Museu Nacional de Arte Decorativa em Buenos Aires: Visita Guiada

por Jade

O Museu Nacional de Arte Decorativa em Buenos Aires é um dos melhores museus da capital argentina. Sua história mostra a riqueza das famílias tradicionais do país, mas sua beleza vai além das terras do sul, com uma ampla coleção de arte europeia.

O Museu Nacional de Arte Decorativa foi inaugurado em 1937, na casa do casal Josefina de Alvear e Matías Errázuriz Ortúzar.

Josefina de Alvear fazia parte da influente família Alvear, enquanto Matías Errázuriz Ortúzar era um chileno rico, que trabalhou como diplomata.

Neste artigo, apresentamos a história desse importante museu em Buenos Aires, assim como informações sobre como participar da visita guiada.

Leia também nossos artigos sobre o que fazer em Buenos Aires e sobre os melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires, com sugestões de hotéis que valem o dinheiro gasto!

História do Museu Nacional de Arte Decorativa em Buenos Aires

Museu Nacional de Arte Decorativa em Buenos Aires
A fachada já mostra a grandiosidade do museu.

Vivendo cerca de 10 anos na Europa, o casal Errázuriz Alvear acumulou obras de artes de vários períodos da história europeia.

A intenção do casal era montar em Buenos Aires uma casa (palácio) com decoração histórica, que poderia se tornar um museu no futuro.

Quando voltaram à Argentina em 1916, o palácio com diferentes estilos decorativos europeus já estava em construção.

Há salas com decoração do século XVI ao século XIX. Para isso cada área possuía um decorador, especializado no século em questão.

Detalhes e objetos europeus que decoram o museu.
Detalhes e objetos europeus que decoram o museu.

O palácio foi finalizado em 1918 e se tornou um dos palcos da vida da alta sociedade.

A família viveu poucos anos no local, porque com a morte de Josefina em 1935, Matías Errázuriz Ortúzar vendeu o palácio ao Governo para que se tornasse um museu aberto ao público, cumprindo a função sonhada pelo casal.

Como é a visita guiada ao Museu Nacional de Arte Decorativa em Buenos Aires?

Sala com inspiração no século XVI.
Sala com inspiração no século XVI.

Desde 1937, o Museu Nacional de Arte Decorativa está aberto ao público, mostrando a arte decorativa europeia dos séculos XVI ao XIX.

Nós fizemos a visita guiada, disponível sem pagamento extra. Você também pode visitar livremente todo o museu, mas nós recomendamos muito o passeio com guia.

A visita guiada começa pela história que contamos acima, só que com mais detalhes (não queremos e nem podemos contar tudo!).

Museu Nacional de Arte Decorativa em Buenos Aires!
Cachorro de fogo chinês, estátua de Rodin e quadro de El Greco.

O hall já mostra a beleza da decoração do palácio, com estátuas, objetos de decoração variados e quadros grandiosos.

Logo depois é mostrada a maior sala, com inspiração no século XVI. Há até um quadro do pintor espanhol El Greco, assim como uma linda escada, tapeçarias medievais e muito charme.

Perceba na imagem que essa sala estava preparada para um concerto gratuito que o museu oferece.

Museu Nacional de Arte Decorativa em Buenos Aires!
Sala de jantar barroca.

Como o museu era uma casa, as áreas são dividas segundo a função, sendo a próxima área a sala de jantar.

Com características barrocas, na sala de jantar há muita decoração, como quadros de caça gigantescos, mármores e lustres.

Na sala de jantar, nota-se a presença de muitos objetos trazidos da China, que eram moda na Europa. São lindos vasos, estátuas de cachorros de fogo e outros objetos de decoração.

Em outras salas também há objetos chineses belíssimos.

O belíssimo salão de baile.
O belíssimo salão de baile.

Saindo da forte decoração da sala de jantar, é hora de conhecer o iluminado salão de baile, com inspiração no estilo regência francesa.

A simetria é total nessa área. Além disso, todas as formas são curvas (no encontro das paredes com o teto), com muitos detalhes dourados e lustres.

Há também a sala de visitas de Josefina de Alvear, local no qual ela recebia outras senhoras ricas de Buenos Aires. Veja a imagem abaixo.

Museu Nacional de Arte Decorativa em Buenos Aires!
Sala de visitas de Josefina.

Todas essas salas ficam no térreo. No andar de cima, ficam os quartos, mas só podem ser visitados os quartos do patriarca e de seu filho.

Nós não fizemos a visita guiada pelos quartos, mas podemos notar a riqueza de detalhes e objetos da intimidade da família.

O Museu Nacional de Arte Decorativa é um dos museus em Buenos Aires que recomendamos aos leitores do Guia do Nômade Digital, principalmente a visita guiada.

As explicações são excelentes e esse palácio é um pedacinho da Europa em Buenos Aires.

Informações práticas

Museu Nacional de Arte Decorativa em Buenos Aires!
Sala nos cômodos superiores com muitos objetos da família.

O Museu Nacional de Arte Decorativa fecha apenas segunda-feira. De terça até domingo, o horário de funcionamento é das 13h às 19h, podendo mudar durante o ano.

Esse museu já foi pago, mas atualmente tem entrada gratuita.

Para conferir informações sobre as visita guiadas (de terça a domingo), acesse o site oficial do Museu Nacional de Arte Decorativa.

Como chegar? O Museu se localiza na Av. del Libertador 1902, uma avenida que corta a cidade e possui muitos ônibus disponíveis. Com certeza, dá para chegar ao Museu Nacional de Arte Decorativa utilizando o transporte público.

Esperamos que esse museu tenha te interessado! Nós recomendamos que você visitar o MALBA, devido às obras de arte da América Latina que fazem parte da coleção, como quadros de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Frida Kahlo e Diego Rivera, entre outros!

Outra dica é participar do Free Tour pela Recoleta, o bairro nobre da capital, com muitas histórias das ricas famílias e seus palacetes.

Planeje sua viagem à capital da Argentina com nossas dicas de segurança e Seguro Viagem para Argentina com qualidade, melhores hotéis em Buenos Aires e muito mais!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.