O que fazer em Çesme e Alaçati, Turquia? Pontos turísticos de Çesme

por Jade

Localizada no extremo oeste da Anatólia, a Península de Çesme possui belezas naturais e muita história. O que fazer em Çesme inclui praias com água transparente, a bela Alaçati e monumentos antigos.

Por estar perto da populosa Izmir, Çesme é bastante procurada por turistas turcos. Dificilmente os brasileiros aparecem por lá, mas vale a pena dar uma chance à região.

A cor da água do mar é semelhante ao mar da Grécia, totalmente transparente e muito azul. A história da cidade é rica, com uma ligação forte com o porto e palco de disputas entre genoveses, venezianos e otomanos.

Apresentamos a seguir nossas melhores dicas sobre o que fazer em Çesme e Alaçati!

Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Çesme e Alaçati!

O que fazer em Çesme, Turquia? Pontos turísticos de Çesme

Castelo de Çesme

O Castelo de Çesme foi construído no século XV pelos genoveses. Mas foram os otomanos que o ampliaram em 1508, buscando defender a região dos ataques venezianos.

O Castelo de Çesme rende uma boa visita por ser grande e ter belas vistas para a Marina e para o mar. São seis torres e muitas áreas externas e internas a percorrer.

Saiba que originalmente o Castelo ficava à beira-mar, mas a área acabou sofrendo aterramentos ao longo dos séculos.

Dentro do Castelo, você poderá visitar o Museu de Çesme, com peças arqueológicas de Baglararase (Idade do Bronze) e da cidade antiga de Erythrai (ainda hoje existem ruínas), além de objetos da Guerra Russo-turca (1877-1878).

Observe que na frente do Castelo de Çesme está localizada uma estátua do comandante naval Cezayirli Gazi Hasan Pasa com seu leão de estimação, que era seu pet de verdade!

Informações práticas – Aberto todos os dias. Ingresso adulto custa 25 liras turcas. Para mais informações, acesse o site oficial.

Pontos turísticos de Çesme no Centro Histórico

O que fazer em Çesme e Alaçati, Turquia? Pontos turísticos de Çesme
Marina de Çesme

Na antiguidade, Çesme foi conhecida como uma cidade portuária, com grande importância comercial na região da Anatólia, onde está localizada.

Contudo, Izmir se tornou mais relevante. Com a grande concorrência, o turismo foi a aposta econômica de Çesme.

A história da região e seus monumentos são fatores relevantes para a atividade turística. Além do Castelo, as principais atrações históricas são o Caravanserai, as fontes e construções religiosas.

O Caravanserai é uma construção do século XVI que tinha por objetivo fornecer um lugar seguro para os mercadores estrangeiros que vinham à cidade em função de seu grande porto.

Atualmente, o Caravanserai faz parte de um hotel, mas é utilizado com frequência para eventos. O Kanuni Kervansaray Historical Hotel é bem localizado e bonito, mas perdeu a qualidade.

Outras atrações turísticas históricas que merecem destaque são as fontes, construídas no século XIX, e que dão nome à cidade.

Entre as mesquitas, destacam-se a Mesquita Hadji Memis Aga e a Mesquita de Çesme.

Há também uma igreja em Çesme, chamada de Igreja Ayios Haralambos, sendo ortodoxa grega e construída no século XIX.

Atualmente, a igreja recebe exposições de artistas locais. Ainda há belas pinturas no teto. Por ter localização super central, vale a pena dar uma passadinha por lá. Além disso, as ruas próximas estão repletas de restaurantes e lojas.

Devemos mencionar a Marina de Çesme, um dos locais mais movimentados do Centro, com muitos restaurantes e lojas próximas.

De lá saem passeios de barcos, inclusive para ilhas gregas, como Chios, Lesbos e Oinousses. Sempre negocie o preço desses passeios!

Vale mencionar que o Centro Histórico é facilmente conhecido a pé e vale a pena caminhar por ele fotografando as casas antigas, que datam do final do século XIX. Várias casas possuem sacadas de madeira charmosas.

Altinkum Plaji – Praia Altinkum

O que fazer em Çesme e Alaçati, Turquia? Pontos turísticos de Çesme
Altinkum Plaji

Çesme é uma península cheia de praias de areia, desde praias com bom tamanho até pequenas enseadas.

