O que Fazer em Edimburgo, Escócia? 20 Pontos Turísticos de Edimburgo

por Jade

Edimburgo é uma cidade pequena para os padrões brasileiros, mas ideal para curtir uma viagem tranquila, sem muita correria. O que fazer em Edimburgo varia bastante, desde parques belíssimos, construções históricas até pubs e muito whisky escocês.

Neste artigo vamos mostrar quais são os principais pontos turísticos de Edimburgo, atrações e lugares que você merece conhecer.

Nosso artigo está divido da seguinte maneira:

Confira também dicas essenciais no nosso post especial sobre onde ficar em Edimburgo bem localizado e em hotéis que valem a pena!

O que fazer em Edimburgo, Escócia? Pontos turísticos de Edimburgo

Monumentos no Centro Histórico de Edimburgo

O que fazer em Edimburgo?
A beleza do Centro Histórico

O coração do Centro Histórico de Edimburgo é a rua chamada de Royal Mile, que liga o Castelo ao Palácio de Holyroodhouse. Sem dúvida, você caminhará muito pela Royal Mile.

Nessa rua fica um dos monumentos históricos mais relevantes da cidade, a Catedral de Saint Giles, uma construção do século XIII.

Assim como muitas igrejas, o ponto forte da Catedral de Saint Giles é a arquitetura. Por fora, fica evidente o estilo gótico e a harmonia com a beleza medieval da capital. Por dentro, há lindas colunas e o teto azul em destaque.

Vale a pena dar uma passadinha na Catedral, que ainda tem entrada gratuita.

Outra rua importante é a Princes Street, que é mais comercial. Lá você verá o Monumento a Scott, uma torre gótica escura que combina com o clima da Escócia e com o verde deslumbrante dos Princes Street Gardens.

O Monumento a Scott é basicamente uma torre construída em meados do século XIX, em homenagem ao escritor Walter Scott.

De lá se tem uma bela vista do centro da cidade, basta subir quase 300 degraus e pagar algumas libras esterlinas para apreciá-la.

Para ter uma vista ainda mais completa e totalmente gratuita, recomendamos ir até a colina Carlton Hill.

Lá há alguns monumentos, mas o que se destaca são as vistas exuberantes do Centro Histórico. O pôr do sol na Calton Hill vale muito a pena!

Saiba que há um tour gratuito pela Edimburgo medieval super elogiado, com duração de 2h30min. O turista precisa apenas dar uma gorjeta e reservar o tour com antecedência.

Também há a opção do ônibus turístico para quem tem pouco tempo.

Castelo de Edimburgo

De qualquer ponto de Edimburgo se vê o Castelo de Edimburgo, a atração turística mais visitada da cidade e um dos monumentos históricos mais importantes.

O Castelo de Edimburgo está localizado em um rochedo alto, que permite aos visitantes terem uma vista privilegiada da cidade. O rochedo surgiu pela atividade vulcânica que existia na região.

O Castelo de Edimburgo foi construído durante muitos séculos, mas sua fundação é anterior ao século X.

Durante séculos, ele foi usado por monarcas, mas também com função militar. Atualmente, o Castelo de Edimburgo abriga o Museu Nacional da Guerra, a Capela de Santa Margaret (século XVII), dois famosos canhões, as Joias da Coroa e a Pedra da Coroação.

O Castelo de Edimburgo abre todos os dias. O ingresso adulto custa £15,50. Para mais informações, acesse o site oficial.

Parque Holyrood e Arthur’s Seat

O que fazer em Edimburgo?

Um dos parques que você deve conhecer em Edimburgo é o Parque Holyrood, principalmente no verão.

É nesse parque que estão belas vistas da cidade, porque no Parque Holyrood há um vulcão extinto, formando uma colina.

Percorra a trilha próxima ao Palácio de Holyroodhouse e chegue ao Arthur’s Seat, o ponto mais alto do vulcão, com 250 metros de altura.

Vistas do Centro

Esse trajeto não é tão simples, mas permite ver as belezas da natureza escocesa mesmo na capital e por isso está na nossa lista (e da maioria dos visitantes) sobre o que fazer em Edimburgo.

Para quem quer conhecer o Arthur’s Seat sem se cansar muito, comece a trilha pelo Lago Dunsapie. A subida é íngreme, porém bastante curta se comparada a trilha de 360 graus que fizemos no vulcão.

Museu Nacional da Escócia

O que fazer em Edimburgo?
Fonte: Wikimedia

Um dos pontos turísticos de Edimburgo imperdíveis é o Museu Nacional da Escócia, um museu super completo e totalmente gratuito.

Há diversas áreas nesse museu, desde história natural (que as crianças amam) até a arqueologia e história dos povos que formaram a Escócia.

O Museu Nacional da Escócia é muito recomendado para quem quer conhecer um pouco mais o país que está visitando.

Se você tem tempo apenas para visitar um museu, recomendamos o Museu Nacional da Escócia, que, aliás, é uma opção sobre o que fazer em Edimburgo de graça.

Para mais informações, acesse o site oficial do Museu Nacional da Escócia.

