10 Tradicionais Comidas Típicas da Inglaterra para Provar

por Jade

A Inglaterra é um país que se orgulha do seu passado glorioso, com um império gigantesco, muita riqueza e poder. Apesar da situação político-econômica ter mudado, em termos de culinária há ainda deliciosas comidas típicas da Inglaterra de séculos atrás.

A culinária da Inglaterra foi grandemente influenciada pelas trocas culturais e comerciais durante o Império Britânico.

Inclusive, a culinária indiana tem influência nos hábitos culinários ingleses desde o século XVIII. A culinária francesa também é relevante nessas influências.

Tudo isso torna as comidas da Inglaterra interessantes para quem gosta de viajar na gastronomia, ainda mais em Londres, onde há muitos restaurantes.

Vale destacar que em muitos países, como na Inglaterra, o jantar é a refeição principal do dia, bem diferente do Brasil.

Apesar das diferenças, vários pratos ingleses podem ser feitos em qualquer lugar do mundo e em casa, afinal, as comidas típicas são caseiras!

Confira 10 deliciosas e tradicionais comidas típicas da Inglaterra no post de hoje! Se você tiver alguma sugestão, deixe um comentário!

Comidas Típicas da Inglaterra

  1. Fish and Chips
  2. Yorkshire Pudding
  3. Pie and Mash
  4. English Breakfast
  5. Chá da Tarde
  6. Sunday Lunch
  7. Lancashire Hotpot
  8. Bife Wellington
  9. Puddings
  10. Eton Mess

Fish and Chips

10 Tradicionais Comidas Típicas da Inglaterra para Provar
Fonte: Wikimedia

Uma das comidas típicas da Inglaterra mais conhecidas mundo afora é o fish and chips, que nada mais é do que um suculento filé de peixe empanado com batatas fritas.

Para o gosto do brasileiro, o fish and chips é um prato muito seco, mas há vários molhos para equilibrar a refeição, sendo o molho mais tradicional o malt vinegar.

Tradicionalmente, o fish and chips foi feito para ser uma comida prática, comprada nos restaurantes especializados, chamados de “chippie”.

Dificilmente, o fish and chips é feito em casa, mas dá para prepará-lo, basta gostar de fazer fritura!

Yorkshire Pudding

Yorkshire Pudding
Fonte: Wikimedia

O yorkshire pudding é um bolinho feito à base de ovos, trigo e leite, que acompanha muitas das comidas típicas da Inglaterra mostradas neste artigo.

Diferente de outros bolinhos, o yorkshire pudding é consumido durante a refeição principal ou como uma entrada.

Quem gosta mais de doces, pode transformar o yorkshire pudding com bolas de sorvete ou geleia e apreciá-lo como sobremesa.

Pie and Mash

10 Tradicionais Comidas Típicas da Inglaterra para Provar
Fonte: Wikimedia

Pie and Mash é uma torta de carne servida com purê de batata e molho de salsinha, chamado de licor de salsa. Essa pode não ser uma combinação usual, mas funciona de um jeito maravilhoso.

Os restaurantes de Londres especializados em pie and mash costumam ser bem generosos nas porções e os preços são ótimos, sendo uma das comidas típicas da Inglaterra imperdíveis.

Na região de Greenwich, em Londres, há ótimos restaurantes especializados em tortas inglesas e foi lá que provamos esse prato típico da Inglaterra.

English Breakfast

English Breakfast
Fonte: Wikimedia

O famoso café da manhã inglês é uma fonte de energia para quem está turistando.

Normalmente, o english breakfast tem ovos, bacon, salsichas, pão tostado, cogumelos e feijões cozidos, além de chá e café.

Vale destacar que no dia a dia, os ingleses não costumam consumir todos esses alimentos juntos, sendo raro comer um english breakfast completo. Simplesmente, não há tempo para isso!

Um farto english breakfast é mais comum nos finais de semana e feriados e, muitas vezes, o mingau é acrescentado ao café da manhã.

Chá da Tarde

10 Tradicionais Comidas Típicas da Inglaterra para Provar
Fonte: Wikimedia

É comum os ingleses reclamarem da estereotipação do chá da tarde inglês, que se tornou um hábito popular em hotéis de luxo mundo afora.

O chá da tarde inglês tem origem muito antiga (dizem que vem da época da Rainha Catarina de Bragança, portuguesa que casou com o Charles II), mas o chá só se popularizou faz poucos séculos, afinal, era um produto muito taxado pelo governo e caro para a população em geral.

