7 Verdades sobre Nômades Digitais que Ninguém te Contou!

Descubra 7 verdades sobre nômades digitais que ninguém te contou ainda!

7 Verdades sobre Nômades Digitais que Ninguém te Contou!

O nomadismo digital é uma das tendências no mercado de trabalho que vem se intensificando e que tem se tornado cada vez mais globalizada. Trabalhar remotamente permite que milhares de pessoas possam morar nos mais diferentes países, viajar e trabalhar ao mesmo, além de permitir outras formas flexíveis de estilo de vida.

Contudo, cada vez mais se vê uma fantasia sendo criada ao redor do estilo de vida de um nômade digital. Essa fantasia é resultado da superficialidade das redes sociais, que mostra apenas um lado da moeda. Ou você escuta falar sobre o lado trabalhoso em ser um nômade digital com a mesma frequência?

Por isso, no post de hoje vamos apresentar 7 verdades sobre nômades digitais que ninguém te contou ainda. Confira!

 

1 – Esqueça a imagem abaixo (trabalhar na praia na frente do computador)

Verdades sobre Nômades Digitais: trabalhar na praia na frente do computador

Uma das ideias mais enganadoras sobre nomadismo digital é de um nômade trabalhando na praia, como na imagem acima. Essa fantasia passa a mensagem de vida fácil e relaxante, com muitas viagens e praias maravilhosas para aproveitar.

Pode ser que algum nômade digital pelo mundo faça isso, mas é difícil, muito improvável! Primeiro: como alguém consegue trabalhar tendo um mar lindo para nadar? Segundo: sol, sal e areia não fazem nada bem para o notebook. Terceiro: a maioria dos nômades digitais busca separar o lazer e o trabalho, caso contrário pode não conseguir fazer nenhum dos dois direito.

É claro que há uma explicação para que essa foto se espalhe como um ideal. Com as redes sociais, a romantização é algo muito certeiro para conseguir as curtidas e compartilhamentos. Então, reforçar a romantização do nomadismo digital é uma forma de conseguir muitos cliques e leitores.

Tome cuidado com as falsas verdades sobre nômades digitais que podem tentar te vender. A realidade é completamente outra.

 

2 – Ser nômade digital dá trabalho

Verdades sobre Nômades Digitais: Ser nômade digital dá trabalho

Algo que não fica claro sobre o nomadismo digital é que os nômades digitais trabalham muito mesmo. A fantasia de vida fácil confronta com a realidade da maioria dos nômades digitais.

No começo, quando ainda é difícil se manter com o empreendimento pessoal e/ou trabalhos por demanda temporários (freelance), os nômades digitais ficam horas e mais horas trabalhando na frente do computador. E não dá para fazer corpo mole, afinal, a sua renda depende de você e pode diminuir no final do mês se você relaxar.

 

3 – A jornada para ser autodidata

Verdades sobre Nômades Digitais: A jornada para ser autodidata

Os modos tradicionais de estudo e aprendizado já se mostram antiquados nos dias de hoje. Imagine, então, para alguém que busca criar seu próprio negócio que permita o trabalho remoto, ou esteja ampliando sua área de trabalho e seus clientes?

Ter a iniciativa para enfrentar os desafios de aprender algo novo é muito importante. Mais importante ainda é aguentar as dificuldades do aprendizado. Ser autodidata é uma característica importante não só para nômades digitais, mas para todos que não querem parar de evoluir.

Vale destacar que dá para aprender a ser autodidata, mas é preciso esforço e foco!

 

4 – Nômade Digital é só um termo

Verdades sobre Nômades Digitais: Nômade Digital é só um termo

O termo nômade digital é muito forte e pode ser definido de várias formas. Algo que acredito ser bem ruim é a criação de rótulo e isso pode estar acontecendo com “nômade digital”. A verdade é que você não precisa viajar sempre e trabalhar só remotamente, como a definição estrita do termo significa.

A questão mais importante é entender como você quer viver sua vida, equilibrando um trabalho que você goste (e pelo qual você daria duro) com seus sonhos de conhecer outros lugares, pessoas e culturas.

Viajar um ano sem parar pode ser a sua resposta. Ficar 2 anos em cada lugar também pode ser. O que queremos deixar claro é que ninguém precisa encaixar sua vida em um padrão para ser nômade digital. Para diferentes pessoas existem maneiras diferentes de buscar um trabalho flexível que possibilite a realização dos seus sonhos.

 

5 – Conseguir ser um nômade digital pode levar meses anos

Verdades sobre Nômades Digitais: Conseguir ser um nômade digital pode levar anos

Algo que poucos falam é sobre o período de construção do seu novo estilo de vida, mais flexível, mas também muito trabalhoso. Conseguir ter um bom portfólio de clientes ou ter seu próprio negócio é algo que exige muitos meses e, mais provavelmente, anos de dedicação. Sim, anos!

É difícil acreditar em fórmulas mágicas e rápidas para ser um nômade digital, até porque cada um faz um caminho diferente, mais longo ou curto. É claro que se alguém possui uma boa soma de dinheiro para investir, é mais fácil, mas essa não é a realidade da maioria dos nômades digitais.

 

6 – Rotina faz parte da vida da maioria dos nômades digitais

Verdades sobre Nômades Digitais: Rotina faz parte da vida da maioria dos nômades digitais

Muitos acreditam que os nômades digitais não tem uma rotina definida. Nós temos! A questão é que não é o seu chefe que define sua rotina, mas sim você mesmo. Você deve encontrar os períodos mais propícios para o trabalho, realizando o planejamento das atividades para decidir quando começar e quando terminar.

A rotina existe na vida do nômade digital, mas ela muda de acordo com o local de trabalho, com os projetos e os com planos individuais. Quer ir à praia pela manhã? Então, vai ter que trabalhar durante a noite. Essa é uma das grandes verdades sobre Nômades Digitais.

 

7 – Motivação

Verdades sobre Nômades Digitais: Motivação

As pedras no caminho fazem parte da caminhada e elas podem nos derrubar algumas vezes. Saber se manter forte e motivado, mesmo que os resultados demorem a aparecer, não é nada fácil.

Uma característica importante dos nômades digitais é a perseverança, mas sempre baseada em estudos e planejamento, porque só acreditar não faz a realidade mudar.

 

Essa foi a nossa lista sobre as 7 Verdades sobre Nômades Digitais! E você? Acha que faltou alguma verdade? O que mais te falam sobre nômades digitais e que você não concorda?

Comente!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.