12 Comidas Típicas da Colômbia e 4 Bebidas Colombianas

por Jade

A Colômbia é um país rico em culturas e isso se reflete na sua gastronomia. O fato do país ter várias regiões geográficas e climas diferentes traz diversidade de ingredientes às comidas típicas da Colômbia.

Há comidas colombianas que estão presentes em quase todas as regiões do país, assim como pratos regionais, ideais para provar durante sua viagem à Colômbia.

Neste post apresentamos as 12 melhores comidas típicas da Colômbia. Confira também a seção dedicadas às variadas bebidas típicas, que são imperdíveis, e há uma que amamos!

Leia também o artigo sobre as melhores frutas da Colômbia, a maioria bem diferente das encontradas no Brasil!

Comidas Típicas da Colômbia

  1. Bandeja Paisa
  2. Tamales
  3. Cazuela de Frutos do Mar
  4. Arroz com Camarões
  5. Chuleta Valluna
  6. Ajiaco
  7. Arepas
  8. Lechona
  9. Empanadas
  10. Puchero
  11. Buñuelos
  12. Patacones
  13. Aguardiente
  14. Refajo
  15. Limonada de coco
  16. Café colombiano

Bandeja Paisa

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!
Fonte: Flickr

A bandeja paisa é um combinado de comidas que dá bastante energia para o dia a dia, tendo arroz, feijão, ovo, linguiça, carne, abacate, torresmo e arepas. Esse PF colombiano é consumido em todo o país, sendo originário da região dos Andes.

Como você pode perceber, o abacate é utilizado na culinária colombiana como comida salgada e faz todo o sentido, porque o abacate é rico em gorduras boas e tem sabor neutro.

Eu provei apenas uma vez a bandeja paisa, porque é bem forte. Apesar de ser um prato rico em gorduras, não costuma ser muito salgado ou temperado e costuma agradar o paladar dos brasileiros.

Vale dizer que o brasileiro pode achar as comidas típicas da Colômbia com pouco sal e temperos, ainda mais se compararmos às comidas típicas do Peru.

Veja também nossa indicação do excelente livro Os Colombianos, que lemos antes de viajar à Colômbia.

Tamales Colombianos

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!
Fonte: Wikimedia

Os tamales são semelhantes a nossa pamonha, mas normalmente recheados com comidas salgadas.

Os tamales colombianos são envolvidos por folhas de bananeira, diferentemente da pamonha, mas variam de região para região.

Os recheios podem ser de carne ou legumes, nesse caso sempre bem temperados. Sem dúvida, uma das delícias das comidas típicas colombianas que os viajantes precisam conhecer!

Nós provamos o tamal em Bogotá e achamos completamente diferente da pamonha, porque o gosto de milho quase não aparece, exatamente por ser feito como farinha de milho pré-cozida. A pamonha é elaborada a partir do milho verde!

Cazuela de Frutos do Mar

Fonte: Flickr

A Colômbia é banhada pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe, então, o país é rico em pescados e frutos do mar.

Quando se visita as áreas costeiras, o cardápio dos restaurantes muda e a cazuela de frutos do mar ou mariscos aparece entre as opções mais pedidas.

A cazuela é um tipo de ensopado ou sopa com frutos do mar, desde pescados e camarões até os mais desconhecidos mariscos.

Normalmente, o gosto da cazuela é potente, por causa dos mariscos, do leite de coco e dos temperos, como o coentro.

Provamos a cazuela de frutos do mar em Cartagena e achei um prato com sabor marcante, que pode não agradar aos viajantes que não estão acostumados com os sabores do mar, porém, eu adorei. Vale a pena provar, ainda mais para os amantes de frutos do mar.

Arroz com Camarões

Fonte: Pixabay

Também em Cartagena é comum provar o arroz com camarões. Nós provamos esse prato no Restaurante Maria Palenque, um lugar econômico, mas com comida saborosa.

Com temperos fortes, como pimenta e coentro, o arroz com camarões costuma agradar bastante os viajantes. É mais saboroso que muito risoto de camarão.

Sem dúvida, arroz com camarões foi um dos pratos mais gostosos que provei na Colômbia, já que estamos mais acostumados com camarões do que com mariscos.

Chuleta Valluna

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!
Fonte: Wikimedia

Muitos países da América do Sul têm suas próprias milanesas. No caso da Colômbia, a milanesa é feita de carne de porco, muito parecida visualmente com a existente na culinária do Japão.

A chuleta valluna é facilmente encontrada nos restaurantes colombianos espalhados pelo país.

É claro que banana (plátano) frita e arroz acompanham a proteína. Para o gosto dos brasileiros, só falta o feijão!

Ajiaco em Bogotá

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!
Fonte: Flickr

As comidas colombianas são ricas em sopas e ensopados, ainda mais nas cidades com clima temperado, como Bogotá. Uma das sopas mais conhecidas é o ajiaco.

O ajiaco é uma sopa de vegetais que muda seus ingredientes de acordo com as épocas de produção. Super inteligente!

A base dessa sopa é o milho, aipim e batata, assim como outros vegetais, além de carnes, peixes ou frango. Energia e nutrientes não faltam nas sopas e ensopados da gastronomia da Colômbia.

