Castelo de Caen: Fortaleza de Guilherme, o Conquistador

Descubra os segredos do Castelo de Caen, na França, a fortaleza de Guilherme, o Conquistador!

O Castelo de Caen, também conhecido como Château de Caen, é uma das maiores fortificações da Europa e a principal atração de Caen, na Normandia.

Como falamos no post sobre o que fazer em Caen, o Castelo é uma das áreas históricas que ainda existem na cidade, mesmo depois da destruição causada pela II Guerra Mundial.

Quando Caen foi escolhida como moradia do Duque da Normandia (posteriormente conhecido como Guilherme, o Conquistador), a cidade cresceu muito em todos os aspectos, mas principalmente em termos de importância religiosa e cultural.

Castelo de Caen, na França: Fortaleza de Guilherme, o Conquistador

A estrutura mais bem conservada do Castelo são as fortificações

Em 1060, o Duque mandou construir o Château de Caen, que passou a ser um dos símbolos de Caen, até os dias de hoje.

O Duque da Normandia se tornou o Rei da Inglaterra após depor o Rei Harold na Batalha de Hastings, em 1066.

Esse fato transformou Guilherme em Guilherme, o Conquistador, e pôs Caen e o Castelo de Caen em posição de importância na Europa, desde os tempos medievais.

Castelo de Caen, na França: Fortaleza de Guilherme, o Conquistador

Belíssimas vistas a partir do Castelo

Passados quase mil anos do domínio de Guilherme, a fortificação se manteve erguida, mas o Castelo em si está em ruínas devido às muitas guerras na região.

Dentro da fortificação, há áreas para descanso, curtir a vista muito bela da cidade, visitar o Museu de Belas Artes e o prestigiado Museu da Normandia.

Uma das maiores belezas do Castelo de Caen é o Portão de São Pedro, que te leva à Idade Média. Há também a Igreja de São Jorge e o antigo Tesouro da Normandia, que hoje serve para abrigar exposições temporárias.

Castelo de Caen, na França: Fortaleza de Guilherme, o Conquistador

Portão de São Pedro

A arquitetura da fachada do Tesouro da Normandia é típica do estilo Anglo-Normando do século XII e, por isso, vale muitas fotos.

Há outras construções com mais de mil anos em Caen e que estão ligadas a história de Guilherme, o Conquistador.

A Abbaye aux Dames (Abadia das Damas), construída a mando de Matilda, esposa de Guilherme, e a Abbaye aux Hommes (Abadia dos Homens), construída a mando do Duque, são dois importantes monumentos da cidade e que valem a pena serem visitados.

Castelo de Caen, na França: Fortaleza de Guilherme, o Conquistador

Abbaye aux Dames

Como você pôde notar, Caen ainda preserva muitos monumentos históricos relacionados ao seu passado glorioso.

Nem mesmo a pior guerra que a cidade viveu (Segunda Guerra Mundial) pode destruir esse patrimônio tão importante para a Normandia.

 

Para saber mais sobre Caen, confira as dicas de pontos turísticos aqui e saiba onde se hospedar aqui. Para planejar sua viagem à Normandia, ouça o episódio especial do Papo Viagem Podcast sobre a Normandia!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.