O que fazer na Ilha do Mel? Atrações turísticas da Ilha do Mel e Roteiros

por Jade

A Ilha do Mel é um lugar ideal para todos os amantes da natureza e para quem quer sair da rotina estressante das grandes cidades. Mas, antes de viajar, é essencial saber o que fazer na Ilha do Mel, quais são as atrações turísticas da Ilha do Mel mais interessantes.

O fato de ter praias desertas, ecossistemas preservados, nenhum carro e ruas semelhantes à trilhas faz com que muitos visitantes sejam atraídos à Ilha do Mel. Realmente, esses são os diferenciais da região.

Pertencente ao município de Paranaguá, a Ilha do Mel recebe no máximo 5.000 por dia, por ser uma área de preservação.

Primeiro, é preciso entender a geografia da Ilha. A porção sul é habitada, mesmo sendo a menor em tamanho. Lá há duas vilas: Encantadas (ao sul) e Nova Brasília (ao norte, perto do istmo, mas ainda na Ilha Sul).

A maioria das atrações turísticas da Ilha do Mel está entre essas vilas, sendo certas praias mais acessíveis por uma vila do que pela outra.

Como as praias são os principais destaques do turismo na Ilha do Mel, o verão acaba sendo a época mais adequada para visitar a região.

Nossa viagem foi em novembro, mas o começo de dezembro e logo após o Carnaval (até o final de abril) também são épocas boas.

Há 25 km de praias, porém as principais e as melhores são as que se localizam próximas às vilas de Encantadas e Nova Brasília.

Em Encantadas, a praia voltada para o continente é bem parada e não é adequada para tomar banho. Voltadas ao mar aberto ficam as praias do Mar de Fora e do Miguel, sendo a última uma das que mais gostamos.

Já a partir de Nova Brasília é mais fácil acessar boas praias, com destaque para a Praia do Farol e a Praia de Fora, locais procurados pelas famílias.

Saiba que o deslocamento das vilas para as praias é feito por trilhas de areia. As trilhas de Nova Brasília são mais tranquilas, porém a natureza de Encantadas é mais preservada. Para se deslocar entre as vilas é preciso utilizar os barcos.

Então, nossa sugestão de roteiro de viagem à Ilha do Mel é dedicar um dia inteiro para conhecer as atrações perto da vila de Encantadas e um dia para as praias e outras atrações de Nova Brasília.

Neste post, vamos apresentar as seguintes informações sobre o turismo na Ilha do Mel. Com o índice abaixo, você pode ir direto para o que mais te interessa, mas recomendamos que você leia todo o artigo para não ficar com dúvidas.

O que fazer na Ilha do Mel? Atrações turísticas da Ilha do Mel

Farol das Conchas na Ilha do Mel

Farol das Conchas na Ilha do Mel
Farol das Conchas, com Praia de Fora (pequena enseada) e Praia do Farol. Fonte: Wikimedia

O Farol das Conchas ou simplesmente o Farol é um dos principais cartões-postais da Ilha do Mel. Para conhecê-lo, basta ir à Vila de Nova Brasília, local onde muitos viajantes se hospedam, como falamos no artigo sobre onde se hospedar na Ilha do Mel.

O Farol é uma das atrações turísticas da Ilha do Mel gratuitas, mas para conhecê-lo é preciso subir uma longa escadaria.

Já adianto que vale a pena encarar as escadas, porque a vista é incrível. De um lado fica a Praia de Fora e do outro a Praia do Farol.

Na Vila de Encantadas também há um farol, mas com acesso mais difícil, por trilhas, e com vistas menos bonitas. Nós visitamos esse farol, mas achamos que não compensa o esforço e o tempo gasto.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres na Ilha do Mel

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres na Ilha do Mel
Fonte: Wikimedia

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres se localiza na porção norte da Ilha do Mel, podendo ser visitada por meio de uma caminhada longa ou de bicicleta, afinal, são mais de 3 km a partir da Vila de Nova Brasília.

A Fortaleza foi construída entre os anos de 1767 a 1769, sendo utilizada para a proteção de Baia de Paranaguá.

Além da beleza da arquitetura, ainda há uma prisão desativada e vários canhões, a maioria de origem inglesa.

Sem dúvida, essa construção é uma das melhores atrações turísticas da Ilha do Mel e deve ser visitada em um passeio de bicicleta.

Praia do Miguel

O que fazer na Ilha do Mel? Atrações turísticas da Ilha do Mel
Ao fundo o costão que separa a Praia do Miguel da Praia Grande

A Praia do Miguel é uma praia deserta excelente para o banho e para praticar surfe, sendo uma das praias mais afastadas das vilas.

Para chegar até lá é mais fácil sair da Vila de Encantadas, passar pela Praia do Mar de Fora e pegar uma trilha bem sinalizada até a Praia do Miguel.

Para quem está em Nova Brasília é mais complicado, por causa do costão entre a Praia Grande e a Praia do Miguel, que nós achamos difícil de passar.

Além de curtir a praia, as vistas a partir dos morros são incríveis e o local é preservado.

