Qual é a moeda mais cara do mundo?

Descubra aqui qual é a moeda mais cara do mundo e surpreenda-se!

Qual é a moeda mais cara do mundo?

Quando se pergunta “qual é a moeda mais cara do mundo?”, logo vem à mente moedas fortes de países ocidentais, como o Franco Suíço ou a Libra Esterlina. Mas o país que detém a moeda mais cara do mundo fica longe da Europa e em nada se assemelha a um país ocidental.

A moeda mais cara do mundo é o Dinar do Kuwait (KWD), valendo nada mais nada menos do que 3,27 USD (dólares americanos). O ranking top 3 das moedas mais caras do mundo é formado apenas por moedas do Oriente Médio, com o Dinar do Bahrein (BHD) valendo 2,65 USD e o Rial de Omã (OMR) cotado a 2,60 USD.

Qual é a moeda mais cara do mundo?

Dinar do Kuwait

Você pode me perguntar: o que leva as moedas dos países do Oriente Médio a serem tão caras? Os três países mencionados (Kuwait, Bahrein e Omã) são grandes exportadores de petróleo, o que gera uma soma vultosa de dólares para o país.

Como há uma grande oferta de dólares entrando no país, que precisam ser trocadas pela moeda local, as moedas locais sofrem uma pressão da demanda, o que as valoriza frente ao dólar.

Esse processo de valorizadas das moedas locais é comum em países que possuem recursos naturais exportáveis, como petróleo e gás. O problema é que as taxas de câmbio excessivamente valorizadas dificultam a diversificação das exportações, por torna-las caras no mercado internacional.

O que foi descrito acima gera um círculo vicioso de dependência do petróleo e, portanto, de vulnerabilidade do país. Por isso, muitos países tentam incentivar outros setores, como é o caso de Dubai.

Além dessas moedas super valorizadas, há algumas bem conhecidas e que dificultam a vida de quem está viajando para a Europa, por exemplo, como o Euro (1,05 USD), a Libra Esterlina (1,23 USD) e o Franco Suíço (0,97 USD). Mas essas moedas são baratinhas comparadas as três mostradas antes.

 

Ranking das 10 moedas mais caras em 2017

A resposta para a pergunta “qual é a moeda mais cara do mundo?” não muda muito, devido às características dos países, como mostramos antes. Já no ranking das 10 moedas mais caras em 2017, os valores das últimas moedas mudam bastante.

Moeda Câmbio em relação ao Dólar Americano
Dinar do Kuwait 3,27
Dinar do Bahrein 2,65
Rial de Omã 2,60
Libra Esterlina 1,23
Euro 1,05
Franco Suíço 0,97
Dólar Australiano 0,72
Dinar da Líbia 0,69
Dólar de Brunei 0,69
Dólar de Cingapura 0,69

Os dados foram coletados do site XE em janeiro de 2017!

 

Gostou do post? Então, confira mais curiosidades sobre viagem aqui!

Boa viagem, Viajante!

Salvar

Posts que você deve ver também!

Deixe seu comentário!

comentários

error: Conteúdo protegido.