Praias do Dia D na Normandia: Viagem à Normandia na França

Conheça as históricas praias do Dia D na Normandia, França, e saiba como planejar sua visita à Omaha Beach!

O Dia D foi uma das batalhas mais relevantes da sangrenta Segunda Guerra Mundial, que ocorre nas praias da Normandia, hoje conhecidas como praias do Dia D. Costumamos ouvir falar muito sobre esse acontecimento nas comemorações do dia 6 de junho e na escola.

Mas já pensou em estar nas praias do Dia D no aniversário dessa batalha, dia 6 de junho? Foi isso que aconteceu conosco, por pura coincidência, e nós vamos contar para você como foi, além de te ajudar com dicas para o planejamento da sua viagem às praias do Dia D, na Normandia.

Confira também o episódio especial do Papo Viagem Podcast sobre a Normandia!

História do Dia D

Praias do Dia D na Normandia: Viagem à Normandia na França

Cemitério Americano em Omaha Beach, Bayeux

Em 1944, os Estados Aliados planejavam uma invasão à Normandia, no norte da França, região muito próxima à Inglaterra. Essa operação envolveu tropas dos EUA, Grã-Bretanha e Canadá, que subdividiram as 50 milhas do litoral normando em praias com nomes específicos.

Os estadunidenses ficaram responsáveis por Utah Beach e Omaha Beach (a oeste da Normandia), os britânicos lutaram em Gold Beach e Sword Beach, e os canadenses desembarcaram em Juno Beach.

Essas três últimas praias se localizam mais próximas de Caen, uma das cidades mais importantes e estratégicas da Normandia, que atualmente é a melhor base para visitar as praias do Dia D.

Praias do Dia D na Normandia: Viagem à Normandia na França

Divisão das praias da Normandia entre os Estados Aliados. Fonte: Daily Mail

A operação do Dia D envolveu milhares de soltados. Estima-se que no final do dia 6 de Junho de 1944 mais de 150 mil soldados estavam nas praias da Normandia, muitos morreram no próprio dia 6 ou nos dois meses subsequentes. A libertação da Normandia não ocorreu apenas em dia, levou meses para ser conseguida.

Assim, diante de tantas baixas, principalmente nas batalhas sangrentas de Omaha Beach, foram criados cemitérios para enterrar dignamente os soldados aliados. Os principais cemitérios se localizam em Bayeux, a primeira cidade libertada pelas tropas aliadas.

Praias do Dia D na Normandia: Viagem à Normandia na França

Monumento no Cemitério Americano

 

Como chegar às praias do Dia D na Normandia

Praias do Dia D na Normandia: Viagem à Normandia na França

O Cemitério Americano é extremamente bem cuidado

A melhor forma de chegar às praias do Dia D é ir para a cidade de Bayeux, que abriga os cemitérios britânico, canadense e americano.

Nós escolhemos nos hospedar na cidade de Caen, distante 30 quilômetro de Bayeux e com ligação por trem a esta. Caen oferece mais hospedagens que Bayeux, bons restaurantes e também possui lugares para visitar.

Da estação de trem de Bayeux saem ônibus com destino as praias da Normandia, sendo uma delas a região de Colleville-Sur-Mer, onde se localiza o Cemitério Americano na Normandia, na praia chamada de Omaha Beach pelos aliados e ainda hoje conhecida por esse nome.

Contudo, esses ônibus possuem os horários bem espaçados, por isso é importante um bom planejamento. Aqui você pode conferir os horários de acordo com o dia da visita.

 

O que visitar nas praias do Dia D (Omaha Beach)

Praias do Dia D na Normandia: Viagem à Normandia na França

A quantidade de cruzes impressiona

A batalha de Omaha Beach inspirou o filme “O Resgate do Soldado Ryan” e, por isso, ficou ainda mais conhecida e visitada.

Realmente, essa é a região com mais monumentos para serem visitados, pois o Cemitério Americano na Normandia não é apenas um cemitério, ele possui outros monumentos relacionados ao Dia D.

Na nossa visita ao Cemitério Americano, o mais interessante foi ver a beleza de Omaha Beach, com sua água esverdeada belíssima.

No cemitério sentimos o coração apertado pelos horrores da guerra, principalmente ao ver mais 9.300 túmulos, a maioria de soldados muito jovens.

As praias do Dia D – Uma visita à Normandia

Depois de conhecer os monumentos no Cemitério Americano na Normandia, vale a pena descer a praia e caminhar por ela, indo em direção às outras praias do Dia D.

Fazendo um percurso semelhante ao nosso, é necessário pelo menos duas horas de visita e vale a pena ficar até mais caso o dia esteja com sol.

 

Dicas sobre o que fazer na Normandia

Dicas e atrações do Mont-Saint-Michel!

A Normandia possui subdivisões internas, mas que para nós brasileiros não interessa muito, já que as distâncias são curtas, se comparadas ao Brasil.

Assim, se você estiver hospedado em alguma cidade da Normandia, eu recomendo conhecer o Mont Saint-Michel, Caen e Rouen, além das praias da Normandia. Para saber tudo para montar sua viagem à Normandia saindo de Paris, confira o episódio especial do Papo Viagem Podcast sobre a Normandia!

 

Esperamos que as dicas de viagem sobre as praias do Dia D na Normandia tenham sido úteis!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

2 Comentários em "Praias do Dia D na Normandia: Viagem à Normandia na França"

Receber notificações de
avatar
Ordenar por:   mais recentes | mais antigos | mais votados
RINALDO FERREIRA DE ALMEIDA
Visitante
RINALDO FERREIRA DE ALMEIDA

Meu sonho de conhecer essas praias e todo esse monumento historico, gostaria muito de conhecer tudo isso!

wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.