante ao saque, mas com gosto mais forte, o soju é feito a base de arroz e pode acompanhar a apimentada gastronomia coreana.

 

Haejang-guk

Comida Coreana: Top 10 da Gastronomia Coreana!

Fonte: Youtube

Como você pode ter percebido pela bebida coreana soju, os coreanos consomem bastante bebida alcoólica e, assim, a ressaca é uma das certezas depois das festas. Para curar a ressaca nada de apenas água ou Coca-Cola (dizem que faz bem!), há a sopa haejang-guk.

A haejang-guk é uma sopa com vegetais, carne e sangue de boi ou salsichas com sangue (a pavorosa morcilha). Essa combinação super energética e bastante gorda cura qualquer ressaca.

 

Se você gostou das opções de comida coreana, confira outros posts sobre comidas típicas de vários países aqui!

Boa viagem gastronômica, viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.