Gruta das Encantadas

Gruta das Encantadas
Fonte: Wikimedia

A Gruta das Encantadas fica perto da Vila de Encantadas, na porção sul da Ilha do Mel.

Com fácil acesso, sua única preocupação é visitar a gruta durante a maré baixa, permitindo que se entre nela. Na imagem acima, a maré estava alta demais.

Particularmente, a Gruta das Encantadas é mais bonita por fora do que por dentro. Então, mesmo que a maré esteja alta, somente as fotos já valem a visita a uma das atrações turísticas da Ilha do Mel mais conhecidas.

Outras Praias na Ilha do Mel

O que fazer na Ilha do Mel: Atrações Turísticas da Ilha do Mel
Praias na Ilha do Mel. Fonte: Prefeitura de Paranaguá

A Praia do Miguel é uma das nossas praias na Ilha do Mel prediletas, mas há outras que você pode visitar.

Do sul ao norte, há várias opções, começando pela Praia do Mar de Fora, com muitas ondas e ideal somente para tomar banho de sol.

No norte da Ilha, vale a pena caminhar até a Praia Grande, uma praia exuberante e bem preservada.

A Praia de Fora é sempre muito procurada, porque fica perto de Nova Brasília, assim como a Praia do Farol.

As melhores praias na Ilha do Mel estão voltadas ao oceano, porque as praias da Baía de Paranaguá são paradas e lodosas.

Vista a partir de Nhá Pina

O que fazer na Ilha do Mel? Atrações turísticas da Ilha do Mel
Nhá Pina, com a praias do Miguel e do Mar de Fora. Fonte: Wikimedia

Nhá Pina é um morro que se localiza entre a Praia do Miguel e a Praia do Mar de Fora. Esse morro não é o caminho bem sinalizado que leva até a Praia do Miguel, tendo apenas a função de mirante.

Nós pegamos alguns dias de chuva na Ilha do Mel, mas com sol vale ainda mais a pena subir Nhá Pina.

Praia da Fortaleza na Ilha do Mel

Praia da Fortaleza na Ilha do Mel
Praia da Fortaleza ao fundo, vista do Morro do Farol das Conchas. Fonte: Wikimedia

Quando você for à Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, terá que caminhar um bom pedaço na Praia da Fortaleza.

A Praia da Fortaleza é gigantesca, por isso muitos viajantes alugam bicicletas para conhecer a região. Na Praia há também casas de veraneio.

Recomendamos alugar bicicletas para curtir a praia e ir à Fortaleza. Será um passeio mais agradável e menos cansativo.

Trilhas

O que fazer na Ilha do Mel? Atrações turísticas da Ilha do Mel

A Ilha do Mel não possui carros ou estradas pavimentadas, sendo as estradas verdadeiras trilhas entre a natureza. Então, caminhar é algo que você fará muito e há diversas trilhas pela Ilha.

Quem viaja em grupo pode fazer algumas trilhas menos visitadas, como a trilha para o Farol das Encantadas ou a trilha entre a Praia do Miguel e a Praia do Belo, com mata fechada.

Nós fizemos essas duas trilhas e não recomendamos fazer sozinho ou em casal, assim como deve-se evitar a trilha para o Farol das Encantadas depois de dias de chuva.

Vila de Encantadas e Nova Brasília

O que fazer na Ilha do Mel? Atrações turísticas da Ilha do Mel
Vila de Encantadas. Fonte: Wikimedia

Usar os barcos entre as vilas de Encantadas e Nova Brasília é uma forma de caminhar menos e também de passear pela Baía de Paranaguá, sendo uma das atrações sobre o que fazer na Ilha do Mel.

Navegando entre as vilas você vai avistar a Ilha do Mel por outra perspectiva, além de descansar um pouco as pernas, algo válido na Ilha do Mel.

Baía de Paranaguá

Baía de Paranaguá
Pôr do sol na Baía de Paranaguá. Fonte: Pixabay

Quando estávamos no último dia da viagem e já estava batendo aquela saudade antecipada, no final da tarde tomamos uma excelente água de coco de frente para o mar.

É uma das melhores atrações turísticas da Ilha do Mel, simples e muito relaxante.

Então, aproveite os restaurantes e bares de frente para o mar nas vilas, principalmente na Vila de Encantadas. O pôr do sol é bem bonito nas vilas!

O que fazer na Ilha do Mel com chuva?

Dias de chuva fazem parte do verão em todo o litoral do Sul do Brasil. Então, uma dúvida comum é sobre o que fazer na Ilha do Mel com chuva.

Se for só um chuvisco, vale a pena ir de bicicleta até a Fortaleza, por exemplo, ou até a Gruta das Encantadas.

Além disso, vale a pena apostar em um almoço especial com camarões e peixes. À noite, você pode procurar por um local com música ao vivo.

Durante o dia, aproveite a chuva para comprar as lembrancinhas que você já iria comprar de qualquer maneira.

Como a Ilha do Mel tem suas principais atrações ao ar livre, a chuva acaba atrapalhando bastante. Infelizmente, não há como contornar a situação totalmente.

