Pontos Turísticos de Curitiba: Os 15 Melhores

por Jade

Conheça os 15 melhores pontos turísticos de Curitiba, no Paraná!

Curitiba é uma da melhores capitais para visitar no Brasil. Os pontos turísticos de Curitiba são variados, agradando diferentes públicos, desde os apaixonados por atrações culturais até os viajantes mais baladeiros.

Conhecida pela qualidade de vida e, portanto, por possuir muitos parques e áreas verdes, Curitiba é uma cidade que merece ser visitada. Descubra 15 excelentes pontos turísticos de Curitiba no post de hoje!

Saiba também quais são os melhores bairros e hotéis para se hospedar em Curitiba!

1 Jardim Botânico de Curitiba

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!

O Jardim Botânico de Curitiba é um dos lugares mais encantadores da capital do Paraná. Sua estufa de vidro se tornou um dos cartões-postais de Curitiba, sendo inspirada no Palácio de Cristal de Londres do século XIX.

Os jardins simétricos e bem cuidados dão mais charme ainda ao Jardim Botânico. Outro diferencial do Jardim é o Museu Botânico, com mais de 300 mil espécies de plantas catalogadas.

Vale também visitar o Espaço Cultural Frans Krajcberg, que abriga a exposição permanente “A Revolta”, que trata do desmatamento no Brasil.

2 Parques de Curitiba

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!
Parque Tanguá

Curitiba é uma cidade com muitos parques interessantes, que verdadeiramente são pontos turísticos da capital do Paraná. Os parques Tanguá, Barigui e Unilivre são os melhores da cidade e os mais visitados.

O Parque Barigui é um parque muito aproveitado pelos curitibanos, com suas áreas para caminhadas, piqueniques e relaxamento. O Parque Tanguá é mais “rústico”, possuindo trilhas, e belas vistas, além de um conjunto de pedreiras com túneis. A Unilivre também permite contato com a natureza através de trilhas, além de ter a função educativa.

Há em Curitiba diversos parques e bosques em homenagem aos colonizadores, como o Bosque Alemão, Bosque do Papa João Paulo II e o Parque Tingui, além da Praça do Japão.

3 Mercado Municipal de Curitiba

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!

O Mercado Municipal de Curitiba é uma opção de passeio muito legal na cidade. Super organizado e limpo, o Mercado Municipal oferece uma variada quantidade de lojas, desde produtos alimentícios asiáticos até produtos gourmet e orgânicos.

Além disso, quem visita o Mercado Municipal de Curitiba encontra opção de restaurantes, principalmente de cozinhas específicas, como árabe, japonesa e italiana. Saiba mais sobre o Mercado Municipal de Curitiba aqui.

4 Museu Oscar Niemeyer

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!

Conhecido como Museu do Olho, o Museu Oscar Niemeyer merece uma visita, por ser uma construção única e devido as exposições.

A modernidade da construção é condizente com as exposições do museu, que são focadas na Arte Moderna e Contemporânea. Vale destacar que há um espaço dedicado a Oscar Niemeyer, um dos grandes nomes do modernismo no Brasil.

5 Museu do Holocausto

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!

Um museu único no Brasil e, por isso, muito visitado é o Museu do Holocausto de Curitiba. Inaugurado em 2011, o foco do museu é mostrar a história dos sobreviventes do Holocausto, além de contar fatos sobre pessoas de diferentes nacionalidades que lutaram para salvar os judeus.

6 Solar do Barão

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!
Fonte: Centro Histórico de Curitiba

O Solar do Barão é um espaço cultural que abriga o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura, o Museu do Cartaz e a Gibiteca. Com foco nas artes gráficas e visuais, o Solar do Barão oferece cursos, exposições e muita diversão para toda a família.

7 Museu do Automóvel

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!
Fonte: TripAdvisor

Para os apaixonados por carros, o Museu do Automóvel é imperdível. Localizado na frente do Parque Barigui, o Museu do Automóvel conta com dezenas de carros antigos originais ou restaurados, desde um Ford T da década de 1920 até uma McLaren de Emerson Fittipaldi.

