Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela: onde e como tirar!

Descubra onde e como tirar o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela!

Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela: onde e como tirar!

Realizar o sonho de viajar para diferentes países exige planejamento, seja para montar o roteiro, estabelecer os gastos e finalizar algumas burocracias. Algo muito importante, principalmente para quem vai viajar para a Ásia, África e Oceania, é tomar a vacina contra a febre amarela e obter o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela.

Vale ressaltar que para visitar alguns estados brasileiros já se recomenda tomar a vacina contra a febre amarela. Então, leia este post, tome sua vacina e emita o certificado. A vacina dura por 10 anos e você vai ficar um tempo sem se preocupar com isso.

Mas antes disso, confira a lista, em inglês, de todos os países que pedem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Aqui você pode acessar a lista de países que não pedem visto antecipado para brasileiros, assim como CIVP, o post é em português.

 

Onde tomar a vacina contra febre amarela?

Os postos de saúde possuem a vacina contra a febre amarela. Seu único trabalho será tomar uma pequena agulhada, muito rápida. Você deve levar seu RG para que possa ser emitido o comprovante de vacinação. Para quem tem o cartão de vacina do SUS, leve-o.

No comprovante de vacinação ou no cartão de vacina do SUS, algumas informações devem estar claras: validade da vacina, posto de saúde público ou privado, número do lote da vacina, data legível, carimbo com a identificação do posto de saúde e assinatura do vacinador.

É importante ressaltar que não é necessário marcar um horário para o atendimento nos postos de saúde públicos. Nas cidades muito pequenas, é comum que o vacinador tenha um horário de atendimento. Informe-se no posto de saúde mais próximo de sua residência.

 

Passos para tirar o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela

O primeiro passo para tirar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é pesquisar AQUI qual Centro de Orientação para a Saúde do Viajante da ANVISA é mais próximo de sua residência. Há alguns postos de saúde que vacinam e emitem na hora o CIVP. Os centros privados só emitem o CIVP dos viajantes que receberam a vacina nesses centros.

Vá ao Centro de Orientação para a Saúde do Viajante da ANVISA mais próximo de sua residência com os seguintes documentos:

  • Comprovante de vacinação ou cartão de vacina do SUS com as informações da vacina tomada;
  • Documento de identidade oficial com foto (RG, passaporte, carteira de motorista válida, etc.) ou Certidão de Nascimento. O RG é a melhor opção, pois sua validade é grande;
  • Cadastre-se no link. Vá em Cadastrar Novo. Esse passo antecipado torna a emissão do CIVP mais rápida.

Você deve estar presente no Centro de Orientação para a Saúde do Viajante da ANVISA, pois é necessário assinar o documento. Os menores de idade precisam da presença dos tutores legais, como os pais.

Vale destacar que a vacina contra a febre amarela passa a ter efeito a partir do décimo dia após a vacinação. Antes disso, o país que você visitará pode não aceitar sua entrada. Então, não deixe para a última hora.

 

Quem não pode tomar a vacina contra a febre amarela?

Há casos de pessoas que não podem tomar a vacina contra a febre amarela, como: gestantes, bebês com menos de seis meses, pessoas em tratamentos agressivos, como quimioterapia, alérgicos aos componentes da vacina e outros.

Converse com seu médico sobre isso, ele mesmo pode emitir o Atestado de Isenção de Vacinação ou você pode procurar Centro de Orientação para a Saúde do Viajante, com um documento do médico que comprove que você não pode ser vacinado, além dos seus documentos pessoas.

 

As dicas sobre onde e como tirar o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela te ajudaram? Então, divulgue-as!

Boa Viagem, Viajante!

 

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.