Mapa com as atrações turísticas da Ilha do Mel

Neste mapa estão as principais atrações turísticas da Ilha do Mel, assim como pousadas com qualidade e os restaurantes mais conhecidos.

Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda.

Onde ficar na Ilha do Mel?

Onde ficar na Ilha do Mel?
Acomodações do Malie Chalés

Há uma boa disponibilidade de pousadas na Ilha do Mel. Elas não são verdadeiramente baratas, ainda mais na alta temporada (de dezembro até o Carnaval).

Nós ficamos na Pousada Fim da Trilha (Vila de Encantadas), que possui um dos melhores restaurantes da Ilha do Mel, mas também um dos mais caros. O quarto era bom, possui wi-fi, TV a cabo, e o café da manhã estava incluso na diária.

Outra excelente hospedagem na Vila de Encantadas é Malie Chalés.

Já em Nova Brasília, a Pousada Enseada das Conchas é excepcional e possui custos medianos, destacando-se pelo atendimento perfeito e localização ótima.

No artigo “Onde ficar na Ilha do Mel” trazemos mais dicas sobre pousadas e também sobre qual vila é melhor, dependendo do seu perfil de viajante.

Nesse artigo, há valores atualizados para todas as pousadas, sejam econômicas ou mais sofisticadas.

Como chegar à Ilha do Mel, Paraná?

Como chegar à Ilha do Mel, Paraná?
Barcos que ligam as vilas na Ilha do Mel

Pode-se chegar à Ilha do Mel através do município de Pontal do Sul, sendo que a viagem de barco demora 30 min.

Há a possibilidade de sair também da cidade de Paranaguá, mas a viagem dura aproximadamente 2 horas e dependendo da ondulação do mar, você ficará enjoado. É sempre bom ter um remédio para enjoo.

Por isso, nós preferimos sair de Pontal do Sul e recomendamos que você faça o mesmo, porque a viagem de barco se torna mais agradável.

De Pontal do Sul, saem barcos a cada meia hora (das 8h às 19h), sendo o custo da viagem de R$ 35 (ida + volta) por pessoa. De Paranaguá, o preço gira em torno de R$ 53 (ida + volta) por pessoa e tem menos horários.

No mapa deste artigo há um marcador para o terminal de barcos em Pontal do Sul.

Veja mais detalhes sobre os barcos no site oficial dos barqueiros, a Abaline.

Onde comer na Ilha do Mel? Restaurantes na Ilha do Mel

Nas localidades de Encantadas e de Nova Brasília há diversos restaurantes com um bom preço. Só não fomos felizes em um restaurante, mas acho que infelizmente isso acontece.

O prato básico dos restaurantes inclui peixe e/ou camarão, salada, feijão e arroz, o que é ideal para dar energia para conhecer a Ilha. Esse é o chamado prato executivo ou PF. Também há restaurantes com buffet livre.

A maioria dos estabelecimentos aceita cartões de débito e crédito, mesmo assim, vale a pena levar uma quantia de dinheiro adequada para o tempo que você ficará lá, só pra não passar nenhum aperto.

Os restaurantes na Ilha do Mel mais conhecidos são:

  • Fim da Trilha Restaurante: é um dos mais sofisticados, ideal para jantar. O cardápio é focado em peixes e camarões, mas também há alguns pratos vegetarianos;
  • Restaurante Mar e Sol: é bastante procurado para o almoço, porque possui pratos executivos bem servidos, sendo ideal para comer peixe e camarão;
  • Shams Bar & Gastronomia: tem lanches árabes e pizzas com bons preços. É um lugar simples e com ambiente descontraído, podendo ter apresentações musicais;
  • Cavalo Marinho Bar E Restaurante: é um bar que costuma ter música ao vivo, ideal para comer um lanche. Essa seria a baladinha da Ilha do Mel.

Em relação aos restaurantes com buffet livre, dois se destacam: Restaurante e Lanchonete Paraíso e o Restaurante E Lanchonete Toca Da Ilha, ambos são locais simples.

Dicas de viagem à Ilha do Mel

  • As mutucas são os animais mais temidos na Ilha. Elas costumam aparecer entre novembro e começo de dezembro;
  • Não se esqueça de levar lanternas (quase não há iluminação pública na Ilha), remédios, protetor solar, repelente, capa de chuva, roupas leves e tênis;
  • Há locais de informações turísticas, é ideal pegar um mapa com as trilhas. Porém, não faça trilhas sozinho ou trilhas fechadas em casal.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer na Ilha do Mel tenham sido úteis! Saiba em detalhes quando ir à Ilha do Mel e as melhores pousadas na Ilha do Mel, inclusive econômicas!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

Josiane Meneghetti 16 de novembro de 2021 - 10:48 am

Bom dia, quais os perigos de fazer as trilhas em casal?

Responder
Jade 18 de novembro de 2021 - 11:45 am

Oi Josiane! Se você for visitar nos meses mais movimentados (verão e meses próximos), as trilhas entre as praias serão tranquilas. Apenas não recomendamos fazer as que passam por muito mato e que são pouco usadas. As trilhas entre as praias são os caminhos usuais, usados por todos.

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.