Monções na Tailândia: dicas de viagem!

por Jade

Confira como é o tempo a cada mês e as monções na Tailândia!

Monções na Tailândia: dicas de viagem!

A Tailândia é um destino muito procurado pelo seu litoral paradisíaco, além da gigantesca Bangkok. Com duas costas cheias de ilhas paradisíacas e muita beleza natural, curtir a praia é uma atração imperdível no país. Mas os viajantes devem ficar atentos às monções na Tailândia.

Como já expliquei no post sobre “qual a melhor época para viajar à Tailândia”, o clima tailandês é quente durante todo o ano, com poucas exceções. Assim, o mais importante para planejar sua viagem é saber quais são as épocas chuvosas e quais são as épocas secas.

Fonte: Trails of Indochina

Fonte: Trails of Indochina

De modo geral, a divisão climática da Tailândia é a seguinte: Norte, Costa Oeste e Costa Leste.

  • Norte da Tailândia: A estação de chuvas ocorre de maio até novembro;
  • Costa Oeste: A estação de chuvas ocorre de junho até outubro;
  • Costa Leste: A estação de chuvas ocorre de setembro até dezembro.

Vale ressaltar que podem haver variações nas estações de chuva, começando ou terminando mais cedo ou mais tarde. Mas nos meses e locais mencionados acima, a chance de chuvas fortes é grande, principalmente no litoral.

 

Monções na Tailândia a cada mês

Monções na Tailândia: dicas de viagem!

Costa Oeste (Koh Phi Phi) em novembro.

 

Tailândia em janeiro

O mês de janeiro possui tempo bom em todo o território tailandês. No Norte, esse é o período de clima mais ameno, com temperaturas chegando aos 20°C ou até mesmo, sendo também uma época seca.

Nas costas Oeste e Leste, o mês de janeiro fica lotado nas ilhas paradisíacas de Koh Phi Phi e Koh Samui, por exemplo. Nas duas costas, o mês de janeiro é seco.

 

Tailândia em fevereiro

O mês de fevereiro possui as mesmas características citadas para o mês de janeiro. A grande quantidade de visitantes continua no mês de fevereiro e não há monções na Tailândia nesse período.

 

Tailândia em março

Em março, o Norte da Tailândia experimenta temperaturas bem altas, mas o tempo continua seco. Essas condições no Norte perduram até maio.

Nas costas Oeste e Leste, o mês de março é seco, porém quente, como na maioria do país.

 

Tailândia em abril

Em abril, as chuvas podem começar a aparecer na Costa Oeste, mas isso varia de ano a ano. A Costa Leste é seca em abril e o Norte é seco, porém muito quente. Quando se diz que é quente na Tailândia, é porque é absurdamente quente.

 

Tailândia em maio

A partir de maio, as chuvas podem se intensificar na Costa Oeste e o período de chuvas efetivamente se inicia no Norte. A Costa Leste apresenta tempo seco em maio.

 

Tailândia em junho

Junho é o mês que oficialmente é iniciada a estação de chuvas na Costa Oeste, onde estão as famosas Phuket e Koh Phi Phi. As chuvas e a nebulosidade na Costa Oeste se estendem até o mês de outubro, sendo esta uma época não indicada para viajar a região.

No Norte, a estação de chuvas persistirá até novembro, sendo a Costa Leste a única adequada para ser visitada.

 

Tailândia em julho

Em julho, as condições climáticas são as mesmas de junho.

 

Tailândia em agosto

Em agosto, as condições climáticas não mudam, com chuvas na Costa Oeste e no Norte da Tailândia e com tempo seco na Costa Leste.

 

Tailândia em setembro

O mês de setembro abre a temporada de chuvas na Costa Leste. Toda a Tailândia nesse mês não é adequada para ser visitada.

 

Tailândia em outubro

O mês de outubro apresenta as mesmas condições climáticas do mês de setembro.

 

Tailândia em novembro

Em novembro, a Costa Oeste começa a entrar na estação seca e recebe muitos visitantes estrangeiros. A Costa Leste e o Norte da Tailândia continuam na estação chuvosa.

 

Tailândia em dezembro

Dezembro é um mês lotado de turistas na Tailândia. A Costa Oeste e o Norte já apresentam tempo bom e dezembro é o último mês de chuvas na Costa Leste.

 

Assim, a melhor época para viajar para a Tailândia é de dezembro até março. Essa é a época do “inverno” tailandês, que ainda significa bastante calor, mas com menos chuvas.

 

Para conhecer mais Koh Phi Phi e saber muitas dicas de viagem, confira o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Koh Phi Phi! Confira também o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Bangkok!

Se o post sobre as monções na Tailândia de ajudou, curta nosso site e este post!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.