O ajiaco santafereño é uma delícia e vem acompanhado de abacate, sendo ideal prová-lo em Bogotá.

Arepas Colombianas

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!
Fonte: Wikimedia

As arepas são os tradicionais pães colombianos. Elas são achatadas e feitas de farinha de milho pré-cozida, que é o cereal mais tradicional de toda a América de colonização espanhola.

As arepas acompanham diversas refeições, desde o café da manhã colombiano até o jantar. Então, os pratos típicos da Colômbia mostrados neste post podem ser acompanhados pelas arepas.

Se você for ao país, não deixe de provar as arepas recheadas típicas da Venezuela. São arepas deliciosas, bem fartas e fáceis de encontrar na Colômbia por causa da imigração venezuelana.

Caso você queira fazer arepas no Brasil, veja minha receita de arepas, uma comida típica colombiana fácil de preparar.

Lechona

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!
Fonte: Flickr

A lechona nada mais é do que um leitão assado recheado com frutas, pimentas, arroz, batata e outros vegetais, ou seja, uma refeição completa.

A lechona é um dos pratos mais demorados entre as comidas típicas da Colômbia mostradas neste artigo, por isso é servido em ocasiões especiais, não é algo para comer todo o dia.

A cara da lechona assusta, mas no Brasil temos pratos semelhantes, como o leitão à pururuca.

Empanadas Colombianas

Fonte: Flickr

As empanadas colombianas são diferentes das empanadas argentinas e uruguaias.

As empanadas colombianas lembram mais o pastel de angu, com massa de farinha de milho e vários recheios salgados.

É claro que um molho aromático não poderia faltar, sendo mais saboroso e saudável do que a maionese e ketchup.

Puchero

O puchero é um cozido de legumes e carnes comum em vários países de colonização espanhola e na Espanha.

Na Colômbia, os molhos apimentados e o abacate não podem faltar para acompanhar o puchero, que pode ter diferentes vegetais e carnes.

Buñuelos

Comidas típicas da Colômbia: as 10 melhores!
Fonte: Flickr

Os buñuelos são semelhantes aos bolinhos de chuva, porém mais consumidos na época do Natal. Nós provamos os buñuelos e achamos nosso bolinho de chuva muito melhor!

Patacones

Patacones
Fonte: Wikimedia

As patacones são bananas verdes fritas até ficarem douradas. Elas ficam muito parecidas com milanesas (apenas visualmente).

Na culinária colombiana, diversos alimentos que no Brasil são consumidos doces, são consumidos como pratos salgados.

A culinária é realmente um traço fascinante de cada país, por isso escrevemos um artigo sobre países para fazer uma viagem gastronômica!

Bebidas Típicas da Colômbia

Limonadas variadas. A totalmente branca é a limonada de coco. Fonte: Flickr

Quando se fala em bebidas típicas da Colômbia, sem dúvida, a aguardiente é a mais conhecida, até fora do país.

A aguardiente é semelhante à cachaça, mas com teor alcoólico inferior a bebida de cana-de-açúcar feita no Brasil.

A aguardiente colombiana é mais apreciada em áreas fora da costa caribenha, já que o rum é o preferido nas cidades do Caribe colombiano.

Aliás, tenho que comentar sobre o refajo, uma bebida típica da Colômbia feita com cerveja e soda, especificamente com a soda da marca “Colombiana”. O drink é muito consumido com asado, ou seja, churrasco e carnes grelhadas.

As bebidas da Colômbia mencionadas até aqui são “comuns”, mas há muito mais, afinal, existem bebidas de todo o tipo na Colômbia.

Se você for visitar áreas mais altas e frias do país, o chocolate quente vai estar presente. Há desde chocolate quente com leite de coco até chocolate quente com queijo! O queijo é imerso na bebida para ser derretido e depois consumido com arepas.

Há também uma grande variedade de bebidas com leite que são fermentadas, como o kumis, que normalmente é feito com leite e limão.

Os brasileiros vão gostar de bebidas típicas da Colômbia mais familiares (ou não). Entre os viajantes, a limonada de coco é uma unanimidade.

Na realidade, a limonada de coco é um vício de tão boa, ideal para os dias quentes!

Outra bebida da Colômbia que leva coco e limão é o coco loco, mas nesse caso a quantidade de álcool é grande, sendo misturados rum, aguardiente e vodka.

Não posso deixar de mencionar o café da Colômbia, que não amarga de jeito nenhum, aveludado.

Os sucos de fruta também se destacam, afinal, a Colômbia tem frutas únicas e ótimas. Aproveite e leia nosso artigo especial sobre as frutas da Colômbia! Nós provamos várias durante nossas férias!

Gostou das comidas típicas da Colômbia e das diferentes bebidas? Então, me conte nos comentários o que você gostaria de provar ou se já comeu ou bebeu algo típico da Colômbia.

Se você vai viajar para a Colômbia, leia nossos demais artigos sobre pontos turísticos da Colômbia! Veja também como escolher o seguro viagem para Colômbia bom e barato!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.