Os Melhores Elevadores e Ascensores de Lisboa, Portugal

por Jade

Assim como Roma e Istambul, a cidade de Lisboa possui sete colinas e você vai esbarrar nelas quando for visitar a capital portuguesa. Muitas vezes, conseguir vencer as ladeiras da cidade não é uma tarefa fácil. Felizmente, há os famosos elevadores e ascensores de Lisboa.

Os elevadores e ascensores se tornaram pontos turísticos de Lisboa e fazem parte da história da capital.

Neste post, você vai conhecer os principais ascensores de Lisboa, que valem a pena serem visitados durante sua passagem pela capital portuguesa.

Leia também nosso artigo especial sobre onde se hospedar em Lisboa nos melhores bairros!

Principais elevadores e ascensores de Lisboa

Vencendo as colinas: elevadores e ascensores de Lisboa!
Ascensor da Glória. Fonte: Carris

Os elevadores e ascensores de Lisboa têm em conjunto o nome de sistema funicular e fazem parte do sistema de transporte público da cidade.

A maioria do sistema funicular é até bastante antiga, data do final do século XIX e começo do século XX, sendo declarados monumentos nacionais de Portugal em 2002.

O mais antigo ascensor (bonde que se move na diagonal, como a imagem acima mostra) é o Ascensor da Lavra. Ele entrou em funcionamento em abril de 1884, ligando o Largo da Anunciada até a Rua Câmara Pestana.

O Ascensor da Lavra é tão antigo que inicialmente era movido pela força da água, sendo que a energia elétrica só começou a ser utilizada em 1915.

Vencendo as colinas: elevadores e ascensores de Lisboa!
Ascensor da Lavra. Fonte: Wikipedia

Entre os elevadores e ascensores de Lisboa, o Ascensor da Bica também se destaca. Datando do início da década de 1890, o Ascensor da Bica conecta a Rua S. Pedro de Alcântara ao Largo Calhariz e funciona diariamente, como os demais elevadores e ascensores de Lisboa mostrados neste post.

O Ascensor da Glória é o segundo mais antigo de Lisboa, aberto ao público em 24 de outubro de 1885.

Ele é muito famoso, porque conecta duas regiões turística de Lisboa, a Praça dos Restauradores ao boêmio Bairro Alto e já dá para entender o porquê do nome desse último bairro.

Sem dúvida, você usará o Ascensor da Glória na sua passagem por Lisboa.

Todos os ascensores mostrados neste post não têm um décimo da fama do Elevador de Santa Justa, também conhecido como Elevador do Carmo.

O Elevador de Santa Justa liga a Rua do Ouro, na parte mais baixa e central da cidade, ao Lago do Carmo, outra região turística de Lisboa, tendo sido inaugurado em 1902.

O que torna o Elevador de Santa Justa tão visitado e interessante é a sua estrutura metálica, que foi projetada para ser semelhante à Torre Eiffel.

O responsável por essas semelhanças foi o arquiteto francês Raoul Mesnier du Ponsard, que deu ao Elevador de Santa Justa o belo trabalhado em metal, em um estilo neogótico.

Além disso, o Elevador de Santa Justa possui 45 metros de altura, o que proporciona uma das mais belas vistas de Lisboa, principalmente da região central.

Então, não deixe de subir o Elevador de Santa Justa e curtir o miradouro que lá existe. O custo para subir, descer e ir ao miradouro é de € 5,15 por pessoa.

Os elevadores e ascensores de Lisboa nos levam de volta ao passado e ainda cumprem muito bem sua função, mostrando que modernidade e história podem sim caminhar juntas. Então, visite os elevadores e ascensores de Lisboa e nos conte o que você achou.

Gostou do post? Então, confira vários artigos sobre nossa viagem a Lisboa e saiba tudo sobre mais de 19 Atrações Turísticas de Lisboa!

Boa Viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.