Tradicionalmente, a classe mais rica tomava o café às 16h, enquanto os trabalhadores às 17h ou 18h, depois do trabalho, é claro.

O que não pode faltar em um bom chá da tarde inglês é um chá de qualidade. No Brasil temos muitos chás (ou infusões) que podem substituir os chás chineses.

Sanduíches com recheios salgados e o bolinhos scones, que são pães rápidos de fazer e individuais, também fazem parte do tradicional chá da tarde inglês.

Se a tarde estiver chuvosa e fria, o chá da tarde inglês fica ainda mais delicioso. Vale tentar fazer em casa e convidar os amigos!

Sunday Lunch

Sunday Lunch
Fonte: Pixabay

No almoço de domingo, as famílias se reúnem para o churrasco ao estilo inglês.

No sunday lunch, há sempre um tipo de carne assada, que pode ser carne bovina, cordeiro, porco ou outro tipo, acompanhada de batatas assadas, yorkshire pudding e vegetais.

Atualmente, o sunday lunch se tornou um motivo de encontro entre a família, sendo grande a variedade dos alimentos oferecidos durante esse almoço.

Lancashire Hotpot

10 Tradicionais Comidas Típicas da Inglaterra para Provar
Fonte: Wikimedia

Um tipo de comida que ainda não falamos até agora é o cozido. Um dos tipos de cozidos que está entre as mais tradicionais comidas típicas da Inglaterra é o lancashire hotpot.

No lancashire hotpot, a carne de cordeiro é cozida lentamente com vegetais, sendo coberta por rodelas de batata.

O lancashire hotpot é o tipo de comida de uma panela (ou travessa) só, que fica deliciosa e ainda utiliza um tipo de carne bastante saboroso.

Bife Wellington

Bife Wellington
Fonte: Wikimedia

Pense em uma forma diferente de preparar carne bovina! O bife wellington é ainda mais surpreendente, porque a carne é assada envolvida por massa folhada.

Entre a carne e massa é acrescentado um creme de cogumelos e patê de ervas, podendo ser usado até presunto.

Que o bife wellington fica delicioso ninguém duvida, mas a questão é acertar o ponto da carne, que fica coberta pela massa folhada. Difícil! Eu não arrisco fazer esse prato em casa!

Puddings

10 Tradicionais Comidas Típicas da Inglaterra para Provar
Fonte: Wikimedia

Em relação às sobremesas, as sobremesas mais tradicionais da culinária inglesa são os puddings.

Um dos puddings mais tradicionais é feito com maçã, creme de confeiteiro e farofa de manteiga, açúcar e trigo. Impossível não ficar divino!

Há também puddings feitos com pão, frutas e creme de confeiteiro, como o mostrado na imagem acima.

A questão é que na Inglaterra são feitos os puddings com a fruta da época, então, há bastante variedade de sabores de puddings durante o ano.

Eton Mess

Eton Mess
Fonte: Wikimedia

Se você procura uma sobremesa super fácil de fazer e muito conhecida na Inglaterra, principalmente em Londres, vale provar eton mess.

Suspiros quebrados, chantilly e morangos maduros formam o eton mess, que é uma bagunça deliciosa.

O eton mess é muito semelhante à pavlova, uma das comidas típicas da Austrália mais populares mundo afora!

Dá para tentar fazer algumas dessas comidas típicas da Inglaterra em casa! Qual delas você achou mais interessante? Deixe seu comentário e confira mais informações sobre a Inglaterra aqui!

Boa viagem!Salvar

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

Gardenia 22 de novembro de 2022 - 8:30 pm

FAREI UMA FEIRA CULTURAL COM O TEMA: TECNOLOGIA E A COMUNICAÇÃO: “INFLUÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA” FICAMOS COM O SUBTEMA: CULINÁRIA, E O TEXTO EXPOSTO NÃO ESTÁ DISPONÍVEL PARA COPIAR.
QUE PENA, MUITA INFORMAÇÃO QUE ENRIQUECERIA NOSSA FEIRA.

Responder
Jade 22 de novembro de 2022 - 10:46 pm

Olá Gardenia! Você pode ler e escrever com suas próprias palavras, sem precisar copiar. Não deixamos copiar devido ao págio que já sofremos.

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.