HMY Britannia

Fonte: Wikimedia

O HMY Britannia é um iate construído na Escócia em 1953 e que serviu à monarquia até 1997.

O Britannia foi pensado para abrigar com muito conforto a Família Real e possibilitar que ela viajasse mundo afora usando o navio.

Depois da aposentadoria, o Real Iate Britannia se tornou um museu e está ancorado perto do Centro Histórico de Edimburgo.

Para quem se interessa pela Família Real ou por navios, vai gostar de visitar o Britannia.

O ingresso adulto custa £17, já menores de idade pagam £8,75. As crianças menores de 5 anos entram de graça. Para mais informações, acesse o site oficial do Royal Yacht Britannia ou reserve o ingresso com antecedência.

Palácio de Holyroodhouse

O que fazer em Edimburgo?

O Palácio de Holyroodhouse é a residência oficial da Rainha Elizabeth II na Escócia e fica ocupado por ela apenas alguns meses a cada ano.

Durante os outros meses, a imponente construção abre as portas para visitas aos seus diversos apartamentos, com design francês, e a famosa Galeria da Rainha.

A beleza do Palácio de Holyroodhouse também está nos arredores, na combinação perfeita do luxo do palácio com a natureza simples e imponente do Parque Holyrood.

O ingresso adulto custa £16,50. Para mais informações, acesse o site oficial ou reserve o ingresso com antecedência.

Camera Obscura and World of Illusions

A atração de Edimburgo Camera Obscura and World of Illusions é uma das mais visitadas pelas famílias com crianças.

O foco dos cinco andares com exposição é fazer os visitantes interagirem e se surpreenderem com as ilusões variadas e super criativas.

Além disso, é possível ter uma bela vista de 360º da cidade.

Nós recomendamos a Camera Obscura and World of Illusions para quem viaja com crianças ou apenas quer saber o que fazer em Edimburgo com chuva.

O ingresso adulto varia de £15,75 a £17,50. Para mais informações, acesse o site oficial.

Gin e Whisky em Edimburgo

O whisky escocês é mundialmente famoso por sua qualidade e tradição. Há muitas lojas especializadas, o que garante um produto de qualidade. Mas o gin também se destaca entre as bebidas escocesas.

Duas visitas guiadas muito procuradas são:

  • Edinburgh Gin Distillery: oferece tours guiados e degustações de gin, além de muita história sobre a bebida. Há diversos tipos de tours, os mais econômicos custam a partir de £10.
  • The Scotch Whisky Experience: tem os tours mais procurados e são bastante elogiados. O tour mais econômico custa £17.

Jardim Botânico de Edimburgo

O Jardim Botânico de Edimburgo é a cereja do bolo de Edimburgo para quem visita a cidade durante o verão, quando a temperatura mais agradável faz as flores se abrirem, além de ser um reduto de paz perto do centro.

Há uma infinidade de plantas no Jardim Botânico de Edimburgo, sem exagero. Os jardins são caprichosamente cuidados, nada fora do lugar.

O que fazer em Edimburgo?

Há também uma estufa com plantas exóticas, com entrada paga. Aproveite o verde luminoso que só a Escócia possui e aprecie com calma a beleza da natureza e sua diversidade.

Para mais informações, acesse o site oficial do Royal Botanic Garden Edinburgh.

Outros museus em Edimburgo

Galeria Nacional

As principais atrações gratuitas de Edimburgo são museus, parques e montanhas e vale a pena aproveitá-las.

Entre os museus e galerias, há ótimas opções, que podem ser cartas na manga nos dias de chuva.

A Galeria Nacional da Escócia é uma ótima opção de ponto turístico cultural de graça.

Abrigada em uma bela construção do século XIX, a Galeria Nacional possui quadros de importantes pintores do Renascimento até o pós-impressionismo.

Há obras de Van Gogh, Tintoretto, Pissarro e muitos pintores holandeses, o que rende um ótimo passeio.

Dê atenção especial às obras dos pintores locais, os escoceses, porque estar na Escócia significa também aproveitar tudo que ela oferece, inclusive sua arte, difícil de encontrar em outros museus pelo mundo.

A Scottish National Portrait Gallery é um dos museus mais elogiados em Edimburgo e ainda é de graça.

Os visitantes se surpreendem de início, devido ao belo prédio neogótico avermelhado. No interior, a decoração é rica e há muitas pinturas de personagens importantes ao longo da história da Escócia.

Um museu com tema específico é o Surgeons’ Hall Museums, focado em anatomia, doenças e a evolução da medicina ao longo dos séculos.

Surgeons’ Hall Museums tem história bastante antiga, mas foi reaberto ao público em 2015, depois de uma grande reforma.

O ingresso adulto custa £8. Para mais informações, acesse o site oficial.

Festivais de verão em Edimburgo

O que fazer em Edimburgo?
Royal Edinburgh Military Tattoo. Fonte: Wikimedia

Desde o final da década de 1940, Edimburgo ferve com os festivais de verão, o mais famoso é o Edinburgh International Festival.

Esse festival ocorre durante três semanas, no mês de agosto. Música clássica, teatro, ópera e dança fazem parte dessa atração imperdível sobre o que fazer em Edimburgo.

