Passeio à Costa da Lagoa, Florianópolis: Trilha, Restaurante e Dicas

por Jade

A Costa da Lagoa é uma das regiões mais tradicionais de Florianópolis, porque ainda possui moradores nativos da Ilha de Santa Catarina, os chamados manezinhos. O passeio à Costa da Lagoa é realmente imperdível, principalmente em um dia de sol.

Bons restaurantes, belas paisagens e banhos na Lagoa fazem parte do passeio à Costa e agradam todos os públicos, desde viajantes que gostam de natureza até famílias com crianças.

Neste artigo, apresentamos todas as informações para você aproveitar bem o passeio!

Leia também nosso artigos sobre o que fazer na Lagoa da Conceição e sobre onde ficar em Florianópolis bem localizado!

Dicas para fazer o passeio à Costa da Lagoa em Florianópolis

Costa vista a partir do barco
Costa da Lagoa vista a partir do barco

A Costa da Lagoa é uma das regiões mais isoladas em Florianópolis, por ser acessada somente por trilhas ou barcos e, portanto, não ter uma estrada para carros. Esse fato também garante a tranquilidade da região.

Nós recomendamos ir de barco até a Costa, preferencialmente do barco que sai do centrinho da Lagoa, porque assim você vai conseguir ver várias paisagens bonitas, com casinhas coloridas e muita mata verde.

O próprio passeio de barco já é uma atração da Costa que vale a pena conferir. Observe as belas fotos acima e abaixo tiradas dentro do barco.

Vista do trajeto do barco até a Costa da Lagoa
Vista do trajeto do barco até a Costa da Lagoa

O barco funciona como um ônibus, com paradas pré-definidas. Então, você tem que escolher uma das paradas.

Nós recomendamos a parada 17, porque nessa região há vários restaurantes bons e a cachoeira da Costa fica bem próxima, sendo a cachoeira outro ponto turístico do bairro.

Quem visita a região costuma tirar fotos na cachoeira, que é facilmente acessível.

Com muito verde a envolvendo, a cachoeira pode estar bem cheia ou mais tranquila, dependendo da época do ano. Só evite subir nas pedras, porque é perigoso de verdade.

A principal atração da Costa é a combinação do turismo gastronômico com as águas da Lagoa da Conceição, que nessa região são limpas e propícias ao banho.

Os pratos com peixe, camarão e ostras são os principias destaques dos restaurantes da Costa da Lagoa.

Cachoeira da Costa da Lagoa
A cachoeira tem aproximadamente 8 metros de altura

Nós já almoçamos muitas vezes no Restaurante Lagoa Azul e sempre foi uma boa experiência. A dica é pedir o peixe mais fresco da época, porque com certeza o peixe fresco é o mais saboroso. Basta perguntar ao garçom.

Os restaurantes da Costa costumam ser simples, mas com comida boa e preços razoáveis para o padrão da cidade. É claro que há opções mais caras, até porque o bairro recebe turistas.

Além disso, muitos deles possuem decks na Lagoa, com vistas lindas da região. Inclusive, muitos visitantes aproveitam para tomar banho na Lagoa, um passatempo que agrada a todos.

Trilha da Costa da Lagoa – Caminho da Costa

Para quem tem mais tempo e não abre mão de uma boa trilha, nossa sugestão sobre o que fazer na Costa da Lagoa é percorrer o Caminho da Costa.

O Caminho da Costa é a trilha centenária que liga o final da Estrada Geral do Canto dos Araçás, no centrinho da Lagoa, até a Costa.

Deck do Restaurante Lagoa Azul. Fonte: TripAdvisor
Deck do Restaurante Lagoa Azul. Fonte: TripAdvisor

O Caminho da Costa não é uma trilha difícil, mas a distância é grande, cerca de 8 quilômetros.

Nós já fizemos o Caminho e foi super tranquilo, porque grande parte do trajeto é plano, mas demora mais de 2h com toda a certeza.

Recomendamos fazer a volta de barco, tanto para descansar quanto para curtir a vista da bela região da Lagoa da Conceição a partir do barco.

O Caminho da Costa e seu entorno são considerados patrimônio histórico, artístico e cultural do município, incluindo um sobrado com quase 250 anos, mas que está em ruínas. Se você fizer a trilha, com certeza, verá o sobrado.

Conhecer a Costa da Lagoa é um passeio que recomendamos em Florianópolis, porque agrada diferentes públicos e não é caro.

Contudo, nos finais de semana do verão é comum haver muitos turistas, assim como acontece em toda a cidade de Florianópolis.

Como chegar à Costa da Lagoa em Florianópolis?

Vista da Lagoa na Costa. Do outro lado fica o Rio Vermelho e a Barra
Vista da Lagoa na Costa. Do outro lado fica o Rio Vermelho e a Barra da Lagoa

É fácil chegar à Costa. Basta se dirigir até o terminal de barcos próximo à ponte no centrinho da Lagoa da Conceição.

Do terminal de barcos, saem barcos todos os dias da semana. No final de semana, os barcos funcionam das 6h às 22h, durante o verão. Confira os horários no site oficial (Cooperbarco) aqui.

Os barcos para a Costa são usados por moradores e turistas, sendo que os turistas pagar R$ 12,50 o trajeto. O tempo de viagem é de aproximadamente 40 minutos.

Há barcos que saem do trapiche do Parque Ecológico do Rio Vermelho, nas proximidades da Barra da Lagoa, porém o trajeto é mais rápido.

Para saber muito mais sobre Florianópolis, leia nosso artigo super completo sobre os principais pontos turísticos de Floripa, com sugestões para dias de chuva, curtir a noite e muita beleza natural!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.