Nós amamos a Altinkum Plaji, que fica a sudoeste do Centro, facilmente acessível com dolmus (van). Quem vai de carro costuma se incomodar com os preços excessivos dos estacionamentos e a pressão para usar os beach clubs.

Infelizmente, os beach clubs estão ocupando grande parte da praia, mas dá para usar a parte pública. Inclusive, há leste de Altinkum há áreas de praias públicas.

Como chegamos cedo e fomos de transporte público, aproveitamos a praia com pouca gente e sem pressão dos beach clubs.

O que mais nos surpreendeu foi a transparência da água, possibilitando ver os peixes. Como fomos no verão, o fato da água ser fria foi algo que gostamos bastante.

Outra praia conhecida é Pirlanta Plaji, com menos estrutura e mais vento. De qualquer maneira, a cor do mar é muito bonita e não há privatização da faixa de areia como em outras praias.

Quem está de carro alugado, pode contornar toda a parte sul da Península de Çesme e visitar pequenas enseadas, como a Güvercinlik Koyu, com mar super claro e falésias alvas, e a Delikli Koyu, praticamente em Alaçati.

Na parte norte da Península também há praias e elas ficam bem perto do Centro de Çesme, mas as melhores são as que apresentamos acima, junto com Ilica Plaji.

Ilica Plaji

O que fazer em Çesme e Alaçati, Turquia? Pontos turísticos de Çesme
Ilica Plaji

A praia mais conhecida da Península é Ilica. Com longa faixa de areia, Ilica Plaji é uma praia badalada, centro do turismo da região, sendo que parte da praia possui beach clubs e resorts.

O mar da Praia Ilica é belíssimo, com muitos tons de azul e a área é morna, já que lá há águas termais. Os europeus amam essas águas quentes, mas nós achamos quente demais para o calorão que faz no verão.

Ilica Plaji fica a poucos minutos de Alaçati, um local charmoso e repleto de bons hotéis, como mostramos no artigo sobre onde se hospedar em Çesme e Alaçati.

O que fazer em Alaçati, Turquia?

Aliçati é uma pequena vila muito charmosa. Há muita beleza nas ruas cheias de pequenos hotéis, pensões e restaurantes, todos abrigados em casas antigas com sacadas de madeira.

Saiba que as ruas são mais fotogênicas do que em Çesme. Além disso, como os turistas vão para as praias de dia, a cidade fica mais movimentada a partir do final da tarde.

Um passeio imperdível é visitar o Parque Alaçati Yel Degirmenleri, ou seja, os moinhos de vento.

Como a cidade tem bons ventos (inclusive para windsurf), os moinhos foram construídos a partir de 1850 para moer o trigo. Hoje, o Parque é bastante visitado, já que os moinhos estão bem conservados e as vistas são bem bonitas.

Outra atração é visitar a Alaçati Pazaryeri Camii, uma mesquita bonita e bem conservada. Ela está abrigada em uma construção que originalmente era uma igreja grega ortodoxa. Ainda há elementos decorativos da igreja. É uma mescla de estilos interessantes.

Aqua Toy City

O Aqua Toy City é um parque aquático entre o Centro de Çesme e Ilica Plaji, muito procurado pelos turcos com crianças.

Nós não costumamos visitar esse tipo de atração, mas faz todo o sentido para quem viaja com os filhos.

Mapa com as atrações de Çesme e Alaçati

Confira no mapa a localização dos pontos turísticos mencionados ao longo deste artigo. Basta clicar no “botão com seta”, na barra superior, para acessar a legenda do mapa.

Como chegar a Çesme?

Para chegar a essa região da Turquia, deve-se passar necessariamente por Izmir, se você vem de avião ou de alguma outra cidade turca mais distante, como nós, que viemos de Bodrum.

Um ônibus faz o trajeto do aeroporto de Izmir até a rodoviária. Da rodoviária, saem ônibus a cada 30 minutos para Çesme. Não é preciso comprar a passagem antecipadamente.

De Izmir até lá, a viagem de ônibus dura aproximadamente 1h.

Já para se deslocar entre as praias e cidades da Península, nós utilizamos o dolmus (van). Eles são baratos e rápidos, além de estarem presentes em todas as cidades da Turquia que visitamos.

Outra dica é ir ao escritório de turismo no centro da cidade. Há ótimas informações por lá.

Esperamos que nossas dicas de pontos turísticos de Çesme tenham sido úteis para planejar suas férias! Leia também nosso artigo completão com os melhores hotéis em Çesme e Alaçati!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.