Na mesma época, acontece o Edinburgh Festival Fringe, que difere do primeiro porque qualquer pessoa pode se apresentar. Aliás, esse festival nasceu para que os não convidados do Edinburgh international Festival pudessem ter o seu espaço.

Dentro Edinburgh International Festival, ocorre o Royal Edinburgh Military Tattoo, que é uma parada militar com performances e muita música.

Os militares do Commonwealth e da Armada Britânica desfilam na esplanada do Castelo de Edimburgo, um cenário incrível.

Para saber mais detalhes sobre os festivais de verão em Edimburgo, confira o nosso post especial sobre os Festivais em Edimburgo.

Café do Harry Potter em Edimburgo

Quando J. K. Rowling estava sem grana, mudou-se para Edimburgo. Nesse tempo, ela escreveu o primeiro livro da série Harry Potter no Elephant House, um café charmoso (e absurdamente turístico), próximo ao Castelo de Edimburgo.

Atualmente, o Elephant House se tornou um lugar cheio de mensagens dos fãs e notícias da autora. Para os fãs de Harry Potter, o que fazer em Edimburgo passar por visitar o Elephant House.

Saiba também que há um tour gratuito focado em Harry Potter, no qual você só precisa dar uma gorjeta!

Dean Village

Fonte: Flickr

Uma caminhada agradável (e de 15 minutos) a partir da Princes Street leva até o Dean Village, uma pacata região residencial super fotogênica.

O Dean Village tem sua história ligada aos moinhos de água, usados para moer grãos. No caso, o ribeirão utilizado é o Water of Leith.

No entorno da Hawthornbank Lane, você verá as mais belas vistas do Dean Village.

Mary King’s Close

Edimburgo se destaca por sua arquitetura medieval, mas também os contos e lendas dessa época se tornaram atrações da cidade.

O Mary King’s Close é um beco cheio de mistério, local palco de histórias de fantasmas, assassinatos e outros eventos, como mitos relacionados à peste negra.

Para visitar o local, há um tour guiado super famoso e procurado, chamado de The Real Mary King’s Close, que custa £17,95 por adulto. Esse tour é elogiado, mas não é barato.

Saiba que há um free tour sobre fantasmas e outras lendas, com duração de 1h30min., e você só precisa dar uma gorjeta.

Mapa de Edimburgo com pontos turísticos

Confira no mapa acima os principais pontos turísticos sobre o que fazer em Edimburgo. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Passeios a partir de Edimburgo, Escócia

Há muitos passeios de um dia saindo de Edimburgo, principalmente para visitar castelos medievais, lagos e paisagens naturais.

Sem dúvida, a região das Highlands é a mais procurada, mas há também locais a visitar perto da capital.

O melhor é alugar um carro em Edimburgo e poder fazer um passeio bem completo, com muitas paradas. É claro que também há a opção de usar trem e ônibus para alguns destinos.

Para quem vai visitar Glasgow, não é preciso alugar um carro (55 min. usando o trem), até porque a cidade é grande para os padrões escoceses.

Mas é preciso planejamento, porque há muitas atrações para visitar em Glasgow, desde as exuberantes Catedral e Universidade até muitos museus gratuitos.

Também perto de Edimburgo, fica a Rosslyn Chapel, uma igreja antiga construída nas ruínas de um castelo. A beleza da natureza do entorno também é grandiosa. Para visitar a Rosslyn Chapel, é melhor usar o carro ou ir com excursão.

Atravessando o Rio Forth, há pequenas cidades que podem ser visitadas em um dia, com destaque para St. Andrews, Perth e Dundee.

Há também vários lagos a conhecer, sendo os mais procurados o Loch Lomond, que faz parte de um parque nacional, e o famoso e mais distante Loch Ness.

Veja também nossa seleção das melhores excursões em Edimburgo.

Roteiros de viagem a Edimburgo

O que fazer em Edimburgo em 1, 2 ou 3 dias inteiros já está respondido neste artigo, mas vamos dar mais algumas dicas para você montar seu roteiro de viagem.

Se você tem apenas 1 dia inteiro disponível, recomendamos focar nas atrações no Centro Histórico, escolhendo o Castelo ou o Museu Nacional como atração fechada e que demora mais.

É possível visitar o Parque Holyrood, porém é mais cansativo. Já a Carlton Hill é mais fácil de visitar e também possui belas vistas.

O que visitar em Edimburgo em 2 dias pode incluir um free tour pelo Centro, visita ao Castelo, ao Museu Nacional e até mesmo a alguma galeria gratuita.

Tendo dois dias inteiros, você conseguirá subir o Arthur’s Seat e ir até mesmo no Jardim Botânico (só se for no verão!).

Já no roteiro de viagem a Edimburgo com 3 dias inteiros, recomendamos um passeio de bate-volta.

Neste tipo de passeio, nós gostamos mais de locais perto, para não ficar tanto tempo na estrada.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Edimburgo tenham ajudado! Confira também as melhores informações sobre onde se hospedar em Edimburgo!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.