18 Melhores Praias de Santa Catarina [Praias mais Bonitas]

Descubra as 18 melhores praias de Santa Catarina e comece a planejar sua próxima viagem!

O Brasil é um país com muitas praias bonitas, do norte até o sul. Há vários estados do Brasil com belas praias, como Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro e muitos outros. Mas quando se fala em praia no Sul do Brasil, seu destino deve ser Santa Catarina.

Santa Catarina tem a cara do Brasil em suas belas praias azuis, areia branca e mar para surfistas e banhistas. Há praias para todos gostos nesse pequeno e charmoso estado brasileiro.

No post de hoje, selecionamos as 18 melhores praias de Santa Catarina, em diversas regiões do litoral catarinense. Confira a lista e escolha seu próximo destino de férias pelo Brasil!

 

Praia da Guarda do EmbaúPalhoça e Paulo Lopes

Melhores praias de Santa Catarina: Praia da Guarda do Embaú

A Praia da Guarda do Embaú vista da trilha que leva à Prainha. Fonte: Ricardo dos Santos

A Praia da Guarda do Embaú possui uma beleza inigualável, com o Rio da Madre separando a faixa de areia da pequena comunidade local, entre os municípios de Paulo Lopes e Palhoça.

Propícia ao surfe, a Praia da Guarda do Embaú é excelente para os amantes da natureza que buscam uma praia rústica de areia muito branca.

Sem dúvida, a Praia da Guarda do Embaú é uma das melhores praias de Santa Catarina e é a minha preferida. Nas proximidades, há outras praias que você pode visitar, como a Prainha.

 

A melhor época para visitar Santa Catarina é entre novembro, dezembro (antes do Natal), fevereiro (exceto Carnaval), março, abril. Janeiro é um mês muito lotado, assim como no Carnaval.

 

Praia da Lagoinha do LesteFlorianópolis

Melhores praias de Santa Catarina: Praia da Lagoinha do Leste

Linda é elogio pouco para a Lagoinha do Leste. Fonte: Ramon Vitto.

Para muitos viajantes, a melhor praia de Santa Catarina é a Praia da Lagoinha do Leste, que sem dúvida é uma das mais belas e melhores praias de Florianópolis.

Apesar de ser acessada somente por trilha ou barco, a Lagoinha do Leste vale muito a pena. Na realidade, o que a torna única é o seu isolamento. A praia é totalmente limpa, com areia branca e um mar fabuloso.

Para conhecer a Praia da Lagoinha do Leste, podem ser feitas trilhas a partir da Praia do Matadeiro ou do Pântano do Sul. Quem tem um orçamento mais folgado pode contratar barqueiros.

Confira também o melhor post sobre onde se hospedar em Florianópolis, do norte ao sul da Ilha!

 

Praia do MatadeiroFlorianópolis

Melhores praias de Santa Catarina: Praia do Matedeiro

Mata muito preservada na Praia do Matedeiro

A Praia do Matadeiro é uma das melhores praias de Santa Catarina por várias razões e, na minha opinião, uma das praias mais bonitas de Santa Catarina.

O visual da Praia do Matadeiro é incrível, acessível por uma pequena e fácil trilha, com montanhas protegendo a praia. A partir dessa praia pode-se pegar a trilha para a Praia da Lagoinha do Leste.

Além disso, a Praia do Matadeiro é super limpa. Na última vez que visitamos a praia, havia muitos peixes na água, o que mostra a limpeza do local. Os surfistas gostam muito dessa praia, porque as ondas são bem formadas, não quebram irregulares, o que facilita o nado também para os banhistas.

Quando você visitar a Praia do Matadeiro, dê um pulinho na Lagoa do Peri, um lugar com estrutura, água limpa e ideal para crianças. Se a Lagoa do Peri fosse praia seria uma das melhores praias de Santa Catarina para família.

 

Praia da GalhetaFlorianópolis

Melhores praias de Santa Catarina: Praia da Galheta

Há diversas trilhas que levam à Praia da Galheta, mas a mais fácil parte da Praia Mole. Fonte: Tripadvisor.

A Praia da Galheta possui uma ótima ondulação, com o mar com ondas regulares que proporcionam tanto nadar quanto surfar perfeitamente. Outros pontos positivos são a areia limpa e o clima tranquilo. 

Na minha opinião, a Praia da Galheta é uma melhores praias de SC para quem gosta de natureza preservada.

A tranquilidade da Praia da Galheta é dada pelo fato dela ser uma praia de naturismo opcional, ou seja, você pode usar roupas de banho (ou não) nessa praia. A Praia da Galheta está localizada depois de uma pequena trilha no final da famosa Praia Mole (boa para tomar banho de sol, mas com muitas ondas irregulares).

