Parque Nacional do Superagui: Parque Nacional no Paraná

por Jade

O Parque Nacional do Superagui é a porção de Mata Atlântica mais preservada do Brasil, localizado no estado do Paraná, na cidade de Guaraqueçaba.

As ilhas de Superagui, das Peças, Pinheiro e Pinheirinho e o Vale do Rio dos Patos, este último no continente, integram esse parque nacional.

Ir ao Parque Nacional do Superagui é um atrativo diferente e ideal para quem está fazendo turismo na Ilha do Mel.

Belezas e Atrações do Parque Nacional do Superagui, no Paraná

Parque Nacional do Superagui: o paraíso no Paraná!
Fonte: micoleao.org.br.

O Parque Nacional do Superagui foi criado em 1988 e ampliado nove anos depois, já que espécies importantes foram descobertas na região.

Entre as espécies mais relevantes e ameaçadas estão o mico-leão-da-cara-preta, espécie endêmica da região, o papagaio-de-cara-roxa, a suçuarana (onça parda) e o bugio, além de muitas aves importantes.

Outro destaque ambiental do Parque Nacional do Superagui é o fato de ser pertencente ao Lagamar, um imenso estuário entre São Paulo e Paraná.

O Lagamar é um rico criadouro de vida marinha, com muitos manguezais e ilhas cobertas por mata. Os botos-cinza abundam no Lagamar, local ideal para o turismo de observação.

Pela rica biodiversidade marinha e diferentes ecossistemas, como restinga, mangues e matas, o Parque Nacional do Superagui é Sítio do Patrimônio Natural pela UNESCO, mas até hoje permanece sem plano de manejo e com uma equipe técnica escassa.

Esses fatos impactam o ecoturismo na região, assim como na geração de renda das comunidades tradicionais.

Parque Nacional do Superagui: o paraíso no Paraná!
Fonte: Tripadvisor.

As condições ambientais para o turismo o Parque Nacional do Superagui já as possui, como: restingas e manguezais, para o turismo de observação, e praias quilométricas limpas e desertas, algo que turistas do mundo todo procuram.

Mesmo o turismo sendo uma das atividades dos parques nacionais, isso ainda é incipiente em Superagui.

Atualmente, entre cinco e dez mil pessoas visitam o Parque Nacional do Superagui, sempre na alta temporada.

As comunidades tradicionais se organizaram abrindo pousadas e restaurantes de frutos do mar, mostrando que o turismo pode fixar essas comunidades em seu local de origem, desde que haja planejamento contra a especulação imobiliária.

Visitar o Parque Nacional do Superagui é possível e, sem dúvida, uma viagem inesquecível para os amantes da natureza. Todos os visitantes que comentaram no site Tripadvisor ficaram encantados pelo Superagui, dando notas entre muito bom e excelente.

No Parque Nacional do Superagui encontraram a paz e a natureza que estavam procurando, algo raro no litoral brasileiro.

Parque Nacional do Superagui: o paraíso no Paraná!
Fonte: Tripadvisor.

Além dos aspectos naturais, a cultura caiçara, fruto da miscigenação entre europeus, indígenas e africanos é um ponto importante para o desenvolvimento do turismo na região.

A cultura caiçara está presente na arte de fazer as rabecas, na dança e música do fandango, nos barquinhos coloridos e na culinária sem igual do litoral brasileiro.

Para conhecer o Parque Nacional do Superagui não é necessário pagamento, pois o parque não chegou a esse nível de organização em relação ao turismo. Basta contratar algum barqueiro que faz o trajeto, normalmente morador do parque, na cidade de Paranaguá.

O ICMBio dispõe de informações detalhadas sobre como chegar ao Parque Nacional do Superagui.

Se você quer saber um pouco mais sobre o Parque Nacional do Superagui e as suas dificuldades, sugiro ler o post do site Mar Sem Fim, eles também tem um vídeo muito legal.

Gostou do Parque Nacional do Superagui? Então, saiba quando viajar para a Ilha do Mel e para Superagui!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.