8 Torre Panorâmica de Curitiba

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!
Fonte: TripAdvisor

Sem dúvida, um dos pontos turísticos de Curitiba com melhor vista da cidade é a Torre Panorâmica. A Torre Panorâmica de Curitiba é uma torre telefônica com deck para receber visitantes, atualmente pertencente a empresa Oi.

Com mais de 109 metros de altura e estando na região mais alta da cidade, a Torre Panorâmica de Curitiba oferece uma vista de 360 graus. Há um pequeno museu sobre telefonia na torre, mas a vista é o mais interessante.

9 Bairro de Santa Felicidade

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!

Comer é uma das atividades sobre o que fazer em Curitiba em qualquer dia e hora. O bairro de Santa Felicidade é um dos mais tradicionais quando se fala em comida italiana excelente, já que lá é o reduto da colonização italiana de Curitiba.

Além de restaurantes famosos e gigantescos, há outros passeios pelo bairro de Santa Felicidade, como conhecer os vinhos, queijos e produtos coloniais da Vinícola Durigan, que existe há quase 150 anos.

10 Largo da Ordem

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!

Curitiba também possui prédios históricos. Uma região com muitos desses prédios é o Largo da Ordem, que merece uma visita aos domingos, quando acontece a Feira de Artesanato. As noites no Largo da Ordem também são animadas, com muitos bares tradicionais.

Na região histórica de Curitiba, há construções de diversas épocas, como a Casa Romário Martins, do século XVIII, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, do começo do século XVIII, além de várias construções em estilo alemão.

11 Bairro Batel

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!
Fonte: TripAdvisor

Para curtir a noite em Curitiba, opções não faltam, já que a cidade oferece desde baladas famosas até bares tradicionais. Se você procura baladas famosas e bares estilosos, o bairro Batel é o mais recomendado, com as casas noturnas da moda, bares e restaurantes.

12 Teatro Ópera de Arame

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!

O Teatro Ópera de Arame é um dos pontos turísticos de Curitiba mais interessantes, sendo uma construção que mescla a modernidade com a natureza. O Teatro Ópera de Arame é um teatro de vidro e metal no meio de um lago. Um cenário belíssimo, que pede uma visita mesmo que não haja espetáculos.

Ao lado do Teatro Ópera de Arame localiza-se a Pedreira Paulo Leminski, um teatro ao ar livre para mais de 30 mil pessoas e que já recebeu shows internacionais inesquecíveis. Aliás, Curitiba é uma cidade excelente para ir ao teatro, porque há muitos.

13 Teatro Guaíra

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!
Fonte: Gazeta do Povo

O Teatro Guaíra é uma das mais importantes casas de espetáculos de Curitiba, contando com apresentações de dança, música e teatro excelentes.

O Teatro José Maria Santos é administrado pelo Teatro Guaíra e recebe apresentações em uma bela e aconchegante casa tombada. Vale visitar o site para ver o que está em cartaz.

14 Teatro Paiol

Pontos Turísticos de Curitiba: 15 Melhores!
Fonte: Curitiba para não Curitibanos

O histórico Teatro Paiol é uma construção do início do século XX, que foi transformada em teatro. Com bela arquitetura e cadeiras formando uma espécie de arena, o Teatro Paiol recebe diversas peças de teatro.

15 Passeio a Morretes

Quem viaja a Curitiba costuma fazer o passeio a Morretes, no litoral paranaense. Morretes é uma cidade conhecida pelas tradições caiçaras, como o prato típico barreado. Para chegar até Morretes, muitos turistas, fazem o passeio de trem pela Serra do Mar, percorrendo 150 quilômetros.

Outra opção para chegar a Morretes é percorrer a Estrada da Graciosa, a antiga estrada dos tropeiros, hoje com calçamento. Mirantes, cachoeiras, belas vistas e muitas curvas, formam o roteiro pela Estrada da Graciosa.

Gostou do post com dicas dos pontos turísticos de Curitiba? Então, confira as dicas valiosas sobre onde ficar em Curitiba!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

1 comentário

Francisca Fátima Rodrigues 5 de agosto de 2020 - 11:27 am

Encantada! Agradeço infinitamente a Deus , como também os responsáveis por nos mostrar as belezas de Curitiba!
Obrigada!

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.