Como ir do Aeroporto de Istambul até o Centro Histórico? Ônibus, táxi

por Jade

Istambul é uma cidade muito grande, com mais de 14 milhões de habitantes. Assim, é esperado que possua grandes aeroportos. Há dois aeroportos em Istambul: o Istanbul Airport (IST), na Europa, e o Aeroporto Sabiha Gökçen, na Ásia. É essencial saber como ir do Aeroporto de Istambul até o Centro nos dois casos.

Antes de 6 de abril de 2019, havia o Aeroporto Atatürk para uso de passageiros, mas ele foi substituído pelo novíssimo Istanbul Airport.

Felizmente, tanto do Istanbul Airport quanto do Aeroporto Sabiha Gökçen há transportes fáceis de usar para vários orçamentos, inclusive para viajantes econômicos, como vamos mostrar a seguir!

Leia também nossos artigos especiais sobre onde ficar em Istambul e tudo sobre o que fazer em Istambul!

Como ir do Aeroporto de Istambul até o Centro Histórico (Sultanahmet)?

Como ir do Aeroporto de Istambul até o Centro Histórico (Sultanahmet)?

Novo Aeroporto de Istambul

O Istanbul Airport está distante 45 quilômetros do bairro de Sultanahmet, o Centro Histórico, sendo o principal aeroporto que recebe voos internacionais.

As melhores maneiras de sair do Istanbul Airport são usando o ônibus shuttle, táxis credenciados ou transfers privados.

Para ir ao Centro Histórico, à região de Taksim ou até ao Aeroporto Sabiha Gökçen é possível usar os ônibus shuttle da HAVAİST, com preços em torno de 52 liras por pessoa até 65 liras, no caso do Aeroporto Sabiha, que é distante.

A parada mais central chama-se Beyazit Meydan, mas também é possível ir para a região de Taksim, caso você esteja hospedado na área de Beyoglu.

O shuttle funciona 24h por dia e espera-se que a frequência aumente bastante com a melhora do turismo internacional (pós-pandemia).

Por se tratar de um ônibus e o Istanbul Airport ser afastado, a viagem até Sultanahmet é longa, cerca de 90 min.

Vale a pena comprar a passagem com antecedência, só para garantir. Mais informações no site oficial do shuttle HAVAİST.

É claro que um aeroporto desse tamanho possui táxis credenciados para vários bolsos. Há o black (E), blue (D) e orange (C), sendo o táxi laranja o mais econômico, enquanto o preto é o mais caro.

No site do Aeroporto de Istambul há a tabela de preços (sem taxas extras), que para 2022 é de 350 liras turcas para Sultanahmet (Centro Histórico) e 310 liras para Taksim, nos táxis alaranjados.

Há também a opção de transfers privados, que normalmente compensam para quem viaja em grupo. Nós temos duas recomendações bem avaliadas: veja aqui e aqui!

Aeroporto Sabiha Gökçen

O Aeroporto Sabiha Gökçen está localizado na Ásia. Esse aeroporto atende muitos voos domésticos e de países próximos, principalmente de companhias aéreas baratas, como a Pegasus. Mas também há voos para diversas partes da Europa e Oriente Médio.

Para ir a Sultanahmet, você pode usar o transporte público, basta pegar os ônibus das linhas E10 e E11, com o custo de 7 liras turcas.

Esses ônibus te deixarão no píer do bairro Kadiköy, onde você precisa pegar um barco para Sultanahmet.

Outra opção é utilizar o ônibus shuttle da empresa Havabus. Há duas linhas: uma para o píer de Kadiköy e outra para Taksim (preços em torno de 52 liras). A Havabus tem vários horários, mas não é 24h por dia.

Há também táxis no Aeroporto Sabiha Gökçen, porém não encontrei valores tabelados.

Uma opção mais fácil e tranquila é usar os transfers privados, como esses dois que recomendamos aqui e aqui!

Curiosidade: Sabiha Gökçen era a filha adotiva do fundador da república turca, Mustafa Kemal Atatürk. Ela se tornou a primeira mulher piloto de combate do mundo e a primeira aviadora da Turquia. Sem dúvida, uma mulher que marcou seu nome na história da Turquia e na história da aviação.

Gostou das dicas sobre como ir do aeroporto de Istambul até o centro? Então, leia nosso artigo completão com 21 pontos turísticos de Istambul!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

Verabcamargo@hotmail.com 4 de outubro de 2022 - 1:02 pm

olá estou precisando saber qual meio é mais seguro para,sair do aeroporto de instambul IST até o eternity boutique hotel
obrigada

Responder
Jade 6 de outubro de 2022 - 10:48 pm

Olá Vera. Nós já usamos os onibus shuttles da empresa indicada no post. Os links dos tranfers privados também são de empresas confiáveis. Se você quer o transporte mais seguro e que te deixe na porta do hotel, reserve um transfer privado em um dos links indicados no post. Ótima viagem!

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.