10 Melhores Cidades da Turquia para Visitar

por Jade

A Turquia é um dos países mais ricos em história e cultura na Europa. Diversas civilizações habitaram o atual território turco, desde gregos até otomanos, passando por povos mais antigos. Então, saiba que as cidades da Turquia têm muita história para contar.

O viajante que quer conhecer as cidades da Turquia vai se deparar com ruínas antigas conservadas, descobrir a beleza do litoral e do interior e se apaixonar por esse país ainda pouco visitado pelos brasileiros, quando comparamos a outros destinos na Europa.

Com tantos pontos positivos, a única dificuldade para fazer turismo na Turquia (assim como para viver no país) é a instabilidade política interna e da região. Mas vamos falar só de coisas boas neste post, como as cidades da Turquia mostradas abaixo!

10 Cidades da Turquia a visitar

Istambul

Istambul é uma das cidades mais visitadas na Europa. A antiga Constantinopla é um encontro entre o Ocidente e o Oriente, com inúmeras construções milenares.

Gigantesca, diversa e única, Istambul é uma das minhas cidades prediletas! Ela é bonita em todas as estações!

O viajante que vai à Turquia deve dedicar alguns dias para conhecer Istambul. Somente no bairro de Sultanahmet encontram-se a Hagia Sophia, a Mesquita Azul, a Cisterna da Basílica, o Grande Bazar, o Palácio Topkapi e outros pontos turísticos de Istambul imperdíveis.

O boêmio bairro de Beyoglu merece uma visita e vale até se hospedar por lá (confira dicas de hotéis em Istambul), além de jantar nos restaurantes do bairro, que concentram o melhor da culinária turca.

A cidade também possui modernidade, principalmente na parte asiática.

Çesme

Praia em Çesme

Uma das maiores surpresas do litoral da Turquia é a belíssima Çesme, o reduto de férias dos turcos.

Com praias de mar azul, transparente e calmo, Çesme é uma das melhores cidades da Turquia para visitar no verão e uma de nossas paixões no país.

Quem procura um destino de praia mais sossegado, com muitas praias adequadas para banho, tem em Çesme um local perfeito.

Para saber mais sobre essa região, leia nossos artigos perfeitos sobre o que fazer em Çesme e sobre onde ficar em Çesme!

Goreme

10 Melhores Cidades da Turquia para Visitar
Fonte: Wikimedia

A Capadócia é uma região surpreendente da Turquia. Mas onde fica a Capadócia?

Ela está localizada no centro da Península da Anatólia.

Os brasileiros descobriram essa região a partir de uma novela da Rede Globo e se apaixonaram, obviamente.

Com casas e hotéis dentro de rochas pontiagudas (chaminés de fada), vales repletos de rochas esculpidas pela natureza e usadas pelo ser humano há milênios, passeios de balão e paisagens únicas, a Capadócia é inesquecível.

Todos os anos milhões de pessoas visitam a região e a maioria fica em Goreme, que é a cidade com mais estrutura turística.

Antália

O Portão de Adriano tem 2 mil anos e é uma das entradas para o Centro Histórico de Antália
O Portão de Adriano tem 2 mil anos e é uma das entradas para o Centro Histórico de Antália

Diferentemente de Çesme, que é uma cidade pequena, Antália é uma grande e importante cidade no litoral da Turquia.

Com história milenar e um centro histórico charmoso, Antália é também um destino de verão, principalmente para quem busca por resorts na Riviera Turca.

Na nossa opinião, Antália vai além dos resorts, seu centro histórico é um encanto e há cidades históricas milenares nas proximidades de Antália, lugares impressionantes que falamos no episódio do Papo Viagem Podcast sobre Antália.

Saiba também o que fazer em Antália em detalhes no nosso artigo especial.

Éfeso

No verão, Éfeso é muito procurada pelos viajantes que chegam de cruzeiro a Kusadasi
No verão, Éfeso é muito procurada pelos viajantes que chegam de cruzeiro a Kusadasi

A partir de Izmir (ou Esmirna) ou Kusadasi, milhões de viajantes descobrem uma das mais preservadas cidades históricas de toda a Europa, a exuberante Éfeso.

Com inúmeros monumentos da antiguidade, Éfeso foi a cidade que abrigou a Virgem Maria, o que torna o local bastante atrativo aos cristãos.

Nós temos um artigo super completo sobre nossa viagem a Éfeso, destacando como chegar até lá e a história dos monumentos mais importantes.

