Curiosidades sobre o Brasil: 10 Melhores e em Detalhes!

Confira as 10 melhores curiosidades sobre o Brasil em detalhes!

O Brasil é o quinto maior país em extensão territorial e um dos mais miscigenados do mundo, com cultura muito rica. Seu tamanho, sua grande população e suas características únicas fazem com que haja muitas curiosidades sobre o Brasil, que a maioria de nós não conhece.

No post de hoje, você vai conhecer as 10 melhores curiosidades sobre o Brasil em detalhes!

 

Curiosidades sobre o Brasil

Curiosidades sobre o Brasil: 10 Melhores e em Detalhes!

Rio de Janeiro na época colonial

Lembram que em 1808, a corte de Portugal se mudou para o Rio de Janeiro, fugindo de Napoleão. O Rio de Janeiro se tornou capital do Império Português, sendo a única capital de um país europeu fora da Europa.

Com o português sendo a língua oficial do Brasil, a maioria da população brasileira não conhece suas raízes linguísticas indígenas. Segundo a Revista Super Interessante, há 180 línguas indígenas no Brasil, sendo que 87% delas estão seriamente ameaçadas. Acredita-se que havia mais de 1200 línguas indígenas na época da chegada dos portugueses.

Curiosidades sobre o Brasil: 10 Melhores e em Detalhes!

Salvador é Patrimônio Cultural da Humanidade. Fonte: Wikimedia

Poucas pessoas sabem quais são os Patrimônios da UNESCO no Brasil. São 26 lugares, paisagens ou tradições que integram a lista de Patrimônios da UNESCO no Brasil. Entres eles está o samba de roda, a natureza da Amazônia, do Cerrado, do Pantanal e da Mata Atlântica.

As cidades históricas super autênticas também fazem parte da lista, além das obras modernistas do século XX, tanto em Belo Horizonte quanto em Brasília. Saiba mais sobre os Patrimônios da UNESCO no Brasil no Papo Viagem Podcast!

A Ilha da Queimada Grande é uma ilha distante apenas 33 km da cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo. O que torna a Ilha muito singular são alguns fatos: não há mamíferos, nem água potável na Ilha da Queimada Grande, sendo que as cobras dominam a cadeia alimentar na ilha, com a jararaca-ilhoa no topo da cadeia alimentar.

Curiosidades sobre o Brasil: 10 Melhores e em Detalhes!

Jararaca-ilhoa. Fonte: Viaje Aqui

No sul de Santa Catarina, em Laguna, a relação entre o homem e a natureza chegou a outro patamar. Golfinhos ajudam os pescadores artesanais a encontrarem os cardumes, um tipo de cooperação única. Quando os golfinhos escutam os cardumes, fazem um movimento com o focinho indicando o local dos peixes aos pescadores.

Muitas vezes, não temos consciência da violência urbana das grandes metrópoles brasileiras. Na lista das 20 cidades com maior taxa de homicídios, um terço da lista é composto por cidades brasileiras, principalmente entre as 10 e 20 mais violentas. Confira aqui.

A população carcerária do Brasil é uma das maiores do mundo. Uma das formas que os detentos têm para diminuir a pena é o trabalho, mas também a leitura. Para cada livro que o detento ler, a pena será reduzida em 4 dias.

Curiosidades sobre o Brasil: 10 Melhores e em Detalhes!

Formigas fritas. Fonte: Mangia che te fa bene

Os artistas da música internacional não passam tanto pelo Brasil quanto os fãs esperam. É difícil entender o comportamento desses artistas, afinal, os brasileiros lotam os shows. Isso é tão verdade que o maior show de rock ao ar livre do mundo aconteceu no Rio de Janeiro, quando mais de 4 milhões de pessoas curtiram uma apresentação de Rod Stewart.

O Brasil é o segundo país em número de aeródromos no mundo, só perde para os Estados Unidos. Infelizmente, entre mais de 4 mil aeródromos existentes, poucos recebem a estrutura suficiente para beneficiar a população.

A comida brasileira é deliciosa, cheia de variações regionais. Mas há comidas que são verdadeiras curiosidades sobre o Brasil, como a formiga tanajura. Já pensou comer formiga como se fosse amendoim? Que aperitivo!

Certas tribos indígenas passaram o costume de comer formiga aos portugueses, tradição essa que hoje faz parte da cultura cabocla brasileira. O mais surpreendente é saber que as formiguinhas têm gosto de camarão e são riquíssimas em proteínas e sais minerais. Confira a reportagem do Globo Rural sobre o assunto.

 

Qual das curiosidades sobre o Brasil mais te surpreendeu? Deixe seu comentário!

Posts que você deve ver também!

Deixe seu comentário!

comentários

error: Conteúdo protegido.