O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!

Descubra os pontos turísticos e saiba o que fazer em Porto Alegre!

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!

Praça Matriz no Centro Histórico de Porto Alegre

Porto Alegre é uma cidade menos conhecida para turistar do que as cidades da Serra Gaúcha, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Contudo, por ser capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre possui pontos turísticos históricos e culturais muito importantes, além dos parques.

No post de hoje, você vai descobrir o que fazer em Porto Alegre, com opções para diversos públicos. Confira!

 

Centro Histórico de Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!

Catedral Metropolitana

Um dos primeiros passeios em Porto Alegre é conhecer sua história através dos monumentos antigos, que estão localizados principalmente no Centro Histórico. Ao redor da Praça da Matriz, há diversos prédios antigos que merecem muitas fotos.

A Catedral Metropolitana é um dos monumentos mais importantes na Praça da Matriz. A atual Catedral Metropolitana foi construída entre 1921 e 1986, com inspiração na Renascença italiana. A Catedral possui uma cúpula gigantesca com 75 metros de altura e 18 metros e diâmetro!

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!

Theatro São Pedro

Ainda no entorno da Praça da Matriz, destaca-se o Theatro São Pedro, que foi inaugurado em 1858. Esse é um dos mais belos teatros do Brasil, que recebeu e recebe importantes apresentações, além de estar aberto à visitação. O Palácio Piratini também se destaca, sendo a sede do governo do Rio Grande do Sul.

Na Praça da Alfândega, há outros monumentos importantes para a história do estado e da cidade, como o Memorial do Rio Grande do Sul. O Museu de Arte do Rio Grande do Sul é uma opção para quem deseja conhecer um pouco da arte gaúcha.

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!

Igreja Nossa Senhora das Dores

Nos dias de sol, aproveite a Feira Hippie nas imediações da Praça da Alfândega. Vale caminhar pela região para conhecer outras atrações, como a bicentenária Igreja Nossa Senhora das Dores, a igreja mais antiga da cidade. A fachada dessa igreja é belíssima, totalmente alva, e por dentro há detalhes barrocos e neoclássicos.

Há muitos pontos turísticos e históricos no de Centro de Porto Alegre que você pode conhecer, como: o Museu Julio de Castilhos, muito rico em história do estado; o Palácio da Justiça; o Palácio Farroupilha; a Biblioteca Pública, entre outros.

 

Museus e galerias para visitar

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

As capitais do Sul do Brasil costumam ter vários dias de chuva no ano. Então, ter algum bom museu para visitar é uma importante carta na manga. Para os curiosos e para quem viaja com crianças, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS é a melhor opção.

O Museu de Ciências e Tecnologia fica ao lado da PUCRS, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O foco do museu é apresentar temas de ciências, como física, química e biologia, por meio da interação. Assim, os visitantes ficam super entretidos e aprendem na prática.

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!

Casa de Cultura Mario Quintana

Um passeio imperdível para quem prefere a Arte Moderna é visitar a Fundação Iberê Camargo. Além do prédio inovador do museu, há uma ampla coleção com obras de Iberê Camargo, um dos mais importantes artistas modernos do Brasil. Não deixe de relaxar no café no final do dia e curtir o pôr do sol incrível!

O Rio Grande do Sul possui grandes nomes na literatura, entre eles destaca-se Mario Quintana. A Casa de Cultura Mario Quintana é um dos lugares a ser visitado. O prédio era o Hotel Majestic, restaurado na década de 1990, que foi a moradia do poeta por 15 anos.

Confira a programa das apresentações e das exposições da Casa de Cultura Mario Quintana aqui.

 

Parques e jardins

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!

Redenção

Porto Alegre é conhecida por possuir vários parques e jardins. Uma opção imperdível é o Parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão, o lugar ideal para fazer um piquenique. No Parque Farroupilha, conhecido como Redenção, há o Brique da Redenção, uma feira de tudo um pouco aos domingos.

Além dos parques, os visitantes podem aproveitar o Jardim Botânico da cidade para fazer trilhas entre a natureza. Para tirar belas fotos, o Jardim do DMAE é super recomendado, por ser bem cuidado, sendo um dos locais preferidos para fazer fotos de noivas.

 

Lago Guaíba

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!

Como fazer um post sobre “o que fazer em Porto Alegre” e não mencionar o Lago Guaíba? Impossível! Os moradores costumam usar as margens do Lago (muitas vezes chamado de Rio Guaíba) para andar de bicicleta e contemplar o lindo pôr do sol.

Um dos principais destaques do Lago Guaíba é a Usina do Gasômetro, que abriga exposições temporárias diversas. Outra opção interessante é fazer o passeio de barco pelo Lago Guaíba até o Delta do Jacuí, com explicações sobre a história da região.

 

Aos fãs de futebol

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!

Estádio Beira-Rio

Há tours guiados nos estádios dos dois mais importantes times de futebol de Porto Alegre e de todo o Rio Grande do Sul, o Grêmio e o Internacional.  Nos tours pelos estádios é possível visitar desde o gramado até os vestiários, com explicações pelos guias.

Na Arena do Grêmio os tours duram aproximadamente 70 minutos, o que é bastante para um tour guiado em estádio de futebol. Já os tours no Estádio Beira-Rio também estão disponíveis ao público, com uma opção de 50 minutos e outra de 1,5 h, dependendo do interesse do visitante.

 

City Tour Linha Turismo

O que fazer em Porto Alegre? Atrações imperdíveis!

Para quem tem apenas um dia e quer conhecer os principais pontos turísticos de Porto Alegre, é recomendado usar o ônibus City Tour Linha Turismo.

Há dois roteiros: Centro Histórico e Zona Sul. O roteiro pelo Centro engloba áreas conhecidas da cidade, como a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro, o Lago Guaíba e o Parque da Redenção, possuindo cinco paradas.

O roteiro Zona Sul é focado em mostrar as paisagens naturais de Porto Alegre, como a Praia de Ipanema, as propriedades dos Caminhos Rurais e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, com uma panorâmica vista da cidade.

Se você tem apenas um dia em Porto Alegre, o roteiro pelo Centro Histórico é o mais interessante.

 

Gostou das dicas sobre o que fazer em Porto Alegre? Então, confira outros posts sobre o Rio Grande do Sul!

Boa viagem, Viajante!

Posts que você deve ver também!

Deixe seu comentário!

comentários

error: Conteúdo protegido.