Capital da Austrália: qual é?

por Jade

Descubra qual é a capital da Austrália no post de hoje!

Capital da Austrália: qual é?

Fonte: ATEC

A Austrália é um país muito procurado pelos brasileiros para estudar inglês, trabalhar e morar, além do turismo. Belas paisagens, salários (e custos) altos e qualidade de vida não faltam na Austrália, um país-continente impressionante. Mas você sabe qual é a capital da Austrália?

A capital da Austrália é Canberra (pronuncia-se canbrá), uma cidade localizada no interior do país. Canberra faz parte do Australian Capital Territory (ACT), assim como Brasília está localizada no Distrito Federal. O sistema é o mesmo do Brasil, com a capital federal fazendo parte de um distrito federal.

Canberra fica no meio do caminho entre Sydney (280 km a sudoeste) e Melbourne (660 km a nordeste). Sydney e Melbourne são as duas maiores e mais importantes cidades da Austrália, rivais históricas. A história de Canberra deriva dessa relação pouco amistosa entre Sydney e Melbourne.

 

História de Canberra

Capital da Austrália: qual é?

Parlamento. Fonte: Wikimedia

Canberra foi totalmente planejada para ser capital da Austrália, assim nem Sydney nem Melbourne receberiam o dinheiro que fluiria para a capital nacional.

Em 1901, a Austrália se tornou uma federação, mas precisava de uma capital neutra. Por isso, em 1911 foi criado o Australian Capital Territory, sendo que Canberra seria a capital.

Foi aberta uma concorrência internacional para definir os arquitetos e o projeto da nova cidade. O casal de arquitetos americanos Walter Burley Griffin e Marion Mahony Griffin conseguiu vencer a concorrência. A construção se iniciou em 1913.

No projeto de Canberra é clara a influência das formas geométricas, assim como do movimento de cidade jardim, algo em voga na época. Abaixo, veja a beleza da cidade jardim!

Capital da Austrália: qual é?

Lago Burley Griffin. Fonte: Red Bubble

Vale destacar que a região do Australian Capital Territory já era habitada há mais de 21 mil anos. O Povo Ngunnawal ocupou a região, havendo vestígios muito antigos da ocupação por milênios.

Por volta de 1820, formou-se o primeiro povoamento europeu, trazendo doenças e expulsando os Primeiros Povos da região. O nome Canberra vem dessa época, especificamente de um depósito comercial chamado de “canberry”.

 

Qual é a importância atual de Canberra?

Capital da Austrália: qual é?

Fonte: CIT

Como capital da Austrália, Canberra é sede do Parlamento, da Suprema Corte e das numerosas agências e departamentos ligados ao governo central.

A capital também concentra instituições culturais e educacionais relevantes, como a Universidade Nacional Australiana, o Memorial de Guerra, o Museu, Galeria e Biblioteca nacionais.

Com tantas instituições públicas, a renda e o emprego em Canberra são grandemente influenciados pelo setor público. Da mesma forma que em Brasília, Canberra tem salários altos e especulação imobiliária.

 

O que fazer em Canberra a turismo?

Capital da Austrália: qual é?

Memorial de Guerra. Fonte: Wikimedia

A capital da Austrália não está na rota dos turistas, quem visita a cidade são os australianos. Organizada, segura e com muitas atrações culturais, Canberra vale a pena ser conhecida, principalmente por quem tem bastante tempo na Austrália.

Alguns passeios por Canberra envolvem curtir os parques, fazer passeios de barco pelo Lago Burley Griffin e piqueniques. Há também diversos prédios públicos abertos a visitação, como: o Parlamento, o Royal Australian Mint e a Suprema Corte.

O Memorial de Guerra é belíssimo, apesar do clima ser triste, já que é uma homenagem aos militares australianos que morreram nas guerras. É claro que em uma capital federal não dá para perder os museus e galerias!

Confira o vídeo da capital da Austrália e sinta o clima da cidade!

 

Gostou de descobrir qual é a capital da Austrália? Então, descubra também as incríveis Byron Bay e Melbourne no Papo Viagem Podcast!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.