O que fazer em Canasvieiras, Florianópolis?

por Maurilio

A Praia de Canasvieiras é um dos destinos preferidos de quem vai fazer turismo em Florianópolis durante o verão. Inclusive, o bairro é o destino favorito dos argentinos, uruguaios, paraguaios e chilenos. Mas você sabe o que fazer em Canasvieiras?

Os turistas que se hospedam em Canasvieiras buscam a infraestrutura do bairro, com restaurantes, bares, supermercados, lojas e a praia. Há vários hotéis e pousadas em Canasvieiras com bons preços (inclusive baratos) e qualidade.

Só que esse bairro possui outras atrações além dessas mais conhecidas. Confira as nossas dicas para quem deseja aproveitar Canasvieiras, seja no verão, à noite ou até nos dias de chuva!

O que fazer em Canasvieiras, Florianópolis? Principais pontos turísticos

1) Caminhar até a Praia de Cachoeira do Bom Jesus

Praia de Cachoeira do Bom Jesus
Praia de Cachoeira do Bom Jesus

Um dos passeios em Canasvieiras que mais gostamos é caminhar pela praia do bairro até a próxima praia, localizada na Cachoeira do Bom Jesus.

A praia de Cachoeira do Bom Jesus não é tão lotada quanto a praia de Canasvieiras (ou as praias de Jurerê e de Jurerê Internacional).

Mesmo que agora Canas não esteja tão cheia devido ao alargamento da faixa de areia, a praia de Cachoeira do Bom Jesus tem melhores condições para banho.

Vale a pena fazer essa caminhada relaxante e tomar banho em um local com menos gente e mais beleza natural. Até porque as águas dessa praia são claras e limpas até na alta temporada.

Nós já vimos até golfinhos na praia de Cachoeira do Bom Jesus, mas eles costumam aparecer no começo da manhã.

A primeira prainha depois do costão da praia de Canasvieiras
A primeira prainha depois do costão da praia de Canasvieiras

Além da praia de Cachoeira do Bom Jesus, no canto oposto (costão oeste), há pequenas praias com acesso pelo costão ou pelo mar durante a maré baixa, mas tome cuidado em ambos, tanto no costão quanto no mar.

Essas praias não tem saída para rua nenhuma, sendo privativas. O resultado é que mesmo no verão, elas ficam tranquilas.

2) Assistir a um show no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira

O Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira está localizado em Canasvieiras, sendo um dos principais locais nos quais são realizados shows nacionais na cidade.

O centro de eventos tem fácil acesso, inclusive você pode chegar caminhando a partir do bairro.

O centro de eventos foi inaugurado no final de 2015 e já recebeu shows do Lulu Santos, Seu Jorge, Ana Carolina, entre outros artistas.

Normalmente, no verão o Centro de Eventos tem agenda cheia, porém a cada ano há variação nas festas que acontecem no local.

Alguns eventos no verão de Canasvieiras que costumam acontecer no Centro de Eventos são:

  • Feijoada do Zeca;
  • Festival Arena Pop Rock;
  • Peixada do Gui.

3) Caminhar à noite pela Avenida da Nações

Para quem procura o que fazer em Canasvieiras à noite, saiba que o passeio obrigatório de todo turista é caminhar pela Avenida das Nações, a principal rua do bairro.

O movimento à noite é intenso, principalmente no verão, com vendedores de rua e artistas fazendo a alegria do pessoal. Também não faltam locais para comer, inclusive mais econômicos.

A Avenida Madre Maria Villac também possui restaurantes e lojas e, com certeza, você passará por lá, já que essa é uma das principais avenidas perto da praia.

4) Comer pratos argentinos e uruguaios

Empanadas argentinas
Empanadas argentinas. Fonte: Wikimedia

Por ser o destino favorito dos turistas estrangeiros em Florianópolis, você pode aproveitar para experimentar pratos típicos da Argentina e do Uruguai em Canasvieiras.

Choripán, empanadas, chivitos são facilmente encontrados no bairro, inclusive oferecidos pelos vendedores na praia, assim como o milho verde, chamado de choclo.

Realmente, Canasvieiras é a praia mais sul-americana de Florianópolis.

5) Jantar e curtir a vida noturna no bairro

Canasvieiras possui vários restaurantes, então, aproveite para comer desde pratos típicos da cidade até os pratos da culinária dos gringos.

Além disso, os bares e as boates atraem aqueles que buscam diversão noturna, principalmente com música latina.

