O paraíso de Çesme e suas atrações turísticas

Conheça a pequena cidade de Çesme, uma das maiores belezas naturais da Turquia!

O paraíso de Çesme e suas atrações turísticas

Localizada no extremo oeste da península da Anatólia, a cidade de Çesme possui belezas naturais e muita história, que atraem muitos turistas turcos durante os verões. Por se localizar próximo a populosa Izmir, Çesme é um balneário dominado por turistas turcos. Os estrangeiros não sabem o que estão perdendo.

A cor da água do mar em Çesme é semelhante a do sudeste asiático, totalmente transparente e muito azul. A história de Çesme é igualmente rica, com uma ligação forte com funções portuárias e com inúmeras guerras. Sem dúvida, tudo isso fez com que nos apaixonássemos por Çesme e vamos contar a você o que fazer em Çesme. Confira e comece a planejar sua viagem à Turquia!

 

Centro Histórico

O paraíso de Çesme e suas atrações turísticas

Na antiguidade, Çesme foi conhecida como uma cidade portuária, com grande importância comercial na região da Anatólia onde está localizada. Contudo, Izmir se tornou um centro portuário mais relevante. Com essa grande concorrência, o turismo foi a aposta econômica de Çesme.

A história de Çesme e seus monumentos são fatores relevantes para a atividade turística. Entre as principais atrações turísticas históricas, destacam-se: o Forte de Çesme, o Caravanserai e as fontes. Vale ressaltar que a simplicidade das ruas estreitas também é encantadora.

O paraíso de Çesme e suas atrações turísticas

O Forte de Çesme foi construído em 1508 com o intuito de defender o porto, que fica a sua frente. Construído em um terreno inclinado e de forma retangular, o Forte de Çesme oferece uma linda vista do marina e uma ótima coleção de artefatos arqueológicos da região. Esses artefatos fazem parte do Museu de Arqueologia, localizado dentro do forte.

Além do museu, a própria arquitetura e grandiosidade do Forte de Çesme chamam a atenção. Sem dúvida uma atração imperdível da cidade, principalmente no final da tarde, quando o pôr do sol ilumina a região da marina.

O paraíso de Çesme e suas atrações turísticas

O Caravanserai é uma construção do século XVI que tinha por objetivo fornecer um lugar seguro para os mercadores estrangeiros que vinham a Çesme em função de seu grande porto. Atualmente, o Caravanserai faz parte de um hotel, mas é utilizado com frequência para eventos.

Outras atrações turísticas históricas que merecem destaque são as fontes, construídas no século XIX, e que dão nome a cidade, e as mesquitas, sempre ricamente decoradas. Entre as mesquitas de Çesme, destacam-se a Mesquita Hadji Memis Aga e a Mesquita Osman Aga.

 

Praias de Çesme

O paraíso de Çesme e suas atrações turísticas

Nós ficamos um mês na Turquia e conhecemos diversas praias e cidades da Riviera Turca, mas nenhuma se compara as belezas das praias de Çesme. As praias de areia fina, com mar calmo e extremamente transparente transformam os turistas de primeira estadia em grandes defensores e propagadores das belezas de Çesme, assim como nós.

A praia mais conhecida é Ilica. Com beach clubs e muitos admiradores, Ilica é uma praia badalada, centro do turismo em Çesme e região. O mar da Praia de Ilica é belíssimo, com muitos tons de azul e a faixa de areia é extensa, acomodando centenas de banhistas. Em Ilica, também são comuns spas de água termal, outro diferencial de Çesme.

Praia de Ilica

Praia de Ilica

A Praia de Pirlanta também é bastante conhecida, principalmente para os adeptos do windsurfe e esportes semelhantes. Próximo a Praia de Pirlanta está a nossa praia predileta, a região de Altinkum. Na realidade, em Altinkum há diversas praias pequenas belíssimas. O mar é tão lindo em Altinkum que ficamos um dia inteiro lá.

Praia de Altinkum

Praia de Altinkum

Se você vai viajar com crianças, recomenda-se a Praia de Çark, que é super calma, mas Altinkum também é super calma. Considero as praias de Çesme calmas, comparando-se com as brasileiras, principalmente, as praias de Florianópolis.

Muitos turistas não perdem os passeios de barco, essa não foi nossa escolha, por que tínhamos poucos dias na cidade. Os passeios de barco saem da marina com destino a Ilha Donkey, Baia Azul e Ilha Makril e, normalmente, incluem o almoço no barco.

 

Aliçati

O paraíso de Çesme e suas atrações turísticas

Aliçati é uma pequena vila muito charmosa, distante poucos quilômetros da Praia de Ilica. Há um conjunto de moinhos muito bem cuidado em Aliçati, que valem uma passada por lá. Mas o charme maior fica por conta das ruas cheias de pequenos hotéis, pensões e restaurantes, todos muito bem decorados. Há poucas ruas, mas o clima é super gostoso.

 

Como chegar a Çesme?

O paraíso de Çesme e suas atrações turísticas

Para chegar a Çesme, deve-se passar necessariamente por Izmir, se você vem de avião ou de alguma outra cidade turca mais distante, como nós, que viemos de Bodrum.

Um ônibus faz o trajeto do aeroporto de Izmir até a rodoviária. Da rodoviária saem ônibus a cada 30 minutos para Çesme. Não é preciso comprar a passagem antecipadamente. De Izmir a Çesme, a viagem de ônibus dura aproximadamente uma hora.

 

Dicas turísticas de Çesme

O paraíso de Çesme e suas atrações turísticas

  • Utilize o dolmuș (mini ônibus) para se locomover entre as praias. Eles são baratos e rápidos;
  • Hospede-se no centro de Çemes ou no centro de Aliçati, pois as diárias são mais baratas, se você for um viajante econômico como nós;
  • Não deixe de provar as almondegas grelhadas (köfte) e o café da manhã turco, ambos são deliciosos;
  • Vá ao escritório de turismo no centro de Çesme, há ótimas informações por lá.

 

Gostou das dicas e atrações turísticas de Çesme? Se sim, curta nosso site e este post!

Boa Viagem Nômade Digital :)

 

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.