Serra da Canastra: O que fazer, onde ficar, pontos turísticos

por Jade

O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos parques nacionais do Brasil que melhor mescla aventura e natureza com a rica cultura de Minas Gerais. Conhecida no Brasil inteiro pelo queijo, a Serra da Canastra é um destino de viagem a conhecer no Brasil.

O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 para proteger a nascente do Rio São Francisco e a fauna e flora da região. A Serra da Canastra tem uma natureza única, exatamente por ser uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado.

A seguir há várias dicas de viagem sobre a Serra da Canastra. Confira!

O que fazer na Serra da Canastra?

Serra da Canastra: o que fazer, onde ficar e pontos turísticos!
Cachoeira Casca D’Anta

A Serra da Canastra se destaca por dois tipos de turismo: o turismo de aventura e o turismo gastronômico.

Na maioria das vezes, os visitantes procuram as atividades tanto de aventura/ecoturismo, quanto a gastronomia da região.

Quando se fala em natureza e aventura na Serra da Canastra, as cachoeiras, piscinas naturais e as nascentes são o grande destaque.

Há aproximadamente 10 cachoeiras no parque, sendo as mais conhecidas a Cachoeira Casca D’Anta, Cachoeira do Cerradão e a Cachoeira da Parida, entre outras, muitas delas estão entre as melhores cachoeiras em Minas Gerais.

Serra da Canastra: o que fazer, onde ficar e pontos turísticos!
Flores na primavera

Sem sombra de dúvidas, o cartão-postal da Serra da Canastra (além do queijo) é a Cachoeira Casca D’Anta, com 186 metros de altura, sendo a queda d’água mais alta do Rio São Francisco.

Para conhecer a Cachoeira Casca D’Anta, o visitante deve entrar pela parte baixa do Parque Nacional.

Vale esclarecer que o Parque é dividido em duas partes: a alta e a baixa. Para conhecer os principais pontos turísticos da Serra da Canastra, a cidade de São Roque de Minas é a melhor entrada para o parque.

Aliás, é em São Roque de Minas que fica o distrito de São José do Barreiro, entrada para visitar a Cachoeira Casca D’Anta. A partir da entrada no parque (mediante o pagamento de uma pequena taxa), é fácil chegar à cachoeira, apenas 30 minutos de caminha leve.

Serra da Canastra: o que fazer, onde ficar e pontos turísticos!

A beleza da Cachoeira Casca D’Anta é deslumbrante, com áreas de piscinas naturais para se banhar.

Para quem deseja conhecer mais piscinas naturais, basta visitar a Fazenda do Tio Zezico, no caminho para o Morro do Carvão.

Com entrada super barata, a Fazenda do Tio Zezico é imperdível nos dias de calorão. Imperdível também é a vista a partir do Morro do Carvão, que é fácil de chegar nos dias secos.

Vale ressaltar que a parte baixa do Parque Nacional pode ser conhecida com carro comum. Contudo, a parte alta necessita de carros mais fortes, como carro 4X4.

Mas caso você não esteja com o carro adequado, principalmente se tiver chovido, as pousadas e agências oferecem passeios.

Serra da Canastra: o que fazer, onde ficar e pontos turísticos!
Rio São Francisco

Na parte alta da Serra da Canastra, o grande destaque é a nascente do Rio São Francisco, um dos rios mais importantes do Brasil, que nasce em Minas Gerais e desagua mas praias de Sergipe.

Além da nascente do Rio São Francisco, há diversas cachoeiras, trilhas para avistar a flora e a fauna da região. É claro que depois de tanta aventura, a rota do queijo não poderia ficar de fora.

As fazendas produtoras de queijo mais conhecidas são Sítio do Zé Mario e a Fazenda Agro Serra.

Nessas fazendas, o preço do queijo é super em conta, com opção de queijo curado, meia-cura ou frescos. Não perca essa oportunidade!

Quando visitar a Serra da Canastra?

Serra da Canastra: o que fazer, onde ficar e pontos turísticos!

Todas as belezas e atrações da Serra da Canastra mostradas acima são melhor aproveitadas quando se viaja na época seca, entre abril e setembro.

Evite visitar o Parque Nacional de novembro a março, porque é a época das chuvas e a estrada fica horrível dentro do parque.

Normalmente, há dúvidas sobre quantos dias ficar na Serra da Canastra. Pelo menos dois dias inteiros são necessários, afinal há muitas atrações na parte baixa e atrações na parte alta.

Então, um dia para cada parte do parque é o mínimo necessário.

Onde ficar na Serra da Canastra?

Serra da Canastra: o que fazer, onde ficar e pontos turísticos!
Tamanduá

O Parque Nacional fica próximo de várias cidades, como Vargem Bonita e São Roque de Minas.

Hospedar-se em São Roque de Minas ou em Vargem Bonita é bom porque você ficará perto das atrações do parque, facilitando os deslocamentos.

A pousada Estância Macaúbas (São Roque de Minas) é uma das melhores por ficar dentro do Parque Nacional. Também há o Hotel Chapadão da Canastra, mas fica fora do parque.

Fonte das imagens: TripAdvisor

Gostou desse lindo Parque Nacional? Então, confira também outros destaques do turismo em Minas Gerais!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.