A surpreendente história de Hagia Sophia!

Descubra as belezas e a surpreendente história de Hagia Sophia!

A surpreendente história de Hagia Sophia! istambul

Hagia Sophia é o ponto turístico mais conhecido de Istambul. Sua história milenar, riqueza arquitetônica e grandeza seduzem os turistas no bairro Sultanahmet, o coração do lado europeu de Istambul. Neste post, vou te contar um pouco da surpreendente história de Hagia Sophia!

Descubra a Mesquita Azul

Episódio 002 Istambul – Papo Viagem Podcast

 

História

A surpreendente história de Hagia Sophia! istambul

Quando o Império Romano tomou como sua sede Constantinopla (atual Istambul), no século IV, foi necessário construir a igreja do Império. Antes de Hagia Sophia, duas outras igrejas foram construídas, ambas destruídas durante revoltas. A Igreja da Sabedoria Sagrada (por isso o nome) foi construída no século VI, no ano de 537, cinco anos após o início da construção.

O Imperador Justiniano, que ordenou a construção da igreja, queria que Hagia Sophia tivesse a grandiosidade do Templo de Jerusalém. Por isso foi retirado muito material de cidades antigas, como Aspendus e Éfeso, para a construção da igreja. Até mesmo colunas do Templo de Ártemis, uma das maravilhas do mundo antigo, foram utilizadas para construir a igreja.

Todo o empenho em construir a Igreja do Império de maneira impecável, transformou Hagia Sophia em uma joia da arquitetura, com suas muitas colunas de mármore, seus mosaicos de ouro e prata e a grandiosidade de seu domo.

A surpreendente história de Hagia Sophia! istambul

De 1204 até 1261, Istambul esteve dominada pelos cristãos de uma cruzada. Essa cruzada causou muitos danos, pois muitos objetos em Hagia Sophia foram saqueados. Mesmo com a retomada da cidade pelos bizantinos, a igreja continuou a ser degradada, em função dos terremotos frequentes na região.

Com a conquista otomana por Fatih Sultan Mehmed, no século XV, Hagia Sophia foi convertida em uma mesquita, o que modificou sua arquitetura, principalmente os mosaicos. Somente no início do século passado (1934), a igreja/mesquita foi secularizada e transformada em museu. O responsável pela secularização foi Mustafa Kemal Atatürk, primeiro presidente turco.

Na década de 1990, uma missão da UNESCO apontou o péssimo estado de conservação de Hagia Sophia. De lá para cá, as restaurações têm sido constantes, por isso é comum encontrar obras de restauração ocupando uma parte considerável do interior.

 

Como é a vista a Hagia Sophia?

16 Principais pontos turísticos de Istambul!

O que mais chama a atenção em Hagia Sophia, além de sua surpreendente história, é a mescla de estilos arquitetônicos e das religiões. Por fora, ela se assemelha muito a uma mesquita, mas por dentro, os mosaicos e a cor dourada se destacam, dando características bizantinas à Hagia Sophia.

Vale destacar que os mosaicos foram muito destruídos por séculos e mais séculos de intervenções. Mas a beleza e grandiosidade são inquestionáveis. O contraste entre os mosaicos cristãos e símbolos muçulmanos dão charme à Hagia Sophia.

A surpreendente história de Hagia Sophia! istambul

Os pontos altos da visita são: o domo, seus mosaicos e símbolos, as colunas de mármore e, principalmente, as galerias superiores, onde estão localizados os mosaicos mais bem preservados. De lá é possível ter uma bela vista da Mesquita Azul.

Hagia Sophia é uma atração turística imperdível, tanto devido à construção ser grandiosa, quanto à história inigualável que possui. É importante saber que há muitas filas, por isso recomendamos chegar cedo e, se possível, visita-la na segunda-feira.

Informações práticas: End. Praça Ayasofya, Sultanahmet. Horários: 9:00-19:00 (15 Abr-25 Out.); 9:00-17:00 (26 Out-14 Abr.). Bilheteria fecha 1h antes. Bilhete adulto 30 TL (liras turcas). Para mais informações, clique aqui.

 

Gostou das dicas? Então, curta o site e este post!

Boa Viagem, Viajante :)

 

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.