 

Praia da JoaquinaFlorianópolis

Melhores praias de Santa Catarina: Praia da Joaquina

As dunas e a faixa de areia da Praia da Joaquina são bem grandes. Fonte: Wikimedia.

A Praia da Joaquina já foi a praia mais famosa de Santa Catarina e de Florianópolis, mas perdeu espaço para a praia de Jurerê Internacional, que ganha em fama e agito, mas perde em beleza natural.

Além disso, a Joaca é ideal para a prática de surfe, windsurf, kitesurf e sandboard nas dunas. Nós, do Guia do Nômade Digital, recomendamos muito essa praia. Só não é fácil de chegar de transporte público e as ondas são frequentes.

 

Ilha do CampecheFlorianópolis

Melhores praias de Santa Catarina: Ilha do Campeche

Mar azul e transparente da Ilha do Campeche. Fonte: Tripadvisor.

Uma das principais atrações turísticas de Florianópolis é a Ilha do Campeche, que possui águas super claras e natureza preservada, realmente um pedacinho do Caribe em Floripa e, sem dúvida, uma das melhores praias de Santa Catarina.

O mar da Ilha do Campeche é ótimo para quem gosta de ver peixes e ficar pertinho da natureza. Como o mar costuma ser calmo, as famílias gostam muito da ilha.

Só tome cuidado com os quatis que conseguem abrir bolsas e mochilas sem cerimônias.

Descubra as demais belezas de Florianópolis no episódio do Papo Viagem Podcast!

 

Praia do RosaImbituba

Melhores praias de Santa Catarina: Praia do Rosa

A Praia do Rosa também recebe festas no verão. Fonte: Site Secretaria de Turismo SC.

O sul de Santa Catarina é uma região privilegiadas em praias preservadas, com boas ondas e muita natureza. Argentinos, uruguaios e gaúchos já conhecem bem o sul catarinense faz décadas.

Entre as melhores praias do sul de Santa Catarina, destaca-se a Praia do Rosa, uma das joias de Imbituba.

Com mar forte é ideal para o surfe e clima pé na areia, a Praia do Rosa é super tranquila na baixa estação. Na alta temporada, toda a região fica lotada, por isso depois do Carnaval é uma das melhores épocas para visitá-la.

 

Praia da VilaImbituba

Melhores praias de Santa Catarina: Praia da Vila

Fonte: Santur.

Nas proximidades do centro de Imbituba, localiza-se a Praia da Vila, famosa por ter sido palco de campeonatos internacionais de surfe, como o WCT.

O mar forte, típico do litoral sul de Santa Catarina, combina perfeitamente com o visual da praia, que tem no farol um dos melhores mirantes. A Praia da Vila é uma boa praia urbana da região.

 

Praia da Ferrugem – Garopaba

Melhores praias de Santa Catarina: Praia da Ferrugem

Depois da Praia da Ferrugem fica a Praia da Barra, é como se fossem duas praias em uma. Fonte: Tripadvisor

Com natureza preservada e opções para todos os públicos, a Praia da Ferrugem é a queridinha de todos os turistas que visitam Garopaba.

O mar agitado é ideal para os surfistas e banhistas que sabem nadar. Para as crianças e famílias, a lagoa que deságua na praia é perfeita, bem calminha.

A Praia da Ferrugem não pode ficar de fora da lista das melhores praias do Brasil, pois é única, não há outra como ela. Para muitos, a Praia da Ferrugem é a praia mais bonita de Santa Catarina.

Confira as dicas de hospedagem e praias para ficar no post sobre onde ficar em Garopaba!

 

Praia do Silveira – Garopaba

Melhores praias de Santa Catarina: Praia do Silveira

Fonte: Santur

Muito preservada é a Praia do Silveira, lugar ideal para relaxar e recarregar as energia. Paz, mar e sol transformam qualquer lugar em um paraíso, ainda mais quando esse lugar fica em Garopaba.

Na realidade, a cidade de Garopaba oferece uma grande quantidade de belas praias, a maioria bem preservada. A questão é evitar a região no final do ano, janeiro e no Carnaval.

 

Praia de LaranjeirasBalneário Camboriú

Melhores praias de Santa Catarina: Praia das Laranjeiras

Lindas vistas da Praia das Laranjeiras. Fonte: Wikimedia

A Praia das Laranjeiras é pequena, limpa e com o mar calmo. É uma praia ideal para crianças e famílias que buscam tranquilidade em Balneário Camboriú, uma das melhores praias de Santa Catarina para família.

Para quem faz o passeio de teleférico do Parque Unipraias é possível apreciar do alto uma das melhores praias de Santa Catarina. Vale muito a pena!

Confira os melhores hotéis e praias para se hospedar em Balneário Camboriú!

