As fontes de Aix-en-Provence: riqueza e charme na Provença!

Descubra as históricas e belas fontes de Aix-en-Provence, no sul da França!

As fontes de Aix-en-Provence: riqueza e charme na Provença!

Fonte d’Albertas

A cidade de Aix-en-Provence é um dos destinos que deve estar no seu roteiro de viagem pela Provença. Prédios históricos, ruelas charmosas e muitas praças decoram essa linda cidade. Mas as fontes de Aix-en-Provence são o símbolo da cidade.

Aix-en-Provence é conhecida como a cidade das mil fontes, mas estima-se que haja mais de 2 mil fontes na cidade. Então, as fontes de Aix-en-Provence são atrações imperdíveis, que você vai conhecer no post de hoje!

 

As principais fontes de Aix-en-Provence

As fontes de Aix-en-Provence

Fontaine de la Rotonde

A fonte mais conhecida de Aix-en-Provence é o primeiro monumento que os turistas costumam ver, porque fica na entrada da avenida principal, a Cours Mirabeau. Considerada uma das avenidas mais belas da França, no começo da Cours Mirabeau localiza-se a Fontaine de la Rotonde.

A Fontaine de la Rotonde é a fonte mais grandiosa de Aix-en-Provence, sendo a primeira com ferro fundido na base. Os detalhes mais interessantes são as estátuas. Há três estátuas que representam: a Lei (na direção da Cours Mirabeau), a Agricultura (na direção de Marselha) e a Arte (na direção de Avignon).

As fontes de Aix-en-Provence: riqueza e charme na Provença!

Fonte do Rei René

Na Cours Mirabeau, há também outra importante fonte de Aix-en-Provence, a Fonte do Rei René. Nessa fonte há a estátua do Rei René com uvas moscatel em uma das mãos, já que ele introduziu essa variedade na Provença. Os livros aos pés do Rei simbolizam os incentivados as artes e a ciência feitos pelo monarca.

Ainda na Cours Mirabeau, há a fonte de água quente, chamada de Fonte “Musgosa”, bastante peculiar. A Fonte dos Nove Canhões também possui musgos.

Onde ficar em Aix-en-Provence? Dicas de hotéis!

Fonte Musgosa

As fontes citadas até agora são muito famosas porque se localizam na Cours Mirabeau, um local muito movimentado. Contudo, a Fonte dos Quatro Golfinhos é ainda mais famosa. Localizada no bairro Mazarin, a Fonte dos Quatro Golfinhos data do século XVII e tem quatro golfinhos na base de um obelisco barroco.

As fontes de Aix-en-Provence

Fonte dos Quatro Golfinhos. Fonte: Eve Andersson

A Fonte d’Albertas (mostrada na primeira imagem do post) é muito mais nova do que as fontes anteriores, mas não perde nada em beleza. Elaborada em 1912, a Fonte d’Albertas se localiza na Praça d’Albertas, na mansão que pertenceu a essa família. A mansão data do XVIII e possui estilo barroco.

Se você quer conhecer fontes menos conhecidas, é só parar nas praças de Aix-en-Provence. Em cada praça da cidade, há uma fonte diferente, muitas são super antigas.

As fontes de Aix-en-Provence: riqueza e charme na Provença!

Fonte da Praça do Hôtel de Ville

Na Praça Forum des Cardeurs, há uma fonte musgosa. Na Praça des Martyrs de la Résistance, você encontrará a bela e antiga Fountain d’Espeluque. Enquanto que na Praça des Trois Ormeaux, você poderá relaxar e também ver uma bela fonte.

Uma praça imperdível é a Praça do Hôtel de Ville, a antiga prefeitura da cidade. Nessa praça, há uma bela fonte, que fica ofuscada pelo Hotel de Ville, apesar do tamanho, e também pela esplendorosa Torre do Relógio.

As fontes de Aix-en-Provence: riqueza e charme na Provença!

Mur d’Eau

A fonte mais moderna de Aix-en-Provence é a Mur d’Eau (parede de água). A Mur d’Eau é um espelho d’água gigantesco em um viaduto na região do Pavillon Noir. Vale a pena dar uma passadinha por lá e conhecer também o Pavillon Noir, um centro de apresentação de dança bem moderno.

 

Qual das fontes você achou mais interessante? Deixe seu comentário! Também ouça o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Marselha e o episódio sobre Avignon, além do episódio do Papo Viagem Podcast sobre Aix-en-Provence!

Boa viagem, Viajante!

 

Salvar

Posts que você deve ver também!

Deixe seu comentário!

comentários

error: Conteúdo protegido.