Pamukkale

10 Melhores Cidades da Turquia para Visitar
Fonte: Wikimedia

É difícil falar das melhores cidades da Turquia para visitar e não citar Pamukkale, a pequena vila com os gloriosos terraços de água termal e com as ruínas da cidade greco-romana de Hierapolis.

Pamukkale significa em turco “castelo de algodão”, porque os terraços são formados por travertino, um tipo de rocha calcária, trazendo a cor branca a eles.

Saiba que Pamukkale e Hierapolis são Patrimônios da Humanidade pela UNESCO.

Muitos viajantes conhecem Pamukkale e as ruínas de Hierapolis em uma viagem de bate-volta a partir do litoral, saindo de Kusadasi por exemplo, mas há hospedagens na região, permitindo ficar mais tempo e aproveitar os pontos turísticos com calma.

Fethiye e Oludeniz

Oludeniz
Oludeniz

Fethiye é outro destino muito procurado na Riviera Turca, especificamente pelos ingleses, que descobriram as belezas da região faz tempo.

Na cidade, há grandes praias, sítios arqueológicos que merecem ser conhecidos e Oludeniz.

Oludeniz é um lugar tão bonito, surpreendente e único que fizemos um post específico sobre esse ponto turístico da Turquia.

Saiba também onde ficar em Fethiye e Oludeniz para aproveitar bem a região!

Bodrum

10 Melhores Cidades da Turquia para Visitar
Castelo de Bodrum

Bodrum parece uma cidade grega com mesquitas turcas. As casas alvas nos morros, o mar azul e os sítios arqueológicos causam a impressão de estar na Grécia.

Além de conhecer a cidade chamada de Bodrum, permita-se descobrir as cidades e vilas da península de Bodrum, a maioria delas com boas praias.

No episódio do Papo Viagem Podcast sobre Bodrum falamos bastante sobre toda a península. Leia também nosso artigo sobre o que fazer em Bodrum!

Konya

10 Melhores Cidades da Turquia para Visitar
Os dervixes e suas danças. Fonte: Flickr

Em Konya, o visitante se depara com a diversidade cultural da Turquia. A cidade guarda mesquitas, museus e construções da dinastia Seljuk e também atrai visitantes por causa dos dervixes.

Os dervixes expressam sua fé baseada no Sufismo, uma corrente do Islamismo nascida em Konya e que utiliza a música e a dança na prática religiosa.

Aliás, Konya é uma cidade de peregrinação religiosa devido ao Sufismo.

Outras Cidades da Turquia

10 Melhores Cidades da Turquia para Visitar
Mardin. Fonte: Wikimedia

Há muitas cidades históricas para visitar na Turquia. Impossível mencionar todas, mas vou citar mais algumas.

A riquíssima Mardin é cheia de história, com construções de diversas épocas. Infelizmente, com a Guerra na Síria, visitar Mardin e a fronteira turca com a Síria se tornou pouco recomendado.

Outra cidade histórica é Side ou Sida, rica em ruínas gregas e romanas, e, portanto, localizada no litoral turco, especificamente na região de Antália.

Canakkale é conhecida pelas ruínas de Troia e por lá ter acontecido a Batalha de Gallipoli na Primeira Guerra Mundial.

A partir de Istambul é possível visitar Canakkale, que está localizada na região do Estreito de Dardanelos.

Uma cidade fora da rota dos visitantes é Trabzon, uma das maiores cidades da Turquia, localizada no Mar Negro.

Mapa com as Melhores Cidades da Turquia

Confira no mapa a localização das cidades da Turquia mencionadas neste post. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Qual das cidades da Turquia você ficou com mais vontade de visitar? Deixe seu comentário! Leia também nosso artigo especial sobre Seguro Viagem à Turquia (com dicas de segurança)!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

José Augusto Peres 6 de agosto de 2022 - 10:04 am

Muito lindo…
Seria necessário contratar um guia para visitar esses locais ??

Responder
Jade 6 de agosto de 2022 - 10:09 pm

Olá José! Os guias podem ser contratados para passeios específicos, como visitar sítios arqueológicos que exigem conhecimento ou ficam muito distantes das grandes cidades. Já nas cidades maiores, dá para conhecer muita coisa por conta própria, pode acreditar. A Turquia não sofre com violência urbana como no Brasil, então, dá para se aventurar mais e ainda se sentir seguro. Além disso, os turcos são gente boa e gostam muito de brasileiros.

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.