21 Curiosidades sobre os Bálcãs – Península Balcânica

Descubra 21 curiosidades sobre os Bálcãs, uma das mais fascinantes regiões da Europa!

21 Curiosidades sobre os Bálcãs – Península Balcânica

Os Bálcãs ou Península Balcânica é uma região muito diversa em termos de beleza natural, história e povos. Os Bálcãs incluem vários países, como a Eslovênia, Croácia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Kosovo, Macedônia, a parte continental da Grécia, Bulgária, a parte europeia da Turquia e parte da Romênia.

Contudo, os países mais conhecidos dos Bálcãs são países que faziam parte da antiga Iugoslávia. A Iugoslávia era um país multiétnico, comunista e independente surgido após Segunda Guerra Mundial (apesar de ter suas raízes no Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos em 1918) e dissolvido na década de 1990.

Marcados por guerras, com exceção da Macedônia, os países eslavos dos Bálcãs têm muito a mostrar ao mundo e aos visitantes do que o passado. No post de hoje, você vai conhecer 21 curiosidades sobre os Bálcãs que mostram as belezas e os lugares únicos da Eslovênia, Croácia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Kosovo e Macedônia.

 

21 Curiosidades sobre os Bálcãs

21 Curiosidades sobre os Bálcãs – Península Balcânica

Vale Soca. Fonte: Soca Valley Holidays

A beleza natural dos Bálcãs é inegável. O deslumbrante Vale Soca é tão bonito que serviu de cenário para “As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian”, sendo localizado na Eslovênia.

Realmente, a natureza é um aspecto marcante da Eslovênia, já que metade de seu território está preservado e possui florestas.

21 Curiosidades sobre os Bálcãs – Península Balcânica

Ljubljana. Fonte: Kis for Kani

Os eslovenos são muito apaixonados por seu país (com razão), tanto é que o nome da capital Ljubljana significa “de aparência amável” e vem da palavra eslava antiga Ljubovid.

A região sul da Croácia é conhecida como Dalmácia. Sim, é de lá que vêm os Dálmatas, os cachorrinhos mais fofos da Disney.

Dubrovnik (na Croácia) é a cidade com as fortificações mais preservadas da Europa. As muralhas são impressionantes, tanto é que Dubrovnik é um dos lugares onde foi gravado a série Game of Thrones.

21 Curiosidades sobre os Bálcãs – Península Balcânica

Dubrovnik

Marco Polo nasceu na Croácia, especificamente na ilha de Korčula. Há até uma casa que dizem que pertenceu a família de Marco Polo. Isso pode ser verdade, porque Korčula pertencia a Veneza na época do nascimento de Marco Polo.

O Imperador Constantino nasceu no atual território da Sérvia, em uma época na qual os eslavos não tinham migrado para os Bálcãs. Mas não foi só ele que nasceu na Sérvia, foram 18 imperadores romanos nascidos no atual território sérvio.

21 Curiosidades sobre os Bálcãs – Península Balcânica

Nikola Tesla em seu laboratório

A única palavra sérvia amplamente usada no mundo é “vampiro”, que fazia parte da cultura popular do interior do país.

O pai da eletricidade, magnetismo e outros fenômenos físicos, Nikola Tesla nasceu no então território sérvio em 1856, mas que hoje é território da Croácia.

Sarajevo é a capital da Bósnia e Herzegovina. Em 1984, a cidade recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno, foi a primeira vez na História que uma cidade comunista recebeu esse evento. Até hoje, há resquícios desse acontecimento que marcou a cidade.

21 Curiosidades sobre os Bálcãs – Península Balcânica

Jogos Olímpicos de Inverno em Sarajevo. Fonte: Balkanist

A Bósnia e Herzegovina tem um dos maiores índices de consumo de café do mundo. Posso falar por experiência própria, o café bósnio é muito bom e forte, assemelhando-se ao café turco.

Quando os Bálcãs fizeram parte do Império Austro-húngaro, Sarajevo virou uma cobaia para testar o bondinho, hoje chamado de VLT. Sarajevo foi a primeira cidade europeia a ter um sistema de bondinho no final do século XIX, que funciona até hoje.

21 Curiosidades sobre os Bálcãs – Península Balcânica

Café bósnio

Montenegro é um país muito jovem, separou-se pacificamente da Sérvia em 2006. Na realidade, Montenegro é aliado histórico da Sérvia.

Montenegro é um dos destinos de praia mais procurados da região, com destaque para belíssima cidade de Kotor. A influência de Veneza chegou até Montenegro e Kotor parece uma cidade italiana.

A natureza de Montenegro também é exuberante. A baía de Kotor é incrível, assim como os montes, as florestas e o Cânion Tara, simplesmente o segundo mais profundo do mundo.

21 Curiosidades sobre os Bálcãs – Península Balcânica

A histórica cidade de Kotor

O Kosovo é a nação mais jovem dos Bálcãs. Depois de um longo processo de separação, Kosovo declarou independência em 17 de fevereiro de 2008. O país já foi reconhecido pelos Estados Unidos e muitos países europeus, mas a aliança da Sérvia com a Rússia impede o reconhecimento completo da independência do Kosovo.

O Kosovo é um país cheio de jovens. Estima-se que mais de 70% da população kosovar tenha menos de 35 anos. Isso faz da capital, Pristina, uma cidade cheia de bares e excelente vida noturna. Além disso, a hospitalidade é uma característica marcante dos kosovares.

21 Curiosidades sobre os Bálcãs – Península Balcânica

Pristina. Fonte: Viator

Os motivos para visitar o Kosovo só aumentam, afinal, o país possui piscinas naturais, cachoeiras e mais de 50 montes com mais de 2 mil metros acima do nível do mar. Essa natureza privilegiada e variada faz com que a comida local seja maravilhosa e super caseira.

A Macedônia é um país conhecido por sua ligação com Alexandre, o Grande, o Imperador do Reino da Macedônia, um gigantesco império que se estendeu da Índia ao Egito.

21 Curiosidades sobre os Bálcãs – Península Balcânica

Ohrid. Fonte: Travel and Escape

A geografia da Macedônia é surpreendente. Há mais de 50 lagos e 34 picos que estão a mais de 2 metros acima do nível do mar, formando paisagens únicas, sendo um dos países mais altos da Europa.

O único Patrimônio da Humanidade pela UNESCO na Macedônia é a cidade de Ohrid, que abriga mais de 300 igrejas e possui um dos mais antigos e profundos lagos do mundo. Ohrid é patrimônio cultural e natural, algo que poucos lugares conseguem ser.

 

Ficou ainda mais curioso sobre os Bálcãs? Então, confira os episódios do Papo Viagem Podcast sobre a região, como: Sarajevo, Croácia geral, Kotor, Dubrovnik. Você vai se surpreender com os Bálcãs!

Boa viagem, Viajante!

Salvar

Posts que você deve ver também!

Deixe seu comentário!

comentários

error: Conteúdo protegido.