Bairro La Boca em Buenos Aires: Caminito e Pontos Turísticos

por Jade

O bairro La Boca em Buenos Aires é um dos mais tradicionais da capital argentina, nascido da vocação portuária da cidade. No século XIX, imigrantes italianos, principalmente genoveses, fixaram-se no bairro para trabalhar no porto.

Sendo, portanto, um bairro de trabalhadores, o sentimento de comunidade em La Boca ainda é muito forte. Percebe-se que o bairro carece de investimentos, já que por ser um dos bairros mais pobres é deixado de lado. Mas não pelos turistas!

Quem está fazendo um roteiro de viagem a Buenos Aires pela primeira vez deve dar uma passadinha em La Boca, para conhecer suas atrações e ver outra face de Buenos Aires.

Confira as dicas sobre o que fazer no bairro La Boca em Buenos Aires e veja as informações sobre segurança no final do post!

Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Buenos Aires bem localizado!

Dicas e pontos turísticos do bairro La Boca em Buenos Aires

Caminito

Bairro La Boca em Buenos Aires: Caminito
O Caminito foi idealizado pelo pintor Quinquela Martín

O Caminito é uma das atrações mais conhecidas de Buenos Aires e a que mais divide opiniões.

O Caminito é composto por pequenas ruas em La Boca, distante cerca de 500 metros do Estádio La Bombonera, do time de futebol Boca Juniors.

As casas coloridas, a decoração extravagante e o clima turístico atraem a maioria dos visitantes que vem a Buenos Aires pela primeira vez.

Saiba que quando houve o fechamento da linha de trem, a região entrou em declínio total.

O pintor Benito Quinquela Martín resolveu restaurar as ruas, pintando as casas com cores fortes e decorando toda a região com diversos objetos chamativos.

Outros artistas portenhos também contribuíram com a decoração dessas ruas no bairro La Boca, colocando o bairro no mapa do turismo em Buenos Aires.

Assim, na década de 1950 nasceu o Caminito. Aliás, esse nome se refere a um tango famoso interpretado por Carlos Gardel e outras dezenas de cantores, mas composto por Juan de Dios Filiberto em 1926.

Vale a pena visitar o Caminito em Buenos Aires?

A maioria dos turistas visita o Caminito no mesmo dia em que conhece a Feira de San Telmo.

Essa é uma ótima estratégia, porque assim você pode utilizar o transporte público saindo de San Telmo.

Em San Telmo, basta pegar o ônibus da linha 29. O motorista já saberá até onde você saltará e, normalmente, sempre há mais turistas no ônibus. Lembre-se que a Feira de San Telmo ocorre aos domingos.

O importante é chegar ao Caminito de ônibus, que deixa na entrada da rua, ou de táxi. Não recomendamos ficar andando sozinho no bairro La Boca fora da área turística, por questões de segurança (ou falta dela).

No Caminito, o que ocorre são vendedores, dançarinos de tango e até sósia do Maradona tentando tirar uma grana dos turistas.

Em várias atrações pelo mundo, como na Torre Eiffel, há pessoas que se especializaram em “negociar” com os turistas.

Particularmente, não nos sentimos ameaçados por ninguém. Mas vale adotar a estratégia de não dar papo para estranhos, não comprar nada nas lojinhas e muito menos almoçar nos restaurantes caros do local.

Tiramos muitas fotos sem problema algum e as fotos ficaram muito boas, porque o Caminito é fotogênico.

Acho que foi tudo tranquilo porque nos vestimos de maneira simples nas viagens. É importante não dar pinta de turista endinheirado. Algo que realmente não somos!

Além disso, visitamos a região no final da manhã de domingo, com bom movimento, mas não estava cheio.

Como você pode notar nessas fotos, vale a pena ir ao Caminito. Tiramos belas fotos, chegamos e voltamos de transporte público e não fomos muito assediados.

O local é bonito, mesmo que seja caricato!

Só que é um local para ir uma única vez, apenas para matar a curiosidade. Aliás, vá cedo, até no máximo 14h, para fugir da multidão.

Saiba que o Caminito é o ponto alto do elogiado e muito procurado Free Tour pelo Bairro La Boca.

