Roteiro de Viagem para Montenegro: Conheça os Bálcãs!

Conheça um dos mais belos países dos Bálcãs no roteiro de viagem para Montenegro!

O que fazer em Dubrovnik? Principais atrações turísticas!

Montenegro não é um país muito visitado por brasileiros, diferentemente do que vem ocorrendo com seu vizinho, a Croácia. O pequeno país Montenegro é tão cheio de belezas quanto a Croácia e vale muito a visita. Seu grande fiorde é de tirar o fôlego, suas cidades históricas estão espalhadas pelo país e seu povo é acolhedor.

Conhecemos Montenegro só de passagem em uma viagem de um dia, enquanto estávamos em Dubrovnik, mas o gostinho de quero mais ainda continua. Por isso, o post de hoje traz um roteiro de viagem para Montenegro. Confira e comece a se planejar!

 

Breve História de Montenegro

Bálcãs segundo Penn State University

Bálcãs segundo Penn State University

A história de Montenegro é bastante antiga e segue os acontecimentos que ocorreram nos Bálcãs, região mostrada no mapa. Montenegro já fez parte do Império Romano, viveu séculos de liberdade, foi tomado pelo Império Otomano e lutou novamente por sua liberdade.

Foi no século XX que sua história se mostrou mais volátil e cheia de conflitos. No final da Primeira Guerra Mundial, Montenegro se tornou parte do Reino da Iugoslávia, perdendo sua liberdade. Com o avanço do nazismo nos Bálcãs, Montenegro se tornou uma das nações da República da Iugoslávia. No final do século XX, a Iugoslávia se desintegrou.

Detalhe do portão de entrada em Budva

Detalhe do portão de entrada em Budva

O processo de desintegração da Iugoslávia foi doloroso e cheio de conflitos, pois a Sérvia não queria perder o poder adquirido, enquanto as diferentes etnias dos Bálcãs lutavam por sua autonomia. Países como Eslovênia, Croácia e Bósnia e Herzegovina participaram de guerras sangrentas para recuperar sua independência, principalmente esta última.

Montenegro se manteve unido a Sérvia até 2006, quando, por meio de um referendo, a população votou por sua independência, conforme acordo entre as duas nações. Hoje, Montenegro vive um período de liberdade e quer ser conhecido também pelo que oferece em termos naturais, históricos e hospitalidade.

Fonte: Visit Montenegro.

 

Roteiro de Viagem para Montenegro

Fiorde

Fiorde

Hospedamo-nos em Dubrovnik e, por meio de pesquisas na internet, soubemos que era possível conhecer o pequeno e desconhecido (pelo menos para nós) Montenegro. Mas como ir para Montenegro? Há algumas formas, as principais são:

  • Alugar um carro com GPS: para essa opção é preciso mais planejamento, pois você deve escolher as cidades, pesquisar suas histórias e montar seu próprio roteiro;
  • Ir com uma excursão: para essa opção se deve ter em mente que mais pessoas estarão na excursão, as horas em cada cidade são pré-determinadas e que muito tempo se passa no ônibus.

Como não estávamos na melhor fase de nossa direção e não tínhamos dinheiro para alugar um carro, pois essa opção implica dormir em Montenegro, pois dirigir cansa bastante. Assim, alugar um caro por dois dias estava fora do orçamento.

Fomos de excursão para Montenegro. Nosso roteiro de viagem para Montenegro foi planejado pela agência de viagem Adriatic Explore (isso não é publicidade, apenas informação) e incluiu duas conhecidas cidades, Budva e Kotor. O preço por pessoa foi de 43 euros.

Budva

Budva

Saímos bem cedo de Dubrovnik, antes das oito horas da manhã. A própria agência nos pegou próximo a pensão onde estávamos hospedados. Foram mais de três horas de viagem de Dubrovnik para Budva. Ocorreram paradas para a imigração, uma parada rápida para tirar fotos do fiorde de Montenegro e o transbordo por ferry boat até o outro lado do fiorde.

Sveti Nikola por Novosti

Sveti Nikola por Novosti

A cidade de Budva é um destino descoberto por europeus de todo o continente, por isso no verão a cidade fica lotada de turistas. Apesar de ser uma cidade pequena, possui 17 praias e a incrível ilha Sveti Nikola. Seu centro histórico não fica atrás das belezas naturais, com destaque para as igrejas ortodoxas bastante diferentes das católicas croatas.

Depois de conhecer Budva e almoçar por lá, fomos para uma das maiores belezas de Montenegro, a cidade de Kotor. Em Kotor, nossa visita à cidade velha foi guiada por um guia local, muito simpático e conhecedor do local. Ele nos contou sobre histórias peculiares da cidade, como a visita de Napoleão, as disputas políticas e os edifícios históricos.

Kotor

Kotor

Contudo, a maior beleza de Kotor é a sua proteção natural, dada pela cadeia de montanhas, criando um contraste perfeito com o mar a sua frente. Por essas montanhas se estendem muralhas antigas.

É possível ir até o topo da montanha, mas são mais de mil degraus, algo impossível aos 35ºC que pegamos em Kotor. Se você tiver mais tempo em Kotor, tente subir um pouco a montanha para ver a cidade do alto.

Roteiro de Viagem para Montenegro: Conheça os Bálcãs!

Depois de duas horas em Kotor, estava na hora de voltar para Dubrovnik, mas, dessa vez, contornamos o fiorde e vimos pela última vez as belezas naturais desse pequeno e encantador país chamado Montenegro. Confira também o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Kotor!

 

Pontos altos e baixos da viagem

Roteiro de Viagem para Montenegro: Conheça os Bálcãs!

Montenegro é muito belo, com certeza você irá gostar do país. Contudo, devemos fazer um levantamento dos pontos altos e baixos do roteiro de viagem para Montenegro.

  • Pontos altos: Beleza natural diferente da Croácia; cidades históricas preservadas; muitas praias em Budva; aprendizado com os guias;
  • Pontos baixos: Muito tempo no ônibus; pouco tempo nas cidades; viagem de um dia não é a melhor opção para conhecer mais de uma cidade; excursões enrijecem a viagem.

Nenhuma viagem é perfeita, quando vimos como era interessante Montenegro, já havíamos decidido ir para Sarajevo, que também é riquíssima culturalmente. Com toda a certeza, nós vamos voltar aos Bálcãs, pois há muito que descobrir e outro roteiro de viagem para Montenegro ainda vai surgir neste site!

 

Gostou das dicas de roteiro de viagem para Montenegro? Se sim, curta nosso site e este post!

Boa Viagem Nômade Digital 🙂

 

Salvar

Posts que você deve ver também!

Deixe seu comentário!

comentários

error: Conteúdo protegido.