Chapada das Mesas: as belezas das águas maranhenses!

por Jade

Venha descobrir as belezas do Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão!

Chapada das Mesas: as belezas das águas maranhenses!

Fonte: Flickr

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos parques mais belos do estado do Maranhão, principalmente por suas inúmeras cachoeiras de água cristalina e formações geológicas impressionantes.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado dezembro de 2005, para proteger a região que estava ameaçada pelas atividades no Rio Farinha. Esse parque é importante por ser o ponto de encontro de três biomas brasileiros: o Cerrado, a Caatinga e a Floresta Amazônica.

A Chapada das Mesas se localiza nos municípios de Carolina, Estreito e Riachão, no sudoeste do Maranhão. O acesso mais comum é por Carolina, que possui algumas pousadas, restaurantes e agências de turismo (confira hospedagens em Carolina aqui).

Chapada das Mesas: as belezas das águas maranhenses!

Cachoeira de São Romão. Fonte: Wikimedia

O Parque Nacional da Chapada das Mesas protege diversas nascentes de água e cursos de rio, sendo o mais importante o Rio Farinha, um dos principais afluentes do Rio Tocantins. Então, não é de se estranhar a grande quantidade de cachoeiras e poços no parque e nas redondezas.

Como o parque ainda não está bem direcionado ao ecoturismo, apenas algumas cachoeiras estão abertas ao público. As demais atrações se localizam em propriedades privadas nos arredores do parque. Vale destacar que quase todas as atrações tem entrada paga.

Dentro do Parque Nacional da Chapada das Mesas, ficam duas cachoeiras conhecidíssimas na região, as cachoeiras de São Romão e do Prata. A cachoeira de São Romão é bem grande e possui uma caverna, além de ser um local ideal para se banhar.

Chapada das Mesas: as belezas das águas maranhenses!

Cachoeira do Prata. Fonte: Flickr

Para quem adora uma trilha, ir ao Morro do Chapéu é uma das atividades que não pode faltar, mas exige experiência em função da dificuldade do terreno. O Portal da Chapada também não pode ficar de fora, propiciando vistas incríveis, principalmente do nascer e pôr do sol.

Nas imediações da Chapada das Mesas, há três áreas particulares que devem estar no seu roteiro de viagem. O Santuário da Pedra Caída é a área particular mais conhecida, já que possui um complexo de quedas d’água, poços e até cânion.

Chapada das Mesas: as belezas das águas maranhenses!

Santuário da Pedra Caída. Fonte: Wikimedia

O Parque Itapecuru é outra propriedade particular com duas grandes cachoeiras e bastante infraestrutura. Soma-se a isso o fato de ser fácil de chegar, tornando-o ideal para famílias ou para quem quer relaxar.

No Parque Santa Bárbara fica a famosa Cachoeira Santa Bárbara, com mais de 70 metros de queda d’água, um cenário de filme. Há muitas outras cachoeiras, assim como poços. O mais bonito é o Poço Azul.

Para conhecer todas as belezas da Chapada das Mesas é importante estar de carro, para visitar os parques particulares. Vale também contratar uma agência de turismo porque algumas atrações exigem um carro 4×4 e um guia.

 

Informações práticas

Para chegar a Chapada das Mesas é mais interessante voar até a cidade de Imperatriz no Maranhão. Outra opção é voar para Palmas, no Tocantins. Será necessário alugar um carro e enfrentar a estrada.

Para se hospedar, o mais recomendado é ficar em Carolina e de lá fazer seus passeios. Informe-se com as agências de turismo locais sobre os passeios mais distantes. Para conferir as hospedagens em Carolina, clique aqui.

 

Gostou das dicas e informações? Então, curta o site e este post!

Boa viagem, Viajante!

 

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.