 

Praia dos AmoresBalneário Camboriú

Melhores praias de Santa Catarina: Praia dos Amores

Pôr do sol na Praia dos Amores. Fonte: Wikimedia

A Praia dos Amores é uma praia relativamente tranquila entre as praias de Balneário Camboriú, mas é uma praia com mar forte e areia grossa.

A Praia dos Amores está localizada depois do Morro do Careca – onde as pessoas saltam de parapente e asa-delta – ao norte de Balneário Camboriú. Sem dúvida, a vista saltando de parapente deve ser demais.

 

Praia do Estaleiro e Praia do EstaleirinhoBalneário Camboriú

Melhores praias de Santa Catarina:

Fonte: SC Turismo.

A Praia do Estaleiro possui águas cristalinas e areia grossa. É a principal praia onde os europeus escolhem para morar em Balneário Camboriú

Após a Praia do Estaleiro, está a Praia do Estaleirinho que também é muito bela e tem atraído os turistas em BC pela boa estrutura de bares e festas.

 

Praia BravaItajaí

Melhores praias de Santa Catarina: Praia Brava

A praia mais famosa e mais bonita de Itajaí é a Praia Brava. Fonte: Tripadvisor

A Praia Brava de Itajaí é uma praia com mar agitado que acaba atraindo surfistas. Ela já foi muito preservada no passado, mas agora está cada vez mais sendo explorada como local de condomínios.

Algumas obras são polêmicas e podem impactar a natureza e beleza da Praia Brava, assim como aconteceu com a Praia Central de Balneário Camboriú.

 

Praia de Quatro IlhasBombinhas

Melhores praias de Santa Catarina: Praia de Quatro Ilhas

Fonte: Wikimedia.

Com ondas grandes, restinga preservada, água limpíssima, areia fina e branca, a Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas, pode ser considerada uma das melhores praias de Santa Catarina.

A praia recebe este nome devido as quatro ilhas que são avistadas da costa: Ilha do Macuco, Ilha das Galés, Ilha Deserta e Ilha do Arvoredo.

Bombinhas também deve ser visitada fora da altíssima temporada, como outras cidades do litoral de Santa Catarina.

Confira também o post com dicas de praias e pousadas para se hospedar em Bombinhas!

 

Praia da SepulturaBombinhas

Melhores praias de Santa Catarina: Praia da Sepultura

O nome diferente não descreve bem a beleza da Praia da Sepultura. Fonte: Tripadvisor

A Praia da Sepultura é um paraíso para quem gosta de mergulhar, já que possui águas transparentes e sem ondas. Você encontra lá uma fauna e flora marinha muito ricas.

Para chegar na Praia da Sepultura é preciso atravessar uma trilha a partir da Praia de Bombinhas. Vale destacar que as praias de Bombinhas estão entres as melhores praias de Santa Catarina para família.

 

Praia da ConceiçãoBombinhas

Melhores praias de Santa Catarina: Praia da Conceição

Fonte: Site Secretaria de Turismo de Bombinhas.

Na Praia da Conceição em Bombinhas, você encontra piscinas naturais e uma praia protegida dos ventos. A faixa de areia não é muita extensa, mas a tranquilidade e beleza compensam a visita.

A Praia da Conceição está rodeada pela Praia de Mariscal e Praia de Canto Grande, consideradas também boas praias na região.

 

Praia de Palmas – Governador Celso Ramos

Melhores praias de Santa Catarina: Praia de Palmas

Governador Celso Ramos é uma das cidades mais bonitas do litoral de Santa Catarina. Entre muitas praias da cidade, a Praia de Palmas se destaca, sendo um reduto de águas limpas, com estrutura e muita beleza natural.

São aproximadamente três quilômetros de faixa de areia, que as suas costas estão ocupadas por prédios baixos e várias casas de veraneio. As águas variam de tons de verde transparentes até azuis mais fortes.

Contudo, a especulação imobiliária na Praia de Palmas está muito grande, refletindo em perda da qualidade da praia.

 

Mapa com as Melhores Praias de Santa Catarina

 

Gostou da nossa lista das melhores praias de Santa Catarina? Então, confira outros posts sobre Santa Catarina! Se tiver dúvida, pode mandar um e-mail ou comentar!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

4 Comentários em "18 Melhores Praias de Santa Catarina [Praias mais Bonitas]"

Receber notificações de
avatar
Ordenar por:   mais recentes | mais antigos | mais votados
Juliana Bolzzoni
Visitante
Juliana Bolzzoni

Qual delas tem água mais transparente no estilo nordeste ?

Daniela Claudino
Visitante
Daniela Claudino

A praia de Laranjeiras é uma das mais sujas que tem em Santa Catarina já faz bastante tempo! Dá uma conferida nos relatórios da FATMA.

wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.