Há algumas boas opções do que fazer em Canasvieiras à noite:

  • Restaurante Churrasco ao Vivo: oferece cortes argentinos e pratos típicos como parrilha, além buffet de saladas, ambiente familiar. Um dos restaurantes mais badalados do bairro para você jantar ou mesmo almoçar. A reforma recente deixou o local ainda mais bonito.
  • Pizzaria e Restaurante Terezas: a pizzaria mais bonita do bairro. O ambiente é aconchegante e vale a pena pela qualidade da comida. É um restaurante muito elogiado!
  • Cantina Pizzaria Santa Maria: outra pizzaria / restaurante italiano movimentado em Canasvieiras e muito procurado!
  • Food Parks: o bairro possui vários food parks que abrem durante o verão, com destaque para o Central Park Food Truck.

6) Fazer compras em Canasvieiras

O bairro de Canasvieiras possui um grande número de lojas para comprar. Você pode encontrar souvenirs, roupas de verão, produtos do nordeste, etc.

O bairro possui alguns centros comerciais, como o Shopping das Nações e Shopping Muller Jr. As lojas localizadas na Rua Madre Maria Villac também valem a pena.

Para quem procura shoppings maiores, terá que ir até o Floripa Shopping, onde há cinema, lojas de departamento e várias boutiques.

7) Passeios de Escuna em Canasvieiras

Passeios de Escuna em Canasvieiras
Trapiche e barco vistos da Praia da Cachoeira do Bom Jesus

Um dos principais passeios em Florianópolis é visitar os fortes da região por meio de “escunas”.

Em Canasvieiras está localizado um dos trapiches da cidade em que saem os barcos. O outro trapiche está no centro da cidade, perto da ponte Hercílio Luz.

Atualmente, o passeio de escuna a partir de Canasvieiras consiste em avistar a Ilha de Anhatomirim (Fortaleza de Santa Cruz Séc. XVIII), a observação da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, almoço e uma parada na Ilha do Francês para tomar banho de mar.

Você pode até observar golfinhos, dependendo do dia na Baía dos Golfinhos. O roteiro pode variar dependendo da empresa operadora do serviço. Então, pergunte todos os detalhes.

Vale destacar que o passeio de escuna para as fortalezas é um dos principais pontos turísticos de Florianópolis, mas poderia melhor em relação à música alta e mais paradas nas fortalezas.

Caso você não tenha intenção de fazer esse passeio, saiba que dá para visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa por terra. Bastar ir à praia do Forte, uma pequena e tranquila praia perto de Jurerê Internacional.

8) Mergulho na Ilha do Arvoredo

Ilha do Arvoredo. O que fazer em Canasvieiras?
Ilha do Arvoredo. O que fazer em Canasvieiras? Foto: Tripadvisor

Para quem gosta de mergulhar, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é um dos melhores lugares para essa atividade.

Você pode mergulhar por meio de uma das escolas e operadoras de mergulho localizadas em Canasvieiras ou em outras praias do norte da ilha (Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Jurerê).

9) Stand up paddle

Quem deseja praticar outra atividade física no Balneário de Canasvieiras, pode alugar um Stand-up Paddle e remar no mar calmo, sem ondas de Canas. É o cenário perfeito!

10) Visitar a Igreja São Francisco de Paula

Visitar a Igreja São Francisco de Paula

A Igreja São Francisco de Paula é uma pequena igreja localizada em Canasvieiras, construída no Século XIX. É uma igreja em estilo colonial e tombada pelo patrimônio histórico de Florianópolis-SC.

Vale uma foto para quem deseja curtir a arquitetura histórica de Florianópolis.

11) Curtir Jurerê e suas baladas

Canasvieiras está localizada ao lado da famosa Jurerê. Aproveite essa proximidade para curtir as baladas, shows e também a praia de Jurerê Internacional.

12) Andar de bike em Canasvieiras

Canasvieiras é um ótimo bairro para você andar de bicicleta. Há inclusive algumas ciclovias para facilitar o deslocamento.

Conclusão

O que fazer na praia de Canasvieiras?

Há muitas atrações em Canasvieiras: a própria praia, praias vizinhas, shows e eventos, Avenida das Nações, restaurantes típicos, food parks, compras, passeio de escuna, mergulho…

O que fazer em Canasvieiras no inverno?

É claro que o melhor é aproveitar a praia nos meses mais quentes, mas você pode aproveitar o inverno para explorar várias partes da ilha que são mais difíceis de serem exploradas no verão por causa do trânsito.

Onde comer em Canasvieiras?

Os melhores restaurantes ficam ou no centrinho de Canasvieiras ou nas ruas próximas.

Essas foram nossas dicas sobre o que fazer em Canasvieiras! Veja quais são o top 10 hotéis e pousadas em Canasvieiras e leia nosso artigo super completo sobre o que visitar em Florianópolis!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.