As sete maravilhas do mundo antigo: quais são?

por Jade

Descubra quais são as sete maravilhas do mundo antigo!

Desde a Antiguidade Clássica, a humanidade constrói monumentos impressionantes, que parecem ir além da capacidade tecnológica da época. As construções mais impressionantes e importantes da Antiguidade Clássica fazem parte da lista das sete maravilhas do mundo antigo.

A lista que mostramos abaixo se tornou conhecida devido a um poema sobre construções do escritor Antípatro de Sídon ou devido a outro livro, também de um escritor grego. Não se tem certeza sobre a origem da lista, mas a grandiosidade das sete maravilhas é inegável!

Descubra também a cidade histórica de Éfeso!

 

Grande Pirâmide de Gizé

Grande Pirâmide de Gizé: as sete maravilhas do mundo antigo

Pirâmide de Quéops. Fonte: Flickr

A Grande Pirâmide de Gizé é a maior e mais antiga das Pirâmides de Gizé, também conhecida como Pirâmide de Quéops. Ela é a única das sete maravilhas do mundo antigo que sobreviveu até os dias atuais, mesmo tendo sido construída entre 2700-2550 a.C.

A construção das Pirâmides de Gizé teve como função servir de tumba para os faraós. As gigantescas pedras têm entre 2 e 30 toneladas cada, mostrando como a engenharia egípcia era grandiosa. Até o século XIX, a Pirâmide de Quéops era a construção mais alta do mundo.

 

Jardins Suspensos da Babilônia

Jardins Suspensos da Babilônia: as sete maravilhas do mundo antigo

Fonte: Wikimedia

Os Jardins Suspensos da Babilônia foram construídos nas proximidades do Rio Eufrates, no atual Iraque, pelo Rei da Babilônia Nabucodonosor II em 600 a.C. Conta-se que os jardins tinham mais de 20 metros de altura e que foram construídos porque o Rei queria agradar uma de suas companheiras, que sentia saudades da beleza natural da terra natal.

Essa história tão bonita pode até parecer ficção e os cientistas chegaram à conclusão de que realmente se trata de um conto. Nunca houve qualquer menção aos Jardins Suspensos da Babilônia na língua local ou de pessoas que tenham os visto. Além disso, contos com jardins suspensos fazem parte do folclore grego e romano.

 

Estátua de Zeus

Estátua de Zeus: as sete maravilhas do mundo antigo

Fonte: Wikimedia

A Estátua de Zeus foi construída em um templo na cidade grega de Olímpia, por volta do século V a.C. A estátua era gigantesca, com mais de 10 metros de altura, e ricamente decorada com ouro e marfim.

A Estátua de Zeus ficou conservada por mais de 8 séculos, até que no século IV d.C, sacerdotes cristão pediram o fechamento do templo. Pouco depois, ela foi levada a Constantinopla, atual Istambul, e desapareceu. Acredita-se que todo o ouro foi retirado e o restante da estátua foi queimado.

 

Templo de Ártemis

Templo de Ártemis: as sete maravilhas do mundo antigo

Reprodução. Fonte: Wikimedia

O Templo de Ártemis era um conjunto de templos destruídos e reconstruídos muitas vezes. Esses templos estavam na cidade de Éfeso, atual Turquia. Os templos de mármore mais grandiosos entre os templos de Ártemis foram construídos entre 500-350 a.C., mas foram destruídos logo em seguida.

Pouco tempo depois, foi construído um imenso templo com 60 colunas de mármore e uma grande estátua de Ártemis. Por volta do século III d.C, os Ostrogodos destruíram o Templo de Ártemis. Ainda hoje podem ser vistas as poucas colunas que restaram do templo.

 

Mausoléu de Halicarnasso

Mausoléu de Halicarnasso: as sete maravilhas do mundo antigo

Fonte: Flickr

Mais uma das sete maravilhas do mundo antigo estava localizada na Turquia, no que é hoje a cidade de Bodrum. O Mausoléu de Halicarnasso era uma tumba construída por Artemisia para seu marido (que também era seu irmão), Mausolus, Rei de Carnia.

O Mausoléu de Halicarnasso possuía mais de 40 metros de altura, divididos em três estilos diferentes: lício, grego e egípcio. Havia muitos trabalhos em mármore, como esculturas. Mas tudo foi abaixo durante um terremoto no século XIII, fazendo com que as pedras fossem utilizadas em outras construções.

 

Colosso de Rodes

Colosso de Rodes: as sete maravilhas do mundo antigo

Fonte: Wikimedia

O Colosso de Rodes era uma estátua do deus do sol construída no século III a.C. Conta-se que os 30 metros da estátua foram possíveis graças a quantidade de metal das armas deixadas pelos macedônios, quando cercaram Rodes um século antes.

O Colosso de Rodes foi uma das sete maravilhas do mundo antigo que menos tempo esteve de pé, apenas 60 anos. Um terremoto destruiu a estátua, sendo seus destroços vendidos, por isso os arqueólogos têm dificuldade em afirmar ela era.

 

Farol de Alexandria

Farol de Alexandria: as sete maravilhas do mundo antigo

Fonte: Wikimedia

O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo com função prática mais importante: guiar os barcos que entravam no Rio Nilo e no Porto de Alexandria. O farol teve sua construção finalizada em 270 a.C.

O Farol de Alexandria era gigantesco, no mínimo 60 metros ou até mais de 100 metros, não se tem certeza. Contudo, uma série de terremotos entre os séculos X e XIV destruiu completamente essa grande obra de engenharia.

 

Fonte: History

 

As sete maravilhas do mundo antigo são incríveis! Qual você mais gostou?

Boa viagem, Viajante!

 

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.