La Bombonera

Bairro La Boca em Buenos Aires: La Bombonera
La Bombonera. Fonte: TripAdvisor

Os apaixonados por futebol não conseguem resistir à visita ao Estádio La Bombonera, a casa do famoso time Boca Juniors.

Construído em 1940, o estádio do Boca Juniors tem esse nome curioso por ter a forma de uma caixa de bombons.

Outra curiosidade é sobre as cores do Boca Juniors, que estão presentes no estádio e em todo o bairro La Boca em Buenos Aires.

Conta-se que no começo do século XX houve indefinição sobre quais cores o time deveria adotar. A difícil escolha foi feita pela sorte, pois o primeiro navio que passasse naquele momento teria suas cores usadas pelo time.

No caso, passou um navio com a bandeira sueca, por isso as cores são iguais às da Suécia.

A visita a La Bombonera pode ser tanto para ver algum jogo, algo recomendado só para quem é fã mesmo, ou para visitar o museu do Boca Junior.

A história do Boca Juniors é apresentada no Museu de la Pasión Boquense, havendo também o tour pelo estádio.

Informações práticas – O tour pelo estádio funciona diariamente das 10h às 18h, mas com modificações nos dias de jogo. Fique atento a isso! Confira mais informações no site oficial ou participe do Tour do Futebol, que também inclui o estádio do River Plate.

Fundação PROA

Bairro La Boca em Buenos Aires: Fundação PROA
O prédio da Fundação PROA mescla o moderno e o histórico. Fonte: TripAdvisor

Colada ao Caminito está a moderna e imperdível Fundação PROA. Focada na arte dos séculos XX e XXI, a Fundação PROA recebe exposições de artistas renomados internacionalmente, sendo uma atração diferente no bairro La Boca em Buenos Aires.

Vale muito a pena conferir quais exibições estarão disponíveis durante sua visita ao bairro.

Na Fundação PROA, a livraria e o café no terraço também merecem ser visitados. A vista do terraço é uma das melhores em La Boca.

Informações práticas – Fechado na segunda. Horário de funcionamento das 11h às 19h. Confira mais informações no site oficial da Fundação PROA.

Museu Benito Quinquela Martín

Com o nome oficial é Museu de Belas Artes de La Boca dos Artistas Argentinos “Benito Quinquela Martín”, mas é conhecido como Museu Benito Quinquela Martín.

Esse museu é dedicado ao pintor que verdadeiramente mudou a história de La Boca.

No Museu, estão expostos os cômodos onde viveu Quinquela Martín, assim como quadros e diversas esculturas.

Informações práticas – Contribuição de $ 100 (pesos argentinos). Fechado na segunda. Confira mais informações como horários e exposições no site governamental Buenos Aires Ciudad.

Dicas de segurança em La Boca, Buenos Aires

  • O melhor é não tentar caminhar muito por La Boca, a não ser que você faça um tour guiado. Chegue de ônibus ou táxi nas atrações. Essa preocupação impede que você seja roubado ou entre em ruas pouco recomendadas para turistas. Na dúvida, use o táxi ou uber;
  • Durante a noite, vale a pena evitar a visita a La Boca, preferindo o uso do táxi no caso de visita ao estádio La Bombonera;
  • Não tenha medo de usar os ônibus (durante o dia) para chegar a La Boca. Nós, por exemplo, pegamos o ônibus da linha 29 saindo de San Telmo. Confira o trajeto da linha 29 aqui e mais informações sobre os ônibus de Buenos Aires.
  • Fique bastante atento aos seus pertences, principalmente câmeras fotográficas chamativas. As carteiras devem estar sempre bem guardadas. A gente acha interessante ir vestido de maneira simples, para não chamar a atenção.
  • É claro, antes da viagem contrate um bom Seguro Viagem para Argentina, que inclua vários acontecimentos além de médico.

Esperamos que as atrações do bairro La Boca em Buenos Aires tenham te motivado a conhecer esse bairro histórico da capital! Veja também nossos guias completos sobre “Onde ficar em Buenos Aires” e sobre “O que fazer em Buenos Aires“!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.