O que fazer em Antália, Antalya, Turquia? Pontos turísticos de Antalya

por Jade

Antália possui belezas e história que a tornam um dos destinos mais procurados na Turquia. Suas praias, sítios arqueológicos e sol o ano inteiro fazem a cidade a ser visitada por mochileiros, famílias e até por quem procura resorts. Realmente, há muito o que fazer em Antália!

Neste post, vamos mostrar quais são os melhores pontos turísticos, os que valem a pena visitar, com opções para todos os públicos de viajantes.

Leia também nosso post completão sobre onde ficar em Antália nas pousadas e hotéis com ótima relação custo-benefício!

O que fazer em Antália, Turquia? Principais pontos turísticos de Antalya

Atrações no Centro Histórico de Antália

A beleza de uma rua em kaleiçi

O centro histórico de Antália é chamado de kaleiçi em turco. Para nós, esse é o ponto turístico mais bonito da cidade e imperdível quando se fala sobre o que fazer em Antália.

O centro histórico é parcialmente murado, possui belas e estreitas ruas de pedra, casas otomanas, além de bares, restaurantes e lojas. É um lugar super charmoso e ótimo para fotografar!

Há áreas bem turísticas no bairro, principalmente na parte oeste, na qual algumas ruas têm várias lojas com produtos falsificados.

A parte leste é mais bonita, charmosa e mais tranquila e foi lá que nos hospedamos e recomendamos. Veja nossas sugestões de hotéis em Antália!

Portão de Adriano

Em kaleiçi, há casas em estilo otomano que foram convertidas em restaurantes, hotéis e pensões. Há também várias lojas de tapetes, de doces turcos, chás e outros itens típicos da Turquia que encantam os turistas.

Por ser um centro parcialmente murado, dá para entrar em diferentes partes, mas o melhor é passar várias vezes pelo Portão de Adriano. O nome do portão já indica a história por trás.

O Imperador Adriano visitou a cidade no ano 130 d.C. O portão é um arco do triunfo com 3 arcos e, apesar de não ser grande, é antigo e muito bonito. Ao lado estão torres antigas, mas elas não são da mesma época do Portão.

Outras atrações turísticas no centro histórico são o Parque Karaalioglu, a marina e as mesquitas. Elas devem estar no seu roteiro sobre o que visitar em Antália.

Vale destacar a Mesquita Yivli Minare, com um minarete que se sobrepõe aos demais prédios e data do século XIII, da época dos turcos Seljuk.

Há também o Kesik Minare, um minarete que pegou fogo no século XIX, estando localizado em uma região histórica, onde existiu um templo romano, depois uma igreja bizantina até se tornar uma mesquita. Ou seja, quase um resumo da história da cidade.

Outro monumento histórico é a Saat Kulesi, a torre do relógio, que acreditam ser mais recente, do início do século XX.

Nós gostamos muito de caminhar em direção ao Parque Karaalioglu e observar dali as torres antigas (inclusive um forte romano do século II d.C) e as falésias onde está a cidade antiga, além de ver o mar azul.

Vale também caminhar até a marina. Dalí saem passeios de barco pelo golfo de Antália, além de permitir ver as muralhas por outro ângulo. Esse porto antigo foi o local que trouxe prosperidade para a cidade por quase dois milênios.

Ligando a marina à parte alta do centro, há o elevador panorâmico de Antália, com entrada gratuita. Você verá belas vistas a partir do elevador!

Museu de Antalya

Museu de Antalya. Fonte: Wikimedia

Para quem adora conhecer museus em cada cidade que visita, a melhor opção é o Museu de Antalya, focado nos objetos encontrados em sítios arqueológicos da região, nas cidades antigas que mencionaremos na próxima seção.

O museu está no top 3 entre os museus arqueológicos e históricos da Turquia. Portanto, vale muito a pena conhecê-lo.

São 13 áreas de exibição que apresentam os primeiros povos da região, artefatos do período romano, mosaicos bizantinos, esculturas, sarcófagos romanos, vasos, moedas antigas, tapetes do período Otomano e muito mais. Inclusive, há uma galeria a céu aberto.

Os maiores destaques são as esculturas gregas e romanas, como máscaras usadas no teatro e estátuas dos deuses.

O ingresso adulto custa 55 liras turcas e, caso você vá visitar muitos sítios arqueológicos pela região, pode valer a pena adquirir o Museum Pass (Mediterranean). Para mais informações, acesse o site oficial.

Vale destacar que há outros museus em Antália, com temas bem específicos:

  • Museu Suna & Ínan Kiraç Kaleiçi: é um museu abrigado em uma mansão otomana conservada, que mostra como era a vida e os costumes dos otomanos séculos atrás. Há ainda a Igreja Aya Yorgi (grega ortodoxa) e uma grande coleção de cerâmica Çanakkale;
  • Casa Museu Atatürk: é uma réplica da casa onde se hospedou o líder da independência e primeiro presidente, Mustafa Kemal Atatürk. Há mobiliário e muitos objetos da época. Sem dúvida, esse museu é mais adequado para o público turco;
  • Museu do Brinquedo de Antalya: é um museu com brinquedos do mundo todo, ideal para quem viaja com criança. Sua localização é fácil de encontrar, perto da marina.

Cidades antigas perto de Antália – Sítios arqueológicos

Aspendos. Fonte: Wikimedia

Ao redor da cidade de Antália, mas dentro da península de mesmo nome, localizam-se diversas cidades históricas, sendo as principais:

  • Aspendos: Acredita-se que Aspendos tenha sido fundada pelos gregos, mas sofreu grande influência romana. Seu teatro romano é extremamente preservado, sendo o grande atrativo de Aspendos. No verão, ocorrem apresentações no local, já que o teatro é gigantesco, com capacidade para até 15 mil pessoas;
  • Perge: A antiga cidade de Perge (ou Perga) possui ruínas de inúmeras épocas, sendo uma cidade antiga bem preservada e um dos passeios mais imperdíveis sobre o que fazer em Antália e não está tão distante do centro. O apóstolo São Paulo passou por Perge, o que mostra como essa cidade era importante naquela época;
  • Termessos: É outra cidade antiga cheia de ruínas milenares, a menos de 40 km de Antália, só que a mil metros de altura. As montanhas com construções antigas formam um cenário de filme. Só que diferente das cidades anteriores, Termessos exige mais preparo físico devido à geografia montanhosa.

As três cidades antigas mencionadas são as mais conhecidas e visitadas em Antália e as mais fáceis de conhecer por meio de passeios em grupo ou particulares.

Vale a pena mencionar a cidade antiga de Myra, conhecida por duas razões: pela necrópole lícia, na qual os túmulos são escavados na rocha, e por lá ter vivido e trabalhado como bispo São Nicolau, ou seja, o Papai Noel.

Além desses sítios arqueológicos, saiba que há quem visite Pamukkale e Hierápolis a partir de Antália, porém é uma viagem longa.

Caso você não queira alugar um carro para fazer esses passeios, há a uma elogiada excursão guiada por Perge, Side e Aspendos.

Cachoeira Duden

Imagine uma cachoeira de um rio calmo e bastante pequeno. Seria uma cachoeira comum, aparentemente. Esse não é o caso da Cachoeira Duden.

O Rio Duden deságua no mar em uma enorme falésia, formação muito comum na região. O cenário do rio desaguando no mar é impressionante e belíssimo, principalmente vendo o tamanho minúsculo do rio em contraste com a cachoeira.

Há ainda outras cachoeiras no mesmo rio, em direção ao interior. Para chegar à Cachoeira Duden, basta pegar um ônibus ou dolmus (van) que vá à Praia de Lara e pedir para parar antes. Nós usamos o Google Maps para saber certinho onde descer.

Há passeios de barco pelo mar que partem da marina de Antália e levam para a cachoeira Duden, mas a melhor vista é de cima da falésia, não no mar.

Há também um Tour Guiado em Antália que passa pela cachoeira e outras atrações da cidade. Outra opção é o City Tour incluindo cachoeiras e teleférico.

Praias em Antália

Praia Konyaalti

As principais praias de Antália são basicamente duas, Lara e Konyaalti, muito extensas e com características diferentes.

A Praia Konyaalti se localiza a oeste do centro histórico. Sua beleza é a praia de pedrinhas, conhecida como praia de seixo, combinada o mar calmo e azul.

Além disso, na Praia Konyaalti há beach clubs e resorts, mas há espaço para todos os públicos, até para os que gostam de sossego.

A temperatura da água da Praia Konyaalti é mais gelada do que da Praia de Lara, que achamos excessivamente quente.

Para chegar à Praia Konyaalti, basta pegar o bonde antigo no centro de Antália (que é uma atração!) e descer na última parada.

Saiba que entre o centro e a Praia Konyaalti fica o Atatürk Parki, um local arborizado com belas vistas para o mar. Além disso, há restaurantes, cafés e parque de diversão para crianças.

Na praia mesmo há o maior parque de diversão de Antalya, o Aktur Park. Os turistas preferem visitar o local durante a noite, ainda mais no verão, quando o calor é forte demais.

No final da Praia Konyaalti fica o Teleférico Tünektepe, que realmente mostra paisagens bonitas, das praias e da cidade. O ingresso adulto custa 30 liras e fecha às segundas.

Praia de Lara

Já a Praia de Lara tem, além da água quente, uma areia avermelhada e é muito visitada por turistas e moradores. Ela possui resorts.

Essa praia se localiza a leste do centro histórico e pode ser acessada por ônibus, tendo em seu caminho a Cachoeira Duden.

Para quem deseja um dia conhecendo várias praias, o melhor é alugar um carro e percorrer o sudoeste do litoral a partir de Konyaalti.

As praias mais conhecidas ficam em Kemer, porém a mais elogiada é a Çirali Plaji. Vale lembrar que essas praias são de seixo (pedrinhas), o que compensa pela cor clara do mar, mas são desconfortáveis para caminhar e sentar sem cadeiras.

Shoppings e compras em Antália

Nós ficamos surpresos ao saber que para muitos turistas o que fazer em Antália significa compras. A cidade tem muitos shoppings e lojas duty free.

Fora do centro histórico estão os shoppings que mais valem a pena.

Se você gosta de fazer compras, os shoppings centers de Antalya podem ser alternativas sobre o que fazer em dias de chuva ou a noite.

A área de compras mais recomendada é o Mall of Antalya, pertinho do aeroporto, sendo moderno, limpo e com muitas lojas.

Ao lado Mall of Antalya fica o Deepo Outlet Center, com muitas lojas de marcas turcas.

O Antalya Migros Shopping Mall tem diversas lojas, além de entretenimento e restaurantes, estando localizado na Praia Konyaalti. Ou seja, é fácil de chegar.

Já perto da Praia Lara fica o TerraCity, outro shopping center em Antália moderno e amplo.

O MarkAntalya é uma opção bem perto do Centro Histórico, sendo também um shopping grande.

Há ainda outras áreas de compras, mas apresentamos as mais elogiadas. Para nós, nunca vale muito a pena deixar de visitar outras atrações para fazer compras, mas durante a noite os shoppings são opções interessantes, assim como nos dias chuvosos ou com calor insuportável.

Mapa de Antália com pontos turísticos

Confira no mapa a localização de todas as atrações sobre o que visitar em Antalya mencionadas neste artigo. Basta clicar no “botão com seta”, na barra superior, para acessar a legenda do mapa.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Antália tenham sido úteis para o planejamento da sua viagem. Confira também as nossas dicas sobre onde ficar em Antália!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

Anne 30 de março de 2022 - 7:47 am

Oi, tenho uma duvida, que ainda não vi ninguém falando sobre, pelo menos não em Antalya. Onde é o melhor lugar para mudança de câmbio? Sei que da para trocara no aeroporto mas onde tem a melhor taxa de câmbio? E obrigada pelas dicas, pretendo conhece todos esse lugares.

Responder
Jade 30 de março de 2022 - 3:31 pm

Olá Anne. Nós já tínhamos liras quando chegamos a Antalya, porque visitamos Istambul primeiro. Então, não tenho como te falar da minha experiência pessoal. Porém, fiz uma pesquisa e entendi que você pode trocar no aeroporto, no centro histórico e nos shopping centers, mas